fbpx

O que toda grávida deve saber sobre os movimentos do bebê na barriga

O que toda grávida deve saber sobre os movimentos do bebê na barriga

Os movimentos do bebê na barriga da mãe é um dos momentos mais aguardados da gestação. Para ficar por dentro de tudo sobre os famosos “chutes”, leia este artigo.

 

Desde o início da gestação, a atividade fetal é intensa no útero da gestante. Porém, nas primeiras semanas, como o feto é muito pequeno, os movimentos do bebê na barriga da mãe são imperceptíveis.

Somente a partir do quarto mês, os chutes começam a fazer parte da rotina da gravidez. Isso tende a se intensificar até o momento em que o bebê está pronto para nascer. E, claro, se não acontecerem, é sinal de alerta para a mamãe.

Então, para esclarecer melhor sobre esse assunto, preparamos este artigo. Nele, compartilhamos tudo o que a grávida deve saber sobre os movimentos do bebê na barriga. Leia e confira!

 

Quando o bebê se mexe na barriga da mãe?

Como mencionamos, o movimento fetal se inicia no começo da gestação. Mais ou menos, na sétima semana. Porém, nesse período, só é possível acompanhar a agitação por meio da ultrassonografia. Isso porque o feto é muito pequeno, fazendo com que sua atividade no útero seja imperceptível para a gestante.

Por isso, a maioria das mulheres sente os primeiros movimentos do bebê na barriga a partir da 18ª semana de gravidez. Claro que isso não é regra! Se ela já teve outras gestações, pode ser que comece a perceber que o feto se mexe uns 14 dias antes. Em contrapartida, a grávida poderá sentir a atividade fetal se tiver bastante gordura abdominal, ou se for sua primeira gravidez. Também, se sua placenta estiver posicionada na porção anterior do útero. Geralmente, depois da 22ª semana. Nessa fase da gestação, os chamados chutes, começam a ser normais no dia a dia da mamãe.

Então, resumidamente, a movimentação fetal acontece da seguinte forma.

  • 7ª semana – a atividade é imperceptível. O bebê se vira de lado, faz movimentos involuntários. Isso significa que ele está se alimentando bem e que o oxigênio chega corretamente na placenta.
  • 9ª a 14ª semanas – a criança já soluça, vira a cabeça, leva as mãos ao rosto, abre a boca e se estica. A partir da 11ª semana, ela começa a bocejar e mexer os olhos. Todos esses movimentos ainda não são capazes de atingir a parede do útero, então, são percebidos apenas no exame de imagem, como o ultrassom.
  • 15ª e 20ª semanas – o bebê começa a crescer, fazendo com que a mamãe comece a sentir os “chutes”. Alguns deles são bem fortes!
  • 20ª e 24ª semanas – a atividade é menos intensa durante o dia. Geralmente, nessa fase, o bebê fica mais enérgico quando a mamãe repousa, ou seja, à noite.
  • 24ª e 27ª semanas – a atividade fetal é constante e brusca. O bebê se mexe bastante e isso é perceptível na barriga da gestante.
  • 29ª semana – os movimentos ficam menos bruscos. Isso se dá porque o espaço dentro do útero fica menor. Nessa fase, a criança, geralmente, dorme em uma parte do dia e fica agitado na outra.
  • 33ª semana – nessa etapa, as atividades são menos frequentes, porém se tornam dolorosos.
  • 36ª semana – o bebê começa a se encaixar na pélvis para poder nascer.
 

O que a grávida sente quando o bebê se mexe?

Quando os movimentos do bebê na barriga começam a ser perceptíveis, muitas vezes, no início, são confundidos com as atividades intestinais. Isso porque, nesse primeiro momento, a sensação é semelhante a de ter gases. Por isso, muitas mulheres dizem ter a sensação de que uma bolha está estourando em seu abdômen.

Com o crescimento do bebê, que vai ficando mais forte e ativo, a mamãe não tem mais dúvidas de que o filho está chutando. Já que a criança começa a ter atividades bruscos, distendendo a parede uterina. Então, a partir da 25ª semana, o papai e outras pessoas podem sentir a criança se mexer, apenas colocando a mão na barriga da gestante.

Da 28ª semana em diante, além dos chutes, você poderá ver o bebê se mexendo e se esticando pela sua própria barriga. Nesse período, a parede abdominal se estica em função do aumento de tamanho do útero. Por isso, qualquer movimento brusco do bebê é perceptível.

 

Quantas vezes por dia o bebê se mexe?

Apesar de ser comum se mexer a partir da 22ª semana, ele não faz isso a toda hora! A gestante sentirá os momentos do bebê na barriga várias vezes por dia, porém, não há regra sobre o número de chutes considerada normal. Afinal, cada bebê tem suas características.

O que acontece em quase todos os casos é que a quantidade de atividade fetal aumenta até a 32ª semana, ficando mais estável próximo do parto. Também, é importante destacar que o bebê para de se mexer quando dorme. Isso leva de 20 a 40 minutos, porém, algumas crianças podem dormir mais que 90 minutos.

Se você está lendo e pensando “que bom que o neném dorme na mesma hora que a mãe”, está enganada! Geralmente, a movimentação fetal costuma ser mais intensa à noite, especialmente entre às 21h e 2h da madrugada. Outra informação importante a ser compartilhada é que o bebê, quando está acordado, se mexe, aproximadamente, 30 vezes por hora. Bastante, não é mesmo?! Mas não precisa se assustar! Muitas dessas atividades são imperceptíveis.

Então, como falamos, não há regras para a atividade fetal. Por isso, a grávida precisa reconhecer o padrão do seu filho, para monitorar qualquer mudança. Pois, uma redução prolongada de atividades do bebê na barriga, pode ser sinal de algum problema.

 

Meu bebê se mexe pouco, devo me preocupar?

A partir da 28ª semana, você já consegue ter um padrão de atividades do seu bebê. Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico.

Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos. Mas, como algumas crianças podem ser mais “preguiçosas”, e como nem toda a atividade é perceptível, recomenda-se esse exercício.

Existem algumas ações que a mamãe pode ter para estimular o movimento do bebê na barriga. Tais como:

  • apoiar-se em almofadas e deitar com as pernas para cima;
  • mexer na barriga com as mãos;
  • evitar locais com muito barulho;
  • ingerir líquidos gelados;
  • conversar com o bebê;
  • caminhar.

Porém, antes de praticar qualquer estímulo, converse com seu médico. Ele poderá dizer o que é bom ou não para sua gestação.

 

A redução dos movimentos do bebê na barriga é preocupante?

Muitas mães relatam sentir a redução da atividade fetal em algumas ocasiões da gravidez. Porém, grande parte dos casos, na verdade, é apenas uma parada de estímulos bruscos. Mas aqueles imperceptíveis que citamos antes, continuam acontecendo.

Entretanto, quando realmente há redução dos movimentos do bebê na barriga, é sinal de alerta para a mamãe. Inclusive, podem comprometer a saúde da criança. Algumas das gestações que ocorrem a redução, apresentam um dos problemas a seguir.

  • feto menor que o normal para a idade gestacional;
  • possibilidade de parto prematuro;
  • deficiência de líquido amniótico;
  • falta de crescimento fetal;
  • insuficiência placentária;
  • infecções intra-uterinas.
 

Então, em caso de suspeita de redução dos movimentos, principalmente após a realização da dica que compartilhamos na seção anterior, procure seu obstetra. Assim, as chances de reverter um possível problema podem ser ainda maiores. E não se esqueça que o acompanhamento pré-natal é muito importante para garantir a saúde do seu bebê.

Para continuar recebendo informações sobre a sua saúde e bem-estar, fique de olho em nosso blog.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat