fbpx

JÁ VIU A SUA GENGIVA SANGRAR AO ESCOVAR OS DENTES? CUIDADO!

JÁ VIU A SUA GENGIVA SANGRAR AO ESCOVAR OS DENTES? CUIDADO!

Com uma função relevante no sistema bucal, a gengiva requer cuidados especiais. Ela é responsável pela proteção dos dentes e da estrutura óssea contra bactérias, corpos estranhos e substâncias nocivas presentes em alimentos.

A gengiva precisa ser bem higienizada para funcionar adequadamente e não causar doenças. Foi feita para suportar a mastigação e a escovação correta sem sangrar.

Quando a gengiva está perfeita, sua aparência deve ser rosada e justa aos dentes.

O sangramento é um sinal de alerta: pode ser uma gengivite, inflamação que acontece pelo acúmulo de placa bacteriana ocasionado por uma limpeza inadequada da boca.

Sem a higiene correta, as bactérias começam a liberar substâncias que inflamam a gengiva, gerando sangramento e inchaço.

Se o tratamento não for feito logo no início, o problema avança, atinge o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. As consequências são graves.

A esse conjunto de condições inflamatórias, que são crônicas e tem origem bacteriana, dá-se o nome de doença periodontal, que é dividida em três diferentes estágios: gengivite, periodontite e periodontite avançada.

A hereditariedade contribui para que o paciente desenvolva o problema. Além disso, fatores sistêmicos, como o diabetes, também podem colaborar para o aparecimento de problemas gengivais.

SINTOMAS DA GENGIVITE

É importante entender a gengivite, pois se trata do estágio inicial da doença periodontal. No começo do problema, a gengiva fica inflamada e isso pode ser percebido com sangramentos durante a escovação ou uso do fio dental.

Essa região bucal fica mais avermelhada e inchada, mas só incomoda quando tocada. Gosto ruim na boca e mau hálito constante também são sintomas claros. Nessa fase, como o osso e o tecido ainda não foram atingidos, há condições do problema ser revertido.

GENGIVITE: PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Se o tratamento for realizado ainda no estágio inicial da gengivite, a recuperação é simples e não compromete a saúde dental, mas se o problema avançar para uma periodontite, por exemplo, tudo fica mais difícil, pois o osso e os ligamentos também ficam comprometidos e afetam a estrutura que sustenta os dentes.

Para a prevenção, a receita é simples: higiene correta e diária, com escovação após todas as refeições e uso do fio dental pelo menos uma vez por dia.

Ao notar sangramentos contínuos na gengiva, o ideal é consultar o dentista a fim de recolocar a engrenagem bucal para funcionar com perfeição. O profissional poderá te orientar sobre a higiene apropriada, além de realizar um procedimento de limpeza bucal para remover a placa bacteriana acumulada.

Nós, do CMM – Centro Médico Martins, temos uma equipe de dentistas pronta para esclarecer suas dúvidas e te orientar da melhor maneira possível.

AGENDE SUA CONSULTA

Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554

Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat