fbpx

Como saber o seu nível de gordura corporal ideal?

Como saber o seu nível de gordura corporal ideal?

O índice de gordura corporal ideal é um parâmetro fundamental a ser seguido por quem quer manter uma vida saudável. Entenda como descobrir o seu!

 

Qual é o seu peso? Mesmo que seja um valor aproximado, provavelmente, você tem uma resposta para essa pergunta. Mas, será que podemos utilizar somente essa referência como um indicativo de uma composição corporal equilibrada e saudável? Outros parâmetros, como o índice de gordura corporal ideal, também devem ser levados em conta na hora de se determinar isso. 

Desde cedo somos educados a ficar atentos ao nosso peso corporal através da medição em balanças de farmácias, em casa ou na academia. Também é muito comum que essa métrica seja levada em consideração em testes físicos ou em consultas médicas de rotina. Mas, para que tenhamos uma referência mais apurada da nossa condição física, é preciso que outros fatores sejam levados em conta.

Além do peso, os profissionais da saúde utilizam outras duas referências para fazer uma leitura corporal mais precisa. O Índice de Massa Corporal, mais conhecido como IMC, e o Índice de Gordura Corporal. 

Neste artigo, abordaremos alguns métodos de avaliação e vamos mostrar porque é tão importante conhecer o seu índice de gordura corporal ideal para alcançar uma melhor qualidade de vida. Continue lendo!

 

Diferenças entre peso, IMC e Índice de Gordura Corporal  

Quando utilizamos uma balança comum, obtemos a medição do nosso peso corporal, incluindo ossos, órgãos, músculos e tudo mais. No entanto, essa medida não leva em consideração a altura, densidade óssea e não faz uma distinção entre o que é músculo e o que é gordura.

Dessa forma, para se fazer uma análise mais específica, é utilizado o IMC. Por meio dele é possível classificar a sua condição física em cinco categorias distintas: subnutrição, magreza, peso ideal, sobrepeso e obesidade. Lebrando que a obesidade ainda é subclassificada em 3 graus diferentes, de acordo com o valor obtido. 

O cálculo do Índice de Massa Corporal é feito através da relação entre o peso e a altura. Ele varia de acordo com o sexo e a idade da pessoa que está sendo analisada. A fórmula utilizada para o cálculo é: IMC = Peso ÷ Altura x Altura, e a sua unidade de medida é kg/m²

De acordo com uma tabela firmada pela Organização Mundial da saúde, o resultado mais indicado para homens adultos com idade entre 20 e 59 anos estaria entre 18,5kg/m² e 25 kg/m². Para mensurar o seu índice, você pode acessar esta calculadora virtual. Com esse resultado, você terá uma ideia aproximada da sua condição física.

Apesar de ser o método mais utilizado, o IMC não é a forma mais precisa de medição. Ele não considera dados como a quantidade de gordura corporal ou a massa muscular. Desse modo, é muito comum que uma pessoa muito musculosa seja classificada como em situação de sobrepeso, por exemplo.

Para que não ocorra esse tipo de distorção, utiliza-se o Índice de Gordura Corporal. Com ele, calcula-se uma relação percentual entre a quantidade de líquidos retidos no organismo, a massa muscular e a quantidade de gordura presente no corpo. Por meio dos dados obtidos é possível ter uma melhor leitura da condição física da pessoa e traçar o método mais adequado para a perda de peso ou ganho muscular. 

A essa altura você deve estar se perguntando como calcular o seu percentual de gordura. Pois saiba que existem muitas maneiras de descobrir esse número. Continue lendo e saiba quais são as principais formas de calcular o seu índice de gordura corporal!

 

O que é o índice de gordura corporal?

Esse índice nos mostra a porcentagem de gordura no corpo. Em consequência disso, também conseguimos descobrir o nosso percentual de massa muscular, ou massa magra, como é popularmente conhecida.

Atente ao exemplo: digamos que uma pessoa esteja pesando 70kg. Com a intenção de perder gordura, ela iniciou um treinamento com foco em exercícios aeróbicos. Logo nas primeiras semanas, houve uma baixa de peso para 68kg. Com cálculo do índice de gordura corporal podemos descobrir o quanto essa alteração está ligada à perda de gordura e qual é a porcentagem de ganho muscular envolvida. 

Mas, como se faz para descobrir o índice de gordura corporal? Conheça agora os principais métodos. 

 

Como é feito o cálculo de gordura corporal ideal?

Atualmente, temos à disposição diversos métodos de avaliação. Entre eles, a Dexa Digitalização, a Pesagem Hidrostática e a Plestimografia. Entretanto, essas são técnicas de difícil acesso e pouco conhecidas. Diante disso, conheça as duas formas mais utilizadas.

 

Adipômetro

O adipômetro, também conhecido como aplicômetro, é um instrumento utilizado para medir as dobras cutâneas. As principais regiões analisadas são: panturrilha, coxa, abdominal, supra-ilíaca, axilar-média, peitoral, subescapular, bíceps e tríceps.

Após aferir as medidas, aplicam-se fórmulas matemáticas para descobrir o índice de gordura corporal. Apesar de ser um dos métodos mais utilizados, ele pode não ser muito preciso. Muitas pessoas tem acúmulo de gordura em locais diferentes, o que pode causar um certo “ruído” na interpretação dos dados.

Ainda assim, por sua praticidade, é possível repetir a aferição de tempos em tempos. Dessa forma, o especialista pode fazer um acompanhamento das mudanças corporais.

 

Bioimpedância

Esse exame é feito por meio de uma corrente elétrica que atravessa o corpo pela água presente nos músculos. A pessoa sobe em uma pequena plataforma com duas placas de metal, ao mesmo tempo em que segura outras duas barras do mesmo material.

A partir da resistência que a gordura do corpo exerce sobre essa corrente elétrica, obtém-se o índice de gordura corporal e o de massa magra. Esse é um método bem simples e, assim como o adipômetro, pode ser repetido trimestralmente, proporcionando um acompanhamento.

Para que os valores sejam os mais corretos possíveis, é necessário seguir algumas indicações. Dentre as quais podemos citar: não praticar exercícios físicos nas 4 horas que antecedem o exame; não ingerir bebidas alcoólicas nas 24h anteriores ao teste e não realizá-lo no período pré-menstrual. 

Lembre-se: a gordura corporal ideal varia muito de pessoa para pessoa. De acordo com o seu treinamento e acompanhamento estipulado pelo seu médico ou avaliador físico, esse valor vai sofrer alteração. Foque na constância do treinamento e em uma alimentação balanceada para atingir o seu objetivo.

Não deixe para depois. Entre em contato e agende uma avaliação física com um de nossos especialistas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat