fbpx

Dores no joelho? Saiba mais sobre a condromalácia patelar

Dores no joelho? Saiba mais sobre a condromalácia patelar

A dor no joelho é um dos indícios de um problema chamado condromalácia patelar. Leia este artigo e conheça mais a doença que afeta a maior articulação do corpo.

 

Muitas pessoas acreditam que a dor no joelho está associada apenas ao envelhecimento e ao sobrepeso. Mesmo que esses sejam agentes causadores do problema, existem outras condições responsáveis por desencadearem esse incômodo, como é o caso da condromalácia patelar. 

Formado por cartilagens, ligamentos e quatro ossos ― fêmur, tíbia, fíbula e patela ―, o joelho é considerado a maior articulação do corpo. A estrutura faz parte do sistema musculoesquelético, ajuda a dar sustentação e movimento à perna. Existem algumas alterações recorrentes nessa região, mas, para o artigo de hoje, vamos falar sobre a condromalácia patelar, uma das causas de dor no joelho. Continue a leitura e saiba mais sobre essa doença.

 

Descubra o que é a condromalácia patelar

De acordo com o Dr. Thiago Barbosa, ortopedista aqui na CM Martins, a condromalácia patelar é “uma degeneração da articulação profunda da patela, diferente da degeneração do desgaste superficial da articulação da patela que é ocasionado pela artrose”.

Ou seja, ocorre um “amolecimento” e desgaste da cartilagem do joelho na região patelar ― conhecida como rótula, que pode resultar em dor e inflamação. Esse problema é mais comum em mulheres e é classificado em quatro graus.

  1. Quando há apenas amolecimento na parte externa da cartilagem da patela;
  2. Há lesões de até 1,3 cm de diâmetro na cartilagem;
  3. Lesões com mais de 1,3 cm de diâmetro;
  4. A cartilagem já sofreu muita erosão, sendo possível ver o osso.
 

Conheça as causas do problema

Não existe uma causa definida para o aparecimento da condromalácia patelar. Porém, a literatura médica sugere que, principalmente, o estresse constante das articulações do joelho, é um dos agentes motivadores.

Sendo assim, acredita-se que a degeneração está mais ligada aos seguintes fatores.

  • Esportes: a condromalácia patelar, também, está associada às lesões ocasionadas pela prática esportiva excessiva e sem acompanhamento. Tanto que é muito comum em atletas da corrida e que têm treino intenso.
  • Envelhecimento: é mais comum em pessoas acima dos 30 anos. Inclusive, é normal acontecer desgaste das cartilagens com o passar do tempo.
  • Alterações anatômicas: portadores da chamada patela alta e pé plano, são exemplos de pessoas mais condicionadas a desenvolverem a doença.
  • Obesidade: afinal, essa condição exige mais força do joelho para sustentar o corpo.
  • Sexo: o problema é mais comum em mulheres.
 

Veja os sintomas da condromalácia patelar

A condromalácia patelar possui um avanço lento e progressivo. Por isso, o primeiro sinal do desgaste pode ser um leve desconforto na patela. Porém, como mencionamos, a dor no joelho é o principal sintoma da condromalácia. Essa é frequente na parte da frente da estrutura. Alguns movimentos, como subir e descer escadas, saltar, dobrar a perna, agachar, podem piorar o incômodo. Geralmente, indica que a patologia está evoluindo.

Além disso, são comuns estalos e sensação de areia dentro do joelho. Isso ocorre por causa do desgaste. Em alguns casos, também, pode acontecer inchaço abaixo da patela e fraqueza.

Você já ouviu alguém associar as mudanças de clima com a dor no joelho? Pois é! Alguns pacientes relatam que durante os dias mais frios, têm mais sensibilidade na região afetada pela condromalácia.

 

Como é feito o diagnóstico

Caso note qualquer anormalidade no seu joelho, a indicação é procurar um médico ortopedista. Assim, durante a consulta, o profissional fará algumas perguntas, com o intuito de analisar o seu quadro clínico. Por isso, é importante ter informações como:

  • Como é sua rotina, se pratica exercícios físicos;
  • Se há familiares com problemas nos joelhos;
  • O tempo que vem sentindo os sintomas;
  • Se tiver ocorrido algum trauma;
  • Entre outras.

Após fazer alguns questionamentos, o médico irá fazer uma avaliação física no joelho, pressionando em diferentes partes e fazendo alguns movimentos. Isso ajudará a descartar outros problemas, que possuem sintomas semelhantes.

Além disso, o especialista poderá solicitar alguns exames de imagem como raio-x, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Por meio desses, será possível, inclusive, saber o grau de evolução da doença.

 

Confira como é o tratamento

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando se há cura para a condromalácia patelar. Infelizmente, a resposta é não. Porém, existem algumas possibilidades de tratamento que servem para diminuir sintomas, como a dor no joelho.

Uma das recomendações é a mudança de alguns hábitos, tal qual evitar atividades que causem desconfortos na região da patela. O uso de compressas de gelo, também, pode ajudar a aliviar o incômodo. Ainda, o médico poderá receitar algum medicamento específico. Quando isso ocorre, o paciente precisa tomar analgésicos e anti-inflamatórios, conforme a evolução do problema. Em algumas situações, são recomendados remédios para a reposição da articulação.

Outra opção de tratamento que possui bastante resultado positivo é a realização de fisioterapia. Com o auxílio de um profissional, você poderá fazer exercícios específicos que fortalecem os músculos que suportam o joelho. Caso seja necessário, o fisioterapeuta solicitará o uso de suportes ortopédicos, para ajudar a manter essas articulações alinhadas.

Em último caso, a cirurgia é uma opção de tratamento. Porém, essa intervenção não é defendida por todos os médicos.

 

Cuidados para evitar a condromalácia patelar

Mesmo sem haver uma causa específica, é possível adotar algumas práticas no seu dia a dia para evitar o desenvolvimento da condromalácia patelar. Para isso, não se esqueça de fortalecer a sua musculatura. Faça exercícios adequados para seu biotipo e condicionamento físico, sempre acompanhado de um profissional.

Se você tem costume de pular o aquecimento antes dos exercícios, saiba que isso pode estar causando um sobrepeso no seu joelho ― e de outras articulações. O alongamento, antes e depois da prática esportiva, também é fundamental, pois previne lesões e aumenta a sua flexibilidade.

Use sapatos adequados para cada atividade que for fazer. Se você é mulher e gosta de usar salto alto, tome cuidado e reveze um pouco o estilo do calçado. O ideal é sempre utilizar uma opção que tenha amortecimento e diminua o impacto. Outra dica importante é não sentar sobre as pernas por muito tempo. Essa posição exige bastante do joelho, podendo, até mesmo, sobrecarregá-lo.

Assim como em outros problemas de saúde, manter-se no peso saudável e ter uma alimentação equilibrada é um grande diferencial. Se possível, faça um acompanhamento com nutricionista para saber a quantidade certa dos alimentos. Dessa forma, seu corpo terá mais chances de ter a dose correta de vitaminas, nutrientes e minerais.

 

Entendeu um pouco mais sobre a condromalácia patelar? Caso esteja sentindo dor no joelho, ou qualquer outro sintoma que mencionamos aqui, procure um ortopedista. Se quiser agendar sua consulta com o nosso especialista, basta clicar aqui.

Continue recebendo informações sobre saúde e bem-estar. Acesse nosso blog regularmente e mantenha-se atualizado.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat