fbpx

Blog Centro Médico Martins

Sexo na gestação: mitos e verdades

Sexo na gestação: mitos e verdades

Penetração machuca o bebê? Sexo na gestação pode causar aborto? Existem vários mitos em relação ao tema que precisam ser desmistificados. Leia o artigo!   Depois que o teste de gravidez aponta o positivo e o exame de sangue confirma a gravidez, a vida familiar tem uma grande reviravolta. Isso porque pais …

Leia Mais...
Vaginismo x Vulvodínia

Vaginismo x Vulvodínia: Conheça as diferenças

Vaginismo e vulvodínia são consideradas dispareunias. Isso quer dizer que causam dor na hora da penetração. Porém, elas são disfunções diferentes. Saiba mais!   A vulvodínia e o vaginismo são duas doenças que provocam dor durante a relação sexual. Apesar de algumas semelhanças, são problemas distintos. Contudo, ambas necessitam de um acompanhamento …

Leia Mais...
Olhos vermelhos

Olhos vermelhos: quando devo me preocupar?

Deu uma olhadinha no espelho e percebeu que está com os olhos vermelhos? É importante monitorar, pois o quadro pode ter vários motivos. Leia o texto e descubra!   Os olhos vermelhos são motivo de alerta porque são sintoma de vários distúrbios diferentes. Podem ser consequência de uma noite mal dormida, um …

Leia Mais...
NIPT - Pré-natal não invasivo

Conheça o NIPT, o exame pré-natal não invasivo

NIPT é um exame que detecta malformações genéticas. É indicado quando há histórico de anomalias ou se o ultrassom mostrar irregularidades. Leia o texto e saiba mais!   A gestação é um momento de alegria mas, também, de dúvidas e inseguranças. Isso acontece porque não temos conhecimento de vários processos que ocorrem …

Leia Mais...
Mitos e verdades sobre a TPM

6 mitos e verdades sobre a TPM

Lavar o cabelo aumenta a cólica? Mulheres menstruam juntas? Engorda? Dá enjoo? Leia o texto e saiba o que é verdade e o que não tem comprovação científica na TPM!TPM: três letras que assustam quem sente e quem convive com pessoas nessa fase. A oscilação de humor é uma das …

Leia Mais...

Quimioterapia: conheça os efeitos na visão

Pacientes oncológicos percebem os efeitos da quimioterapia em vários órgãos, inclusive nos olhos. Leia o artigo de hoje e saiba como eles podem ser afetados!   A quimioterapia é um dos tratamentos mais frequentes para o câncer. Porém, esse tratamento pode atingir partes do corpo que não foram acometidas pela doença. Além …

Leia Mais...
Posso usar colírio todo dia?

Posso usar colírio todo dia? Conheça os riscos

Embora bastante comum, o colírio é uma medicação como qualquer outra! Por isso, a orientação médica é fundamental para que o uso não ofereça riscos. Leia mais.   Muitas vezes, sentimos incômodo nos olhos e pensamos que algumas gotas de colírio podem resolver o problema. Contudo, assim como os remédios para outras …

Leia Mais...

Cones vaginais: veja para que servem e como usá-los

Os cones vaginais são usados para exercitar os músculos do assoalho pélvico. A prática traz muitos benefícios para a saúde. Leia o artigo e fique por dentro!   Fortalecer os músculos do corpo é extremamente importante para que possamos desenvolver bem atividades diárias como andar, sentar, correr, subir escadas. Além disso, a …

Leia Mais...
Desvendando a osteoporose: dos sintomas aos tratamentos

Desvendando a osteoporose: dos sintomas aos tratamentos

A osteoporose é uma doença que afeta o tecido ósseo de muitas pessoas. Conheça detalhes sobre o problema, como causas e tratamentos, lendo este artigo na íntegra.   Os ossos são de grande importância para algumas funções do corpo humano. Dar sustentação, proteger órgãos, atuar na locomoção, são apenas algumas das ações …

Leia Mais...
Pterígio: causas, sintomas e tratamento

Pterígio: causas, sintomas e tratamento

O pterígio é um problema ocular indolor e silencioso, mas que pode causar alguns desconfortos nos pacientes. Para saber mais sobre essa doença, leia o artigo.   Vermelhidão e ardência nos olhos são sintomas que podem indicar algum problema ocular. Especialmente, quando vêm seguidos de outros sinais, incluindo a sensibilidade à luz …

Leia Mais...
Miomas podem causar infertilidade

Miomas podem causar infertilidade? Saiba mais!

Mulheres que desejam engravidar, mas descobrem um mioma, muitas vezes, têm dúvida se ele causa infertilidade. Saiba essa e outras informações, lendo este artigo.   Muitas mulheres têm o sonho de ser mãe. E, desde que decidem tentar engravidar, voltam, ainda mais, seus cuidados à saúde. Consultas aos ginecologistas se tornam mais …

Leia Mais...
Escoliose: saiba como identificar e tratar

Escoliose: saiba como identificar e tratar

Caracterizada por causar uma curva na coluna vertebral, a escoliose é um problema que atinge muitas pessoas. Leia este artigo e saiba mais sobre essa doença.   Muita gente sofre com desconforto ou, até mesmo, dores nas costas. Isso se dá, em parte, por conta dos maus hábitos diários, como a má …

Leia Mais...
Conversa com o doutor: infertilidade

Conversa com o doutor: infertilidade

A infertilidade é um assunto cercado de dúvidas. Para esclarecê-las, conversamos com a Dra. Fernanda, especialista em medicina fetal aqui na CM Martins. Confira!   Gerar um filho é o sonho e desejo de muitos casais. Por isso, quando há inúmeras tentativas sem resultado, a infertilidade começa a ser cogitada. Claro que …

Leia Mais...
Conheça os 10 principais métodos contraceptivos

Conheça os 10 principais métodos contraceptivos

Nem sempre uma gravidez vem no momento desejado pela mulher. Por isso, separamos 10 métodos contraceptivos para você conhecer melhor. Confira-os neste artigo. A gravidez é um período muito especial para as mulheres. Porém, nem sempre ela acontece no momento planejado. Por isso, existem os métodos contraceptivos, que evitam uma gestação …

Leia Mais...
Conversa com o doutor: cirurgia refrativa

Conversa com o doutor: cirurgia refrativa

Para esclarecer algumas dúvidas sobre a cirurgia refrativa, conversamos com a Dra. Juliana Martins, oftalmologista aqui na CM Martins. Confira a entrevista!   A cirurgia refrativa é um procedimento médico bastante comum para realizar a correção de problemas oftalmológicos. Porém, há alguns mitos e dúvidas acerca dessa operação, tais como indicação, benefícios …

Leia Mais...
Conversa com o doutor: azia na gravidez

Conversa com o doutor: azia na gravidez

Conversamos com a Dra. Fernanda Helena Siso, ginecologista e obstetra da CM Martins, para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre azia na gravidez. Confira!   A azia na gravidez é um sintoma muito comum e, ao mesmo tempo, bastante incômodo. Diversas dúvidas e mitos giram em torno desse tema. Será que a …

Leia Mais...
Atividade física na gravidez

Entenda a importância da atividade física na gravidez

A prática regular de exercícios é essencial para a manutenção de uma vida saudável. Mas, será que atividade física na gravidez é indicado? Descubra neste artigo!   O período de gestação costuma vir acompanhado de muitas dúvidas, principalmente, para quem é mãe de primeira viagem. Uma pergunta que é bastante comum entre …

Leia Mais...
Tipos de cefaleia

Conheça os principais tipos de cefaleia

Cefaleia é o termo técnico para um incômodo muito popular: a dor de cabeça. Neste artigo você descobrirá quais são os tipos mais comuns e suas principais causas.    É muito provável que você já tenha vivenciado um episódio de dor de cabeça em algum momento. Essa é uma condição muito comum …

Leia Mais...
Corrimento na gravidez é normal?

Corrimento na gravidez é normal?

Esta é uma pergunta muito comum entre as gestantes. Entenda por que pode ocorrer um aumento na produção desta secreção nesta fase e até que ponto isto é normal.   Um dos relatos mais frequentes em consultórios ginecológicos e obstétricos é a ocorrência de corrimento na gravidez. É natural que, após a …

Leia Mais...
Quais são os principais tipos de catarata?

Quais são os principais tipos de catarata?

A catarata é uma doença que ataca o cristalino, deixando a visão opaca e pode levar à cegueira. Descubra quais são os principais tipos e previna-se!   Esta doença é uma das principais causas de cegueira tratável no mundo, ou seja, que apresenta possibilidade de tratamento. De acordo com dados do Conselho …

Leia Mais...
Lombalgia: o que é e como tratar?

Lombalgia: o que é e como tratar?

A dor lombar é um dos problemas de saúde mais comuns no mundo todo. Conheça suas principais características e algumas formas de tratamento!   Não importa qual a sua idade, é muito provável que você já tenha enfrentado algum tipo de dor na coluna. Um das formas mais comuns é a lombalgia. …

Leia Mais...
Qual é a estratégia ideal para hipertrofia?

Qual é a estratégia ideal para hipertrofia?

Muitos mitos giram em torno da tão almejada hipertrofia muscular. Mas, qual será a melhor estratégia para chegar até ela? Acompanhe e descubra!   Hipertrofia é o nome que se dá ao treinamento com o objetivo de produzir ganho de massa muscular. Esse é, sem dúvidas, um dos objetivos mais procurados entre …

Leia Mais...
Exame Pré-Natal

Exame Pré-Natal: por que ele é tão importante para a mãe e para o bebê?

A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Para que a gravidez transcorra com segurança, são necessários cuidados da própria gestante, do parceiro, da família e, especialmente, dos profissionais …

Leia Mais...

O que é glaucoma?

O glaucoma é tido como a maior causa de cegueira irreversível no mundo. Descubra quais são seus principais sintomas e tratamentos!   Mesmo sendo uma doença muito comum, diversas pessoas não sabem ao certo o que é o glaucoma e quais são seus principais sintomas. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde, …

Leia Mais...

Papanicolau dói? Entenda como o exame é realizado

Um dos exames ginecológicos mais comuns ainda gera muitas dúvidas. E a mais recorrente é “papanicolau dói”? Saiba no artigo e leia mais sobre o procedimento.    O papanicolau é um exame simples, rápido e barato que serve para detectar doenças em estágios iniciais na saúde íntima da mulher, entre eles, o …

Leia Mais...
Qual é o exame para detectar HPV?

Qual é o exame para detectar HPV?

Por ser uma doença, muitas vezes, assintomática, é preciso realizar o exame para detectar HPV. Saiba qual é o exame para diagnosticar a doença!   HPV é a sigla para Human Papiloma Virus ou Vírus do Papiloma Humano. Esse é um vírus capaz de afetar ambos os sexos e sua transmissão se …

Leia Mais...
Conheça os primeiros sintomas de gravidez

Conheça os primeiros sintomas de gravidez

Muitas mudanças ocorrem no corpo de uma mulher grávida. Conheça os primeiros sintomas de gravidez e tenha uma gestação mais tranquila e saudável.    Os primeiros sintomas de gravidez normalmente se iniciam na segunda semana após a concepção. Ficar atenta aos sinais, contar com acompanhamento médico e instituir uma alimentação balanceada é …

Leia Mais...
Saiba como tratar a osteoporose

Saiba como tratar a osteoporose

Ela é silenciosa e, com o aumento da expectativa de vida, cada vez mais presente entre os brasileiros. Leia e saiba mais sobre como tratar a osteoporose. Imagine ter os ossos tão frágeis que um simples espirro pode resultar em uma fratura. Em pessoas que têm osteoporose, isso pode acontecer. Bastante …

Leia Mais...

Principais reações das vacinas nos bebês

Até os 15 meses, a rotina de vacina dos bebês exige atenção dos pais. Conheça neste artigo as principais e mais comuns reações de vacinas nos bebês. Quem está se preparando para a chegada de um bebê ou já está aprendendo a viver com um recém-nascido, certamente, já está pensando nas …

Leia Mais...
AVC - Conheça as principais causas do AVC

AVC: Conheça as principais causas do AVC

O AVC é maior causa de incapacitação na população em geral. Leia o artigo e conheça as causas mais comuns do derrame cerebral. A maior causa de morte entre os brasileiros poderia ser evitada na maioria das vezes. Suas causas são muitas, mas a má alimentação, o tabagismo e o sedentarismo …

Leia Mais...
Candidíase - Sintomas e como tratar

Candidíase: Sintomas e como tratar

A candidíase é uma infecção causada por um fungo naturalmente presente no organismo humano, porém, as mulheres são mais afetadas. Isso porque o causador,  o Candida Albicans, é encontrado em maior quantidade na flora vaginal. A doença é ocasionada por alguns fatores que podem fomentar a reprodução desenfreada desse fungo, …

Leia Mais...

PRESSÃO ALTA NA GESTAÇÃO

É a complicação médica mais comum da gestação e a principal causa de morbimortalidades materna e perinatal.  A gestação pode complicar a hipertensão existente antes da gravidez (hipertensão arterial crônica), bem como aparecer em mulheres com pressão arterial normal (hipertensão gestacional/pré-eclâmpsia). É de extrema importância diferenciar a pressão alta que ocorre durante a gravidez daquela …

Leia Mais...

A importância do ácido fólico

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, também conhecida como vitamina B9 e folato. É essencial na gravidez devido ao seu papel na multiplicação celular. Recomenda-se a ingestão de ácido fólico até três meses antes da mulher engravidar. Na gestação, deve ser consumido até completar a12ª semana, pois a vitamina diminui os riscos de má formação do tubo neural, …

Leia Mais...

Menopausa – Sintomas e Tratamentos

Menopausa é a interrupção da menstruação por mais de um ano. Os sintomas mais comuns incluem Fogachos (calores intensos – mais comuns na região do colo, pescoço e cabeça) Distúrbios do sono  Sensação de vagina seca, ardência vaginal instabilidade no humor  O diagnóstico é clínico: falta da menstruação por 1 ano. Porém …

Leia Mais...

A IMPORTÂNCIA DO PAI DURANTE A GRAVIDEZ

A grande notícia da gestação foi constatada e a rotina da futura mamãe mudará com inúmeras transformações físicas e psicológicas, ultrassons e outros exames durante os nove meses. A família também sentirá essas transformações. Principalmente o pai. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, estudos demonstram a importância do pai no desenvolvimento de crianças e …

Leia Mais...

OSTEOPOROSE: CAUSAS, SINTOMAS E PREVENÇÃO

É muito comum imaginarmos que nossos ossos fazem parte uma estrutura estática em nosso corpo, porém, eles sofrem mudanças constantemente. A osteoporose é uma doença que caracteriza o comprometimento dessas alterações, causando perda de massa óssea e dificultando sua regeneração, deixando os ossos frágeis e porosos. A osteoporose está relacionada ao …

Leia Mais...

POR QUE AS MULHERES SENTEM CÓLICAS MENSTRUAIS?

Todo mês é a mesma coisa: dores de cabeça, inchaço, alterações de humor e muitas cólicas. Diversas mulheres sofrem com sintomas que dificultam as mais básicas atividades ao decorrer do dia. Também conhecida como dismenorreia, a cólica menstrual é uma dor pélvica provocada pela liberação de hormônio que faz o …

Leia Mais...

PAPANICOLAU: SAIBA COMO E QUANDO FAZER O EXAME

Considerado prioridade na lista dos exames de rotina, a Citologia ou Colpocitologia Oncótica - mais conhecida como Papanicolau, é um dos testes mais conhecidos pelas mulheres ao visitarem o ginecologista e leva este nome por causa de seu inventor, o médico romeno Geórgios Papanicolau.Este exame é capaz de analisar as …

Leia Mais...

UROLOGIA: CONHEÇA SOBRE A ESPECIALIDADE E QUANDO SE CONSULTAR

O médico urologista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário (rins, uretra, ureter e bexiga) de homens e mulheres, e do sistema genital masculino, exclusivamente, incluindo a próstata, testículos e pênis. Essa especialidade abrange também outras áreas, como a urologia oncológica, neurourológica, pediátrica, feminina …

Leia Mais...

CEGUEIRA INFANTIL: CAUSAS, SINTOMAS E PREVENÇÃO

A cegueira infantil é considerada um problema global, mas que afeta principalmente países em desenvolvimento, segundo a pesquisa divulgada pelo Lions Club Internacional Foundation. Estima-se que 1,4 milhão de crianças são cegas e que 500 mil novos casos surgem a cada ano. A cegueira é uma condição caracterizada pela perda da …

Leia Mais...

OVÁRIOS POLICÍSTICOS: SAIBA O QUE SÃO E COMO TRATAR

Comum entre as mulheres, os ovários policísticos são vários pequenos cistos que aparecem por conta de distúrbios hormonais, que aumentam a concentração de testosterona na corrente sanguínea da mulher. Este desiquilíbrio hormonal relacionado com a ovulação é capaz de causar irregularidades na menstruação e problemas para engravidar. Os sinais desta …

Leia Mais...

SAIBA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA TENDINITE

Você sabia que cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem com doenças reumatológicas? Pois é. E a tendinite, segundo pesquisas do Ministério da Saúde, está incluída entre as doenças reumáticas que mais causam gastos com auxílio-saúde no Brasil. O QUE É TENDINITE? É uma inflamação nos tendões - estruturas que ligam …

Leia Mais...

INFECÇÃO URINÁRIA: O QUE É E COMO PREVENIR?

A Infecção do Trato Urinário (ITU), conhecida apenas como infecção urinária, é uma doença que afeta qualquer parte do aparelho, desde os rins, a bexiga, até a uretra. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30% das mulheres apresentarão esse tipo de infecção em algum momento da vida. Embora possa …

Leia Mais...

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO

O aleitamento materno é muito mais importante do que se imagina. Além de ser um alimento completo responsável pela nutrição da criança, o vínculo entre mãe e filho é capaz de auxiliar no desenvolvimento cognitivo e emocional do bebê. Desde que o médico não contraindique, recomenda-se que a amamentação seja …

Leia Mais...

COMO A DIABETES PODE PREJUDICAR A VISÃO

Você sabia que, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), cerca de 40% dos diabéticos têm problemas de visão? Este número ressalta a importância do Dia Mundial da Diabetes, em 14 de novembro, para conscientizar a população sobre a doença e suas complicações, principalmente as que podem prejudicar a visão. …

Leia Mais...

SAIBA O QUE É E QUAIS SÃO OS TIPOS DE ULTRASSONOGRAFIA

A preocupação das mulheres com a saúde vem crescendo cada vez mais. A periodicidade das visitas ao ginecologista está aumentando e, consequentemente, as dúvidas sobre os tipos de ultrassonografia, exames de Papanicolau e colposcopia são recorrentes. Pensando nisso, o CMM – Centro Médico Martins quer te ajudar a entender melhor quais …

Leia Mais...

ALZHEIMER: SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Alzheimer é um mal da idade, que tem como principais características perda progressiva da memória, dificuldade de raciocínio e comprometimento da capacidade intelectual. Essa doença degenerativa faz com que o cerébro enfrente um processo de atrofiamento, e pouco a pouco os sintomas vão se agravando. Não tem cura, mas o …

Leia Mais...

DORES NO JOELHO: CAUSAS, PREVENÇÃO E TRATAMENTO

As dores no joelho não fazem distinção, podem afetar pessoas de diferentes idades e por motivos diversos. As principais causas são preparo físico ruim, excesso de peso, lesões esportivas, desgaste da articulação e problemas estruturais. As razões da dor, os tratamentos e a prevenção são variadas porque envolvem uma das …

Leia Mais...

QUEM PODE USAR LENTES DE CONTATO? VEJA AS DICAS!

Para alguns, um simples acessório. Para outros, um item indispensável. E para muitos, motivo de dúvida. Cada vez mais populares, as lentes de contato são usadas para corrigir problemas oculares, como hipermetropia, miopia, astigmatismo e presbiopia. São também opções estéticas, para mudar a cor natural dos olhos ou disfarçar problemas. …

Leia Mais...

A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA NA ÁREA DA SAÚDE

No mês em que o CMM – Centro Médico Martins completa 30 anos, é impossível não olhar para trás e perceber como nossa clínica caminhou junto com a evolução da tecnologia na área da saúde. Os avanços aplicados à saúde têm trazido muitos benefícios, não somente para os pacientes, mas …

Leia Mais...

AS PRINCIPAIS CAUSAS DE DORES NAS COSTAS

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Hospital das Clínicas de São Paulo constatou que quatro em cada dez pessoas sentem dores nas costas. Certamente você ou algum conhecido seu sofre com este problema desagradável. Estas dores são associadas a diferentes fatores, como contraturas, lesões nas articulações na prática de atividade física, …

Leia Mais...

Menu

Itaquera

  • (11) 2535-0395
  • (11) 95058-5554
  • Rua Santa Marcelina 240 Itaquera

Segunda à Sexta das 08h às 18h00

Sabado das 08h às 14h

Anália Franco

  • (11) 2671-1037
  • (11) 99555-5822
  • Avenida Regente Feijó 944 Sala 410b - Anália Franco

Segunda à Sexta das 09h às 18h

Sábado das 09h às 13h

Fechar Menu
WhatsApp chat