fbpx

Conheça as principais lesões ligamentares no joelho e seus tratamentos

Conheça as principais lesões ligamentares no joelho e seus tratamentos

As lesões ligamentares ocorrem quando a estrutura está enfraquecida, sobrecarregada ou por movimentos incorretos na prática esportiva. Leia o texto e saiba mais!


O joelho é uma das articulações mais importantes do corpo humano. Com ele, somos capazes de andar, correr, agachar e pular. Ele suporta uma carga muito grande de peso e energia. Por isso, é preciso cuidar bem da região, já que as lesões ligamentares podem causar problemas sérios de locomoção. Logo, ao sinal de dor, o médico deve sempre ser consultado.

No artigo de hoje, conheça os danos causados no joelho e quais os melhores tratamentos. Continue a leitura!


Lesões ligamentares: você conhece o seu joelho?

O joelho é responsável por grande parte da nossa movimentação. Ele também recebe o impacto dos deslocamentos e da prática esportiva, além de dar sustentação ao corpo. Com tanta responsabilidade, não é de se estranhar que as lesões ligamentares sejam levadas tão a sério, não é mesmo?

A estrutura é formada por três ossos: patela, fêmur e tíbia. Ademais, conta com o suporte dos músculos, articulações e ligamentos. Estes são responsáveis pela estabilização dessa parte do corpo. Ainda há uma espécie de amortecimento feita pelas cartilagens e pelos meniscos, que absorvem os impactos.

Assim, os ligamentos colateral medial, colateral lateral, cruzado anterior e cruzado posterior cumprem a função de ligar os ossos, como o nome sugere. Contudo, é uma tarefa complexa, já que além da estabilidade, eles devem conferir mobilidade. Por isso, o joelho está sujeito a muitas contusões.


Quais são as principais lesões no joelho?

Dependendo da área atingida, há uma lesão ligamentar diferente. Além disso, elas podem ser classificadas de acordo com a extensão do trauma. Então, a de Grau I representa a entorse. Já o Grau II apresenta instabilidade no movimento, enquanto o III é quando ocorre o rompimento completo do ligamento.

O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um velho conhecido dos atletas, principalmente aqueles que realizam atividades de impacto, giros, saltos e mudanças de direção. Assim, jogadores de futebol, handebol, basquete e ginastas precisam estar alertas aos movimentos.

Geralmente, essas lesões ligamentares ocorrem quando o pé fica preso ao solo, enquanto o corpo gira sobre o joelho. Contudo, esse ferimento pode ocorrer ainda com quedas ou tropeços.

Já o Ligamento Cruzado Posterior (LCP) é lesionado com impactos diretos na parte da frente do joelho. Assim, um acidente de trânsito, um choque com oponente ou até mesmo a aplicação de um golpe de luta são capazes de abalar a estrutura.

A contusão do Ligamento Colateral Medial (LCM) é uma das mais comuns vistas pelos ortopedistas e também está ligada a traumas em atividades esportivas. Acontece bastante na famosa “entrada por trás”, que ocorre em algumas jogadas. Quando há suspeita desse ferimento, é preciso analisar se não houve outros associados.

O Ligamento Colateral Lateral (LCL) tem um trauma mais raro de ocorrer. Porém, ele é sério porque compromete outras estruturas. Quando acontece, o joelho faz uma rotação lateral maior do que a normal, que é de 30º.

Existem outras causas de lesões no joelho que não estão relacionadas, diretamente, aos ligamentos. A seguir, conheça algumas delas:


Como são tratadas as lesões ligamentares?

Segundo o Dr. Thiago de Santana, ortopedista do Centro Médico Martins, existem várias abordagens possíveis. “O tratamento vai depender das atividades e demandas do paciente, além do estilo de vida. Pode ser conservador ou cirúrgico”, afirma.

O conservador envolve compressas, imobilização, uso de medicamentos e fisioterapia. Em alguns casos, a acupuntura traz resultados bastante positivos. Já a cirurgia tem como objetivo a reconstrução do ligamento rompido. Exige repouso e imobilização. Porém, a preferência é que ela seja articulada. Além disso, a fisioterapia também entra em cena para trazer os movimentos de volta com segurança.


Quais são as melhores formas de cuidar do joelho?

As mulheres devem prestar bastante atenção às lesões no joelho, pois osteoartrite e danos à LCA, por exemplo, ocorrem com maior frequência nelas. O sobe e desce dos níveis hormonais, a anatomia e o ciclo menstrual estão envolvidos nessa equação. Ademais, elas sofrem mais com a pressão estética, o que pode incentivar o errôneo excesso de atividades em prol do emagrecimento.

Outro ponto que não deve ser esquecido: não force a barra! É importante levar os sinais do corpo em consideração ao praticar atividades. Assim, a sobrecarga não vai trazer resultados mais rápidos, mas pode causar ferimentos.

Apesar da maior parte das lesões ligamentares estarem relacionadas à prática esportiva, o sedentarismo também potencializa a ocorrência de danos. Isso porque todo o conjunto fica enfraquecido. Por isso, evite ser atleta apenas de fim de semana!

A orientação de um personal trainer é essencial para diminuir as chances de contusões. Isso porque ele vai indicar as melhores formas de executar os movimentos e qual a intensidade, levando em consideração o seu histórico de saúde.

Além disso, o uso do calçado correto ajuda no amortecimento e mantém a estabilidade. Por isso, ao praticar exercícios físicos, invista em tênis adequados para a atividade escolhida.

E, para finalizar, se você pratica esportes coletivos, é importante evitar os choques diretos. Mesmo uma disputa aparentemente inofensiva pode levar atletas para a mesa de cirurgia.

Agora que você conheceu algumas lesões ligamentares, já pensa em cuidar melhor do joelho? Nós esperamos que sim! Contudo, é preciso ter precaução com toda a estrutura. Por isso, saiba por que as dores nas articulações aparecem e como tratá-las!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat