fbpx

Dor no calcanhar? Saiba mais sobre o esporão calcâneo

Dor no calcanhar? Saiba mais sobre o esporão calcâneo

Esporão calcâneo é causado por microlesões que causam dor calcanhar. No início, é indolor. Porém, quando se intensifica, é difícil apoiar o pé no chão. Leia mais!

 

Já sentiu uma espécie de pontada quando coloca os pés no chão? Percebeu incômodo ao caminhar, ficar em pé por muito tempo ou praticar atividades físicas? Esses são alguns sintomas do esporão calcâneo. A condição aparece em razão de microlesões que ocorrem na área. Na leitura de hoje, conheça as causas, sintomas e tratamentos da dor no calcanhar!

 

Esporão calcâneo: você já ouviu falar dessa disfunção?

O calcâneo é o maior osso do nosso pé. É ele quem dá a forma arredondada do calcanhar. Então, essa estrutura tem como objetivo suportar e redistribuir o peso e pressão exercidos ali pelo resto do corpo. A dor no calcanhar, chamada de esporão calcâneo, é iniciada por pequenas lesões. Assim, cada uma delas causa uma calcificação, gerando uma elevação sólida embaixo do pé.

Por isso, ao colocar os pés no chão, o paciente sente bastante dor, como se houvesse uma perfuração por agulha. Esse incômodo pode estar associado com a fascite plantar, que é um processo degenerativo da fáscia, tecido fibroso da sola do pé.

Existem fatores que propiciam o aparecimento do esporão calcâneo. Conheça alguns deles:

  • Ter o arco do pé muito plano ou com curvatura acentuada (também chamados de pé chato e pé cavo, respectivamente);
  • Ser praticante de atividades físicas de grande impacto, como dançarinos, corredores e ginastas;
  • Calçar saltos desconfortáveis, sapatos apertados ou com sola sem amortecimento;
  • Ter mais de 40 anos, idade em que o desgaste da estrutura começa a acentuar;
  • Ter doenças inflamatórias como gota, artrite reumatoide e osteoartrite;
  • Usar calçados inadequados para atividades físicas;
  • Ficar muito tempo em pé;
  • Estar acima do peso.

Isso não quer dizer que as pessoas que se encaixam nas características acima vão desenvolver o esporão. Porém, é importante que monitorem e previnam o aparecimento.

 

Como é feito o diagnóstico do esporão calcâneo?

O ortopedista é o profissional que deve ser procurado ao sentir dor no calcanhar. Assim, o primeiro passo para o diagnóstico é a escuta das queixas do paciente, já que os sintomas são bastante característicos. Contudo, para haver confirmação, é necessário que sejam feitas algumas análises.

Logo, exames de imagem como raio-x e ressonância magnética são capazes de detectar o relevo ósseo deixado pelas calcificações. É interessante, também, fazer outros procedimentos para descartar infecções e inflamações.

 

Como tratar a dor no calcanhar?

Existem vários tratamentos para aliviar esse tipo de dor. Porém, não há uma cura para o esporão calcâneo. O método mais invasivo é a cirurgia para a retirada dele. Mesmo assim, não há garantia de que ele não vai se formar novamente. Por isso, são feitos procedimentos para amenizar as dores, que envolvem, inclusive, mudança no estilo de vida.

 

Medicamentos

O médico pode prescrever remédios para aliviar a dor, como anti-inflamatórios e analgésicos, que podem ser em pomada ou comprimidos. A automedicação é altamente desaconselhada, já que ela pode causar dependência dos medicamentos e mascarar outros sintomas.

 

Palmilha ortopédica

Esse é um recurso indicado pelo ortopedista para diminuir os impactos na região. Com ela, a pressão exercida no calcanhar é distribuída para outras áreas. Em outros casos, a bota walker pode ser sugerida, para aliviar as dores na sola do pé. O aparelho é uma órtese que costuma substituir as famosas botas de gesso.

 

Fisioterapia

A fisioterapia também faz parte do tratamento de dor no calcanhar. Ela agirá na redução dos incômodos pelo fortalecimento do grupo de músculos da perna. O profissional também indicará formas de prevenção do quadro.

 

Mudança de estilo de vida

Como foi dito, é preciso que haja alterações no modo de vida depois que a dor no calcanhar é diagnosticada. Isso é importante para aliviar o mal-estar e diminuir as chances dela voltar. Assim, é essencial deixar de usar sapatos de salto desconfortáveis. Além disso, é relevante usar tênis adequados para as atividades físicas praticadas. Continue a leitura e veja alguns exercícios acessíveis que você pode incluir na sua rotina!

  • No fim do dia, aproveite um momento de relaxamento para massagear bastante os pés, principalmente a sola e o calcanhar. O uso de cremes e óleos facilitam os movimentos.
  • Deslize uma pequena bola pelos pés, como se estivesse pisando nela. O objeto pode ser substituído por uma garrafa com água congelada.
  • Alongue a fáscia, tecido que fica na sola. Basta puxar os dedos do pé para trás.

Essas dicas são simples e de fácil integração ao dia a dia. Porém, elas não dispensam a consulta com o ortopedista e o tratamento fisioterápico, ok?

Ademais, como muitos fatores para a dor no calcanhar estão ligados com exercícios físicos, é essencial contar com um instrutor ou personal trainer. Isso porque o profissional pode ajudar indicando produtos corretos, corrigindo posturas, passadas e pisadas, o que evita lesões.

Você já ouviu falar da fratura por estresse? Assim como o esporão calcâneo, é causada por pequenas lesões depois de grandes impactos e é bastante vista em praticantes de atividades físicas. Além disso, pode ser potencializada por deficiência de nutrientes, musculatura enfraquecida e ossos frágeis. Leia o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat