fbpx

Exercício anaeróbico e aeróbico: quais são as diferenças entre eles?

Exercício anaeróbico e aeróbico: quais são as diferenças entre eles?

Muita gente ainda tem dúvidas sobre qual modalidade de exercício começar: aeróbicos ou anaeróbicos? Leia o artigo e saiba as diferenças entre eles.

Decidiu que está na hora de mudar de hábitos e incluir as atividades físicas na sua rotina? Ótimo! Com certeza, essa atitude irá mudar positivamente a sua vida. Porém, encarar uma rotina de exercícios nem sempre é fácil para quem levou uma vida, até então, sedentária.

Escolher um exercício que dê prazer em realizar é fundamental para que a mudança se instale. E se você tem procurado por um jeito de mexer mais o corpo, deve ter se deparado com duas palavras: aeróbico e anaeróbico. Afinal, o que elas significam?

Elas se referem a diferentes modalidades de exercícios, mas, na verdade, a grande diferença está no “combustível” utilizado pelo corpo, na hora de gerar energia. Continue lendo e entenda melhor as particularidades de cada um.

 

Aeróbico e anaeróbico: quais as diferenças?

Há um mito que fala que um deles queima gordura e outro não. Na verdade, ambos os exercícios realizam essa queima e aceleram o metabolismo. Entretanto, os objetivos do praticante devem ser analisados para direcionar melhor o exercício físico.

A principal diferença entre os exercícios aeróbicos e anaeróbicos é a utilização do oxigênio pelos músculos. Entenda melhor.

 

Exercícios aeróbicos

Nesta modalidade, o oxigênio é utilizado pelos músculos para produzir energia. São exercícios mais leves e mais prolongados, onde o que faz a diferença é a duração dos movimentos, não a intensidade.

No organismo há uma molécula chamada trifosfato de adenosina (ATP), que funciona como uma reserva de energia. Nos exercícios, após utilizar parte da ATP, o corpo começa a gastar glicose. Porém, ela é extremamente necessária para o funcionamento do cérebro, então, para proteger o órgão mais importante do corpo, os músculos começam a gastar a gordura acumulada.

Os exercícios aeróbicos utilizam diversos grupos musculares simultaneamente e, como têm duração maior, estimulam as funções do sistema cardiorrespiratório e vascular. Eles também aumentam a capacidade cardíaca e pulmonar, uma vez que o corpo precisa suprir a energia dos músculos a partir do oxigênio.

 

Exercícios anaeróbicos

A principal diferença dos anaeróbicos para os aeróbicos é que, neste caso, os músculos não se utilizam do oxigênio para a queima de gordura. Nos anaeróbicos, é utilizado o carboidrato presente nas células para a produção de energia.

Essas atividades são mais intensas e de curta duração (é o sistema predominante em exercícios que durem até 90 segundos). Elas trabalham um número menor de músculos por vez e há produção de ácido lático ― o responsável pelas dores musculares pós-treino.

Porém, existe como eliminar esse desconforto muscular após a atividade de duas formas:

  • Massageando o local para aumentar a irrigação sanguínea e eliminar o ácido;
  • Realizando um outro exercício, de menor intensidade.
 

Aeróbicos e anaeróbicos: afinal, quais as atividades de cada um?

Agora que você já sabe a diferença fundamental entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos, deve estar querendo saber quais atividades se referem a cada tipo, certo? Abaixo, você encontra uma lista com 6 exemplos de cada modalidade. Confira.

 

6 exercícios aeróbicos

  1. Subir e descer escadas;
  2. Caminhadas e corridas;
  3. Pular corda;
  4. Pedalada;
  5. Burpee;
  6. Dança.
 

A grande vantagem desses exercícios é que eles podem ser realizados em casa mesmo. Mas, mesmo que você opte por fazê-los sozinho, é bom consultar um médico do esporte para fazer uma avaliação e ver qual o mais adequado para você. E, claro, respeite os limites do seu corpo e não se esforce além da conta.

 

6 exercícios anaeróbicos

  1. Exercícios de velocidade;
  2. Musculação;
  3. Natação;
  4. Pilates;
  5. Sprints;
  6. Yoga.
 

Como citado acima, os exercícios anaeróbicos são aqueles realizados com alto grau de intensidade e por um curto período. Eles são excelentes para a queima de gordura e para o tônus muscular, aumentando a resistência e a performance.

 

Os benefícios dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos

É claro que, independentemente, do tipo de exercício escolhido, a saúde só tem a ganhar! Mas, como os aeróbicos e os anaeróbicos funcionam de formas diferentes, eles também oferecer ganhos distintos.

 

Aeróbicos

Quem pratica alguma atividade aeróbica, tem uma vantagem, mesmo parado, sobre quem não faz nenhum exercício: mesmo em repouso, a queima calórica se mantém. Eles aceleram o metabolismo e aumentam as enzimas contidas nos músculos responsáveis por eliminar a gordura. Outros benefícios são:

  • Diminuem a pressão arterial e fortalece o sistema cardiorrespiratório;
  • Dão mais resistência e tônus aos músculos;
  • Melhoram o condicionamento físico.
 

Anaeróbicos

Agora, se treinos curtos e de alta intensidade são os mais adequados para você, os exercícios anaeróbicos oferecem esses benefícios à sua saúde:

  • Aumento da massa magra, que se perde quando não há esforço muscular;
  • Fortalecem os ossos, evitando a osteoporose;
  • Remodelam o corpo, tonificando os músculos.
 

Não importa se você irá realizar exercícios anaeróbicos ou aeróbicos, o importante é lembrar que muitos dos resultados só podem ser alcançados quando há mudança também em outros hábitos. Uma alimentação balanceada, por exemplo, deve ser a sua aliada mesmo que o seu objetivo não seja a perda de peso. Os alimentos certos podem potencializar ou frear os resultados, então, fique de olho no seu prato!

Praticar atividades físicas é essencial para manter a saúde e o bem-estar. Portanto, consulte um médico antes de iniciar a prática para avaliar o que, de fato, vai ao encontro dos seus objetivos.

Mantenha seus exames em dia e acompanhe a sua saúde de perto para viver mais e melhor. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco e agende uma consulta com um de nossos médicos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat