fbpx

Cervicalgia: conheça as causas, sintomas e tratamentos

Cervicalgia: conheça as causas, sintomas e tratamentos

Já sentiu dor no pescoço? Existem vários fatores que contribuem para o aparecimento da cervicalgia. Leia o texto a seguir e conheça os motivos e as formas de tratamento!

 

Depois de um dia estressante, é comum que algumas pessoas sintam uma tensão no pescoço. Outras, vão dormir bem, mas acordam sem conseguir movimentar a área. Esses são alguns casos comuns de cervicalgia. Os motivos podem ser má postura, traumas, esforço excessivo e até ansiedade. Veja, no artigo de hoje, os sintomas e tratamentos para essa condição. Boa leitura!

 

 

Saiba o que é cervicalgia

A coluna vertebral dá sustentação para o corpo. Ela é formada por vários ossos menores, chamados de vértebras. Além disso, conta com a presença de discos intervertebrais, ligamentos e músculos. A estrutura é firme para dar suporte, mas, também, é flexível o suficiente para permitir mobilidade. As sete primeiras são as cervicais. É nessa área que surge a cervicalgia, também chamada de dor no pescoço.

Os sintomas são dor e dificuldade de movimento, como mover a cabeça para cima ou para os lados. Além disso, ela pode se expandir para outros membros.

O Dr. Thiago de Santana é ortopedista do Centro Médico Martins. Veja o que ele diz sobre o assunto! “As dores crônicas ou agudas no pescoço, que irradiam para os membros superiores e vão até a ponta dos dedos têm inúmeras patologias associadas. Podem ser causadas por contratura muscular relacionada com mau posicionamento, sobrecarga, movimentos repetitivos e discopatias”.

 

 

Conheça causas da cervicalgia

As discopatias são uma degeneração do disco intervertebral. Ele amortece os impactos, mantém as vértebras unidas e previne o desgaste dos ossos. Assim, uma alteração nessa área pode levar a uma hérnia de disco, causando dor no pescoço. Continue a leitura e conheça outras causas para a patologia!

 

 

Torcicolo

Torcicolo é uma tensão involuntária dos músculos do pescoço. Normalmente, é causada ao dormir em posição inadequada. Contudo, problemas de postura também são fatores que desencadeiam a condição. A contração muscular é tão forte que limita os movimentos da área, causando muita dor.

 

 

Estenose cervical

A estenose cervical consiste no estreitamento do canal da medula. Assim, há deslocamento das vértebras, sobrecarga dos discos e enrijecimento dos ligamentos. Ela é genética ou adquirida com o tempo.

 

 

Má postura

A cervicalgia é uma das consequências da má postura. Sentar de forma incorreta, peso excessivo de bolsas e mochilas, sedentarismo, colchões e travesseiros inadequados afetam a coluna e causam dor. Se você trabalha em escritório, seja ele dentro ou fora de casa, é essencial ter equipamentos apropriados. Por isso, conheça as nossas 5 dicas de ergonomia no trabalho!

 

 

Estresse

O estresse é capaz de afetar o funcionamento do corpo todo e pode ser um responsável direto pela cervicalgia. Isso porque há um tensionamento dos músculos do pescoço. Ansiedade e outros problemas de saúde mental ocasionam dores nessa área pelo mesmo motivo.

 

 

Bruxismo

A pessoa com bruxismo tem o hábito de pressionar e ranger os dentes. Há o bruxismo do sono, em que o apertamento acontece enquanto ela dorme. Em contrapartida, o de vigília ocorre durante as tarefas diárias. O transtorno causa dor de cabeça, na face e no pescoço.

 

 

Doenças reumáticas

O grupo de doenças reumáticas compreende distúrbios que afetam a locomoção, agindo em ossos, articulações, cartilagens, tendões e ligamentos. São popularmente conhecidas como reumatismo, termo que abrange mais de uma centena de doenças.

 

 

Trauma

Os traumas são lesões causadas por uma força externa, como acidentes veiculares, pancadas, quedas, atropelamentos e agressões. Assim, todos eles podem afetar a coluna e, mais especificamente, a cervical.

 

 

Fique por dentro dos tratamentos para cervicalgia

Existem vários recursos terapêuticos para as dores no pescoço. A efetividade de cada um vai de acordo com as origens e a intensidade dos sintomas. Por isso, é importante buscar orientação médica sempre que sentir dor ou desconforto na área. Conheça alguns tratamentos, a seguir.

 

 

Medicamentos

Analgésicos, anestésicos e relaxantes musculares são os remédios receitados com mais frequência para cervicalgia. Isso porque eles são capazes de diminuir a dor e a tensão do pescoço. Mas lembre-se de que a automedicação é prejudicial para sua saúde e pode mascarar outras doenças, ok?

Em casos de quadros persistentes, o ortopedista pode indicar a aplicação de toxina botulínica. Ela funciona como analgésico e seu efeito dura por mais tempo.

Como vimos, a cervicalgia pode estar ligada à saúde mental. Nesses casos, o psiquiatra receita antidepressivos e ansiolíticos para lidar com o quadro e diminuir a ansiedade e irritabilidade.

 

 

Fisioterapia

Na fisioterapia, o profissional avalia as causas e as consequências da cervicalgia no corpo. Então, conduz exercícios, técnicas e o uso de aparelhos para mitigar o desconforto. Além disso, o fisioterapeuta orienta formas de evitar que o desconforto volte.

 

 

Acupuntura

A acupuntura é uma terapia milenar chinesa. O tratamento envolve a aplicação de finas agulhas em pontos específicos do corpo, os chamados meridianos. As técnicas são usadas para aumentar a imunidade, melhorar a saúde mental, bem como combater dores.

 

 

Quiropraxia

A quiropraxia atua na manipulação da coluna para aumentar o bem-estar. A metodologia surgiu nos Estados Unidos, em 1895. Alguns quiropratas acreditam, inclusive, que os desvios na coluna podem interferir no funcionamento de várias partes do organismo.

 

 

Colar cervical

O colar cervical é usado para diminuir a mobilidade e a tensão do pescoço. Assim, o incômodo também é atenuado. É bastante usado em casos de torcicolo.

 

 

Psicoterapia

Quando a dor tem um fundo emocional, o médico pode indicar o acompanhamento com o psicólogo. O quadro é mais comum do que parece. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo.

Você percebeu que sente alguma cervicalgia ou incômodo na região do pescoço? Então, procure um ortopedista para que ele oriente sobre a melhor forma de tratamento do seu caso. Aliás, já ouviu falar das síndromes miofasciais? Elas atingem músculos, o tecido conectivo e as fáscias. Leia o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat