fbpx

Entenda a importância da atividade física na gravidez

Entenda a importância da atividade física na gravidez

A prática regular de exercícios é essencial para a manutenção de uma vida saudável. Mas, será que atividade física na gravidez é indicado? Descubra neste artigo!

 

O período de gestação costuma vir acompanhado de muitas dúvidas, principalmente, para quem é mãe de primeira viagem. Uma pergunta que é bastante comum entre mulheres grávidas é se elas podem, ou não, praticar atividade física durante a gravidez. Essa é uma questão importante, pois, não só é permitido, como é o mais recomendado! 

Muito se fala sobre a importância da prática regular de um misto de exercícios aeróbicos e anaeróbicos para alcançar um bom preparo físico e, assim, manter uma vida saudável. Além disso, também sabemos que uma rotina de treino, por mais leve que seja, tem a capacidade de proporcionar uma melhora no funcionamento do corpo como um todo. E claro que, durante essa fase tão especial, não poderia ser diferente.

Mas, antes de você dar início a uma série de exercícios neste período, é essencial que você converse com seu médico. Somente ele poderá dar orientações a respeito de quais são os tipos de atividades mais apropriadas para o seu caso. E, claro, como este é um momento que carece de atenção especial, não deixe de fazer o acompanhamento pré-natal

Então, agora que você já sabe que exercitar-se durante a gestação é recomendado, entenda por que é tão importante e conheça quais são as atividades mais indicadas para essa fase. Acompanhe!

 

Benefícios da prática de atividade física na gravidez

Antes de mais nada, esse talvez não seja o momento ideal para tentar quebrar recordes, portanto, é importante que você esteja atenta aos limites do seu corpo. Se você já é atleta e está acostumada a uma rotina mais rigorosa, o ideal é reduzir a intensidade. E se, por outro lado, você esteja iniciando a prática de atividades físicas, comece devagar, busque um equilíbrio no vigor empregado no exercício e, claro, tenha sempre o acompanhamento de um especialista.

Cada gestação tem as suas próprias características e limitações. Seu obstetra vai poder lhe dizer quais são os tipos de exercícios permitidos, mas existem certas condições que podem ser parcial ou totalmente impeditivas. Se você se identificar com alguma destas situações, converse com seu médico para avaliar o caso. Conheça algumas delas:

  • caso você sofra de alguma doença cardiovascular, pulmonar ou ortopédica;
  • se você tem ou teve sangramento vaginal ou uterino;
  • problema de hipertensão ou hipotireoidismo;
  • gravidez com risco de prematuridade;
  • diminuição dos movimentos do feto;
  • atraso do crescimento intrauterino;
  • pré-eclâmpsia.
 

Em contrapartida, se o médico permitir, os exercícios podem ser praticados tranquilamente. Isso por que eles são capazes de auxiliar na gravidez de muitas formas. Segundo um artigo redigido por diversas instituições canadenses, com base em registros organizados desde a década de 80, a atividade física durante a gravidez consegue trazer mais disposição à gestante e prevenir muitas doenças. Além disso, auxiliam no controle do peso e podem, inclusive, aumentar as chances de parto normal.

Com o passar das semanas, ocorrem muitas mudanças físicas, fisiológicas, hormonais e emocionais. Neste sentido, os exercícios físicos auxiliam na gestão dessas alterações, trazendo mais equilíbrio em todos os aspectos. Há também melhora dos sistemas cardiovascular e respiratório, redução de inchaço, melhora na postura, diminuição da ansiedade, melhora da autoestima e pode, ainda, reduzir a dor na hora do trabalho de parto.

Mas, fique atenta! Se você sentir algum destes sintomas durante a prática, pare imediatamente e entre em contato com seu médico. São eles:

  • visão embaçada;
  • dor abdominal;
  • sangramento;
  • dor no peito;
  • contrações;
  • falta de ar;
  • tontura;
  • enjoo.
 

As atividades podem ser feitas desde o início da gravidez, desde que sejam acompanhadas por profissional e tenham um direcionamento mais específico para mulheres grávidas. Procure praticar exercícios que fortaleçam o assoalho pélvico, proporcionando, assim, a estruturação do seu corpo para o crescimento uterino.

Agachamentos são um bom exemplo de como fortalecer a região da pélvis. Além de tonificar as pernas para sustentar o peso do corpo, eles ajudam na elasticidade do sistema reprodutor, melhoram a pressão arterial e tonificam a musculatura. Continue lendo e conheça quais são os melhores exercícios para esta fase!

 

Os exercícios mais indicados para a gestação

Conheça agora, quais são as principais modalidades aconselhadas para prática durante a gravidez. Acompanhe:

 

1. Exercícios cardiovasculares

Caminhadas, corridas, pedaladas e jogging são algumas das atividades que se enquadram nesse quesito. Trabalham diversos grupos musculares, controlam a ansiedade, aumentam a capacidade respiratória e podem ser praticadas desde o início da gravidez.

 

2. Musculação

Fortalece a musculatura, auxilia na sustentação do corpo corrigindo a postura e reduz as dores nas costas. É importante evitar o excesso de carga. Também pode ser praticada em qualquer fase da gestação, desde que acompanhada por profissional.

 

3. Natação

A partir do terceiro trimestre, seus benefícios são enormes, mas você pode nadar durante toda a gravidez. Aulas de hidroginástica também são indicadas, uma vez que auxiliam na respiração, tonificação e relaxamento.

 

4. Pilates

Fortifica os músculos do abdômen e do assoalho pélvico, promovendo uma melhor sustentação da barriga. Bastante indicado por não imprimir sobrecarga ou impactos durante a prática.

 

5. Dança

Esta atividade favorece o aumento da capacidade respiratória, proporciona relaxamento e controle do ganho de peso. É preciso ter atenção quanto à frequência respiratória e ao equilíbrio para evitar contratempos.

 

6. Yoga, meditação, Tai Chi Chuan e alongamentos

Essas práticas promovem inúmeras vantagens, principalmente em relação à elasticidade e tonificação corporal. Mas, além disso, causam um enorme bem-estar e controle da ansiedade. Podem ser praticadas durante toda a gravidez, mas com atenção redobrada a partir do segundo trimestre.

 

Agora, você já sabe que a atividade física na gravidez é muito indicada e, também, pôde ter uma ideia de quais são os principais tipos de exercício aconselhados para uma gestação tranquila. Fique atenta aos sinais do seu corpo e busque sempre um acompanhamento médico. Entre em contato com um de nossos atendentes e agende uma consulta com um de nossos especialistas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat