fbpx

A IMPORTÂNCIA DO PAI DURANTE A GRAVIDEZ

A IMPORTÂNCIA DO PAI DURANTE A GRAVIDEZ
Husband kissing newborn through wife belly

A grande notícia da gestação foi constatada e a rotina da futura mamãe mudará com inúmeras transformações físicas e psicológicas, ultrassons e outros exames durante os nove meses. A família também sentirá essas transformações. Principalmente o pai.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, estudos demonstram a importância do pai no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Quando o pai está ausente, mais chances de gravidez na adolescência, uso de drogas, abandono dos estudos e envolvimento em situações de violência.

A PRESENÇA DO PAI NO PRÉ-NATAL

O papel do pai na gravidez é principalmente ajudar e apoiar a mulher no seu dia a dia ao transmitir confiança e tranquilidade. Ele deverá acompanhar a mãe às consultas de pré-natal, inclusive nos exames de ultrassonografia, estreitando desde o início a relação com o filho e apresentando uma postura mais proativa em relação aos cuidados com o bebê após o nascimento.

Auxiliar na alimentação e controle de peso da mãe, participar na escolha do enxoval e estar mais antenado aos assuntos, como preparação para o parto e primeiros cuidados, também farão parte da nova jornada. E faça contato: o bebê ouve e reconhece a voz do pai a partir do 5º mês de gestação.

ASSISTIR AO PARTO

É fundamental o apoio do pai na hora do parto, porém isso pode variar de casal para casal. A mulher passará por um momento único e a compreensão é extremamente importante nesse caso. O objetivo é ajudar a gestante a sentir-se segura. Alguns homens podem ficar apreensivos, por isso deve-se respeitar os limites e somente assistir ao parto se for para passar tranquilidade e apoio à nova mamãe.

PÓS PARTO 

Após o nascimento do bebê, é comum que a mamãe possa se comportar como uma leoa e, de maneira instintiva, proteja sua cria e impeça que o pai se aproxime e auxilie nas tarefas mais comuns, como dar banho, trocar fraldas, etc. Em contrapartida, muitos homens se sentem inseguros em relação aos cuidados e a participação ativa na criação da criança. Por isso, o pai deve se engajar ao máximo na rotina de seu filho.

A vida do casal mudará completamente após a chegada do bebê, portanto, a comunicação é essencial. O diálogo fará com que o casal expresse seus sentimentos de maneira mais aberta possível para tentar entender e encontrar soluções.

Nós do CMM – Centro Médico Martins queremos estar com você, participando deste grande momento. Conte com nossa equipe de Obstetrícia para esclarecer suas dúvidas.

Agende uma consulta:

Unidade Anália Franco:

Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000

Telefone : (11) 2671-1037

Whatsapp: (11) 95058-5554

Unidade Itaquera:

Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070

Telefone : (11) 2535-0395

Whatsapp: (11) 95058-5554

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat