fbpx

Saiba por que as dores nas articulações aparecem e como tratá-las

Saiba por que as dores nas articulações aparecem e como tratá-las

Existem diversas causas que resultam em dores nas articulações. Investigá-las e descobrir o que as ocasiona é fundamental. Então, leia este artigo e saiba mais.

 

Ligada a diversas causas, dores nas articulações são reclamações muito comuns entre as pessoas. Elas aparecem em diversas ocasiões. Desde quando o paciente realiza uma atividade simples, como uma caminhada, ou, até mesmo, durante a prática de algum esporte. Esse problema pode ser crônicas, agudas, inflamatórias ou mecânicas. Da mesma forma, é uma condição que atinge pessoas de diversas idades e gênero.

Neste artigo, você poderá descobrir como a dor nas articulações aparece, bem como tratá-la. Mas, para que o seu compreendimento seja completo, precisamos explicar o que é essa estrutura. Acompanhe.

 

 

Veja o que são as articulações

Elas podem ser definidas como o local de junção entre dois ou mais ossos e cartilagens. Ainda, são estruturas complexas e indispensáveis para o nosso movimento corporal. Por isso, sua classificação se dá conforme o grau de mobilidade que elas oferecem. Tais como:

  • Sinovial: são as flexíveis, encontradas entre pele e ossos. Elas possuem bolsas com o líquido sinovial, que evitam o desgaste pelo atrito. São chamadas de diartrose, estão nas articulações de joelhos e cotovelos.
  • Fibrosas: também chamadas de sinartrose. Essas estão localizadas entre dois ossos e são inflexíveis. Como exemplo, podemos citar as articulações do crânio, dos dentes e do maxilar, da tíbia e fíbula.
  • Cartilaginosas: elas possuem cartilagens entre os ossos e possibilitam movimentos que evitam o desgaste da região. São conhecidas, também, como anfiartrose. Exemplos: ossos do quadril e vértebras.

Como compartilhamos, sem as articulações, não seria possível o movimento corporal. Por isso, como elas trabalham constantemente, são comuns problemas nesses locais. Dessa forma, resultando em dores nas articulações, como você verá agora.

 

 

Dores nas articulações: o que são e como se manifestam

Basicamente, são um desconforto, dor ou incômodo em uma, ou mais articulações do corpo. Além disso, as dores nas articulações podem se manifestar com ou sem movimento muscular, em uma ou em várias, simultaneamente. Assim, o problema costuma envolver a cartilagem, o revestimento articular, o ligamento e os ossos

Geralmente, os incômodos acontecem nas articulações móveis, que permitem a mobilidade e flexão entre as áreas do corpo. Assim, as dores articulares podem ser classificadas como: 

  • Mecânicas: são aquelas relacionadas a traumas e/ou degeneração do organismo.
  • Aguda: são as dores que duram o período de até seis semanas.
  • Inflamatórias: suas causas variam, como você verá logo mais.
  • Crônica: as que ultrapassam o tempo citado acima.

Dessa forma, o surgimento da dor acontece de formas diferentes para cada uma das suas classificações. Além de também ocorrem ao mesmo tempo, em alguns casos. Outro fator que influencia bastante no modo como ela se manifesta é a sua causa.

 

 

Confira as causas das dores nas articulações

Como compartilhamos, há quatro tipos de dores nas articulações. Essa classificação, também facilita na hora de descobrir sua causa e dar o diagnóstico. Como as dores podem ser muito incômodas, muitas vezes, são provocadas por alguma lesão ou por doenças, como a artrose.

Algumas queixas são mais comuns e envolvem dores na coluna, nos joelhos, tornozelos e pulsos. Em alguns casos, são causadas por traumas ou realização de algum esportes. Porém, existem muitas outras causas para esse problema. Aqui, citamos 5, como você poderá conferir agora.

 

 

1. Artrite reumatoide

É uma doença autoimune. Ou seja, o próprio sistema imunológico do paciente ataca seu corpo, que causa rigidez, dor e inflamação nas articulações. Essa patologia, combina as dores nesses locais a outros sintomas como: rigidez nas juntas; febre e fraqueza. Assim, geralmente, afeta mãos, pés, pulsos, inicialmente. Depois, pode evoluir para as demais.

Como é um problema autoimune, não tem cura. Apenas tratamento para controlar os sintomas.

 

 

2. Síndrome da Fadiga Crônica

É uma patologia que tem como característica o cansaço extremo e contínuo, sem relação a outras condições médicas. Assim, o paciente apresenta piora ao executar uma atividade física ou mental. Alguns médicos associam a problemas do sistema imunológico ou desequilíbrios hormonais. 

Dessa forma, além da dor articular, esse problema resulta em sintomas como: dor muscular, perda de memória e concentração, aumento das glândulas linfáticas, muito sono, dores de cabeça entre outros.

 

 

3. Tendinite

Basicamente é a inflamação de um tendão – estrutura fibrosa que conecta o músculo ao osso. Dessa forma, esse problema ocorre quando alguma região é sobrecarregada. Essa patologia está relacionada a muitos fatores. Entre eles, podemos destacar: falta de alongamento muscular, movimentos repetitivos, estresse, postura inadequada, doenças autoimunes entre outras.

Então, como os tendões se encontram perto dos ossos e das articulações, a inflamação pode resultar na dor articular. Ainda, é bastante comum nos joelhos, ombros, cotovelos, punhos e tornozelos.

 

 

4. Luxação

É uma lesão de impacto, quando há a separação de um osso da sua articulação. Assim, com a perda do contato articular, ocorrem fortes dores na região afetada. Geralmente, acontece devido a traumatismos, lesões congênitas, fraturas, quedas e outros fatores causados por doenças crônicas. Ainda, são comuns em: ombros, joelho, fêmur, quadril, tornozelo, dedos e cotovelo.

 

 

5. Condromalácia patelar

Tem como característica o desgaste da cartilagem do joelho. Assim, a intensidade da dor pode ser forte ou fraca, dependendo do comprometimento articular da região. Dessa forma, fatores como estresse repetitivo das articulações da área, musculatura fraca da perna, trauma, sobrepeso e obesidade podem agravar esse problema. Nessa patologia, o paciente reclama de dor na parte da frente do joelho, que se agrava com movimentos específicos.

 

 

Conheça alguns cuidados para prevenir do problema

Em alguns casos, devido a problemas congênitos, por exemplo, é impossível prevenir o aparecimento das dores nas articulações. Porém, para outras circunstâncias, existem alguns cuidados que você pode ter para evitar esse incômodo. São eles:

  • Alimentação saudável: o consumo de comidas naturais fortalece as articulações e pode aliviar a inflamação. Alguns exemplos indicados para acrescentar no cardápio são: raiz de bardana, leite, gengibre, cúrcuma, linhaça entre outros.
  • Controle de do peso: como o sobrepeso aumenta a pressão sobre as articulações, é indispensável se manter no peso ideal para o seu biotipo.
  • Prática de exercícios físicos: as articulações necessitam estar em movimento, para que sua função seja executada corretamente. Além disso, as atividades físicas ajudam a fortalecer os músculos.
  • Cuidado com a postura: mantê-la adequada, previne as dores articulares. 
 

Saiba como é feito o diagnóstico e tratamento

Como você viu, existem diversas causas para as dores nas articulações. Assim, há várias maneiras do médico realizar o diagnóstico. Por isso, durante a consulta, com o objetivo de fazer uma investigação melhor, ele faz um questionário acerca do problema. É dessa forma que ele poderá, também, saber quais exames solicitar e, assim, recomendar o tratamento ideal. 

Por sua vez, o tratamento consiste em aliviar e prevenir a dor. Então, alguns profissionais indicam repouso, aplicação de gelo, fisioterapia e uso de medicações. Por isso, ao sinal de dor, é muito importante procurar um especialista para descobrir a raiz do problema.

Ainda, ressaltamos que a automedicação não é recomendada. Afinal, o tratamento errado poderá, até mesmo, piorar o quadro. Por isso, só o médico poderá receitar as medicações eficientes para cada caso de dor. Então, se você sentir algum incômodo ou dores das articulações, entre em contato conosco e agende sua consulta com nosso ortopedista.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat