fbpx

Por que o cálculo da idade gestacional é feito em semanas? Saiba mais

Por que o cálculo da idade gestacional é feito em semanas? Saiba mais

Apesar de que muitos contam o período da gravidez por meses, o melhor cálculo da idade gestacional deve ser feito por semanas. Leia este artigo e entenda mais!

 

Uma das perguntas que as futuras mamães mais costumam ouvir é sobre o tempo de gestação. Ao avistarem a grávida, muitos acabam questionando sobre a quantidade de meses em que está a sua espera. Porém, o que algumas pessoas – inclusive gestantes – desconhecem é que o cálculo da idade gestacional é feito em semanas.

Você é uma das pessoas que não sabia essa forma de saber o tempo da gestação, ou tem interesse em conhecer mais sobre isso? Então acompanhe este artigo. Nele, explicaremos como realizar o cálculo da idade gestacional e mais informações sobre a gravidez. Confira!

 

 

Por que o cálculo da idade gestacional é feito em semanas?

O cálculo da idade gestacional é feito em semanas para poder ser mais preciso para as gestantes, família e profissionais da saúde. Isso porque os meses apresentam uma quantidade variável de dias. Por exemplo, fevereiro possui 28 dias (29, nos anos bissextos), junho, 30. Portanto, a quantidade de dias varia, durante o famoso período dos nove meses.

Em média, uma gravidez dura 280 dias – de 37 a 42 semanas. Ela deve ser contada a partir do primeiro dia da data da última menstruação – identificada pela sigla DUM – e não da concepção. Isso porque é um pouco difícil de definir o momento exato da fecundação. Afinal, os espermatozoides, antes de atingirem o óvulo, conseguem viver até sete dias no corpo da mulher.

 

 

Como é feito o cálculo da idade gestacional?

Para realizar esse cálculo, como mencionamos, deve-se levar em conta a data da última menstruação. Assim, a cada sete dias, o bebê completa mais uma semana de vida. Ou seja, verifica-se a quantidade de dias da DUM até o dia atual. O resultado é dividido por sete. Então, o valor obtido será o número de semanas (e o resto, o número de dias até a próxima semana).

Vamos a um exemplo! Você consultou em seu calendário que a sua DUM foi no em 11 de maio. No dia 5 de junho, realizou um teste de gravidez e ele deu positivo. Nesse momento, você tem 26 dias. Então, deverá pegar esse número e dividir por sete. Terá 3 semanas e 6 dias de idade gestacional.

É simples, não é mesmo?! Porém, você pode estar se perguntando: como realizar esse cálculo se não souber a data da sua última menstruação? Nessa situação, ou no caso de ciclos irregulares, deve-se fazer a soma pelo exame de ultrassom. A forma da conta é igual: soma-se a quantia de dias que se passaram da realização do exame até o dia em que você está. Depois, é só dividir por sete.

 

 

Existem exames para saber a idade gestacional?

O exame mais confiável para saber a idade gestacional é o mais conhecido entre as mamães é a ultrassonografia. Recomenda-se realizá-la entre 8 e 12 semanas, para se ter uma maior precisão do cálculo.

Por meio do exame, o tempo de gravidez se dá pelo tamanho do bebê. Porém, conforme o feto cresce, vai ganhando características pessoais. Alguns ficam maiores que outros, o que dificulta o cálculo. Assim, no período indicado para realização do exame, entre as 8 e 12 semanas, a margem de erro é de 5 dias. Porém, se feito depois desse tempo, pode aumentar essa faixa de erro para até 3 semanas.

 

 

Como calcular a data provável do parto?

O parto deverá acontecer, por volta das 40 semanas de gestação. Porém, os bebês podem nascer entre as 37 e 42 semanas, dependendo de cada caso.

Mas existe uma regra para calcular a provável data (é importante ressaltar que não é exata) do parto. É a regra de Naegele! Conforme explica o Ministério da Saúde, ela se realiza da seguinte forma:

  • para identificar o dia, você deverá somar o número 7 à data da sua DUM. Ou seja: dia da DUM + 7 = Resultado do dia;
  • já para obter o provável mês, subtraia o numeral 3 do número do mês em que aconteceu a última menstruação. Sendo assim: mês atual – 3 = Resultado do mês.

Vamos utilizar o exemplo que já citamos neste artigo para uma melhor compreensão:

Dia da DUM – 11 + 7 = 18

Mês da DUM – 05 – 03 = 02

Pronto! A provável data de nascimento do seu bebê será dia dezoito de fevereiro.

 

 

Quais as fases da gravidez de acordo com as semanas?

Como a idade gestacional é indicada em semanas, suas fases também são identificadas dessa maneira. Assim, são classificadas por trimestres. Veja, na sequência, o que ocorre em cada fase da gestação.

 

1º trimestre

Esse período acontece entre a 1ª e a 13ª semana da gravidez. Muitas mudanças ocorrem no corpo da mamãe.

  • Até a 4ª semana: muitas mulheres não sabem que estão esperando um bebê nessa fase, mas seu óvulo já está fertilizado.
  • Entre a 4ª e 9ª semana: nessa fase, o feto já possui entre 2 a 8 g. O seu coração começa a bater com seis semanas. É comum a mamãe sentir os primeiros sintomas da gravidez, como enjoos e náuseas. 
  • Entre a 10ª e a 13ª semana: o embrião já mede quase 10 cm e pesa entre 40 e 45 g. Orelhas, nariz, ossos e articulações começam a se formar. A barriguinha aparece e as mamas a ficam com mais volume.
 

2º trimestre

Ocorre entre a 13ª semana e meia e a 26ª. A partir dessa fase, o risco de aborto espontâneo diminui.

  • Entre a 13ª e a 18ª semana: o bebê já mede cerca de 15 cm e tem, em média, 240 g. Nessa fase, o feto passa a engolir o líquido amniótico e os pulmões começam a se desenvolver. Aqui, as digitais já estão formadas e ele já chupa o dedinho, como algumas mamães conseguem ver nos exames de imagem.
  • Entre a 19ª e a 22ª semana: o neném pesa cerca de 600 g e tem, mais ou menos, 25 cm. Os bracinhos e perninhas começam a acompanhar o resto do corpo e as unhas começam a se formar.
  • Entre a 23ª e a 26ª semana: o feto começa a abrir os olhos e tem uma rotina de sono. Sua audição começa a ficar mais apurada e ele pode perceber estímulos externos. O bebê pode chegar às 1200 g e medir entre 30 e 35 cm.
 

3º trimestre

A gestante está chegando à fase final da gravidez, indo para 27ª semana de gestação (e podendo chegar até às 42 semanas).

  • Entre a 28ª e 31ª semana: a cabeça do feto está maior e o cérebro se desenvolvendo. Há movimentos do bebê na barriga e ele chega à média de 1.700 g.
  • Entre a 32ª e a 36ª semana: o neném já mede cerca de 45 a 47 cm, pesando, em média de 2.500 g. Aqui, ele já começa mexer a cabeça e os ossos se tornam mais fortes.
  • Entre a 37ª e a 42ª semana: a criança tem cerca de 50 cm, pesa em torno de 3 kg. É a fase final da gestação! As contrações começam a aparecer e a mamãe entra em trabalho de parto.
 

Conseguiu entender melhor sobre como calcular a idade gestacional? É importante ter esse dado para poder, além de se preparar para o momento do parto, realizar todos os passos do seu pré-natal. Também, para compreender as mudanças de cada fase da gravidez. Caso tenha alguma dúvida, agende sua consulta com a nossa obstetra e converse sobre a sua gestação.

Para continuar sabendo mais sobre sua saúde e bem-estar, acesse regularmente o nosso blog.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat