fbpx

Suplementação: quem pode tomar e para que é indicado?

Suplementação: quem pode tomar e para que é indicado?

A suplementação pode trazer benefícios quando acompanhada de perto por um profissional. Conheça os principais suplementos e os riscos no seu uso indiscriminado.

 

De acordo com dados da Tábua Completa de Mortalidade do IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou em 30,8 anos, durante o período de 1940 a 2018. Segundo aponta Luciano Gonçalves, demógrafo do IBGE, foi a partir da década de 90 que as pessoas passaram a se dedicar mais à prática de atividades físicas e a buscar uma alimentação mais saudável. Neste cenário, a ideia de suplementação ganha espaço em meio à sociedade.

Conforme pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), 54% das famílias do Brasil já utilizaram algum tipo de suplemento. Esse dado apresenta uma realidade inquietante. A popularização desses produtos e o seu consumo indiscriminado podem ser encarados como algo seguro? Não, exatamente. Boa parte deles são vendidos sem prescrição médica e isso, muitas vezes, pode significar colocar a sua saúde em risco.

Como diz o ditado, “a diferença entre o veneno e o remédio é a dose”. Ou seja, é importante que você esteja ciente que, assim como a falta, o excesso de nutrientes pode trazer diversos problemas ao seu organismo. Então, antes de sair à procura de uma receita milagrosa para a saúde perfeita, converse com seu médico e descubra as reais necessidades do seu corpo.

Continue lendo e entenda o que é considerado um suplemento e quais são suas indicações. Acompanhe!

 

 

O que é suplementação?

A suplementação ocorre por meio de preparados que são destinados a complementar a ingestão de nutrientes como proteínas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos, entre outros. São produzidos a partir de substâncias químicas e, geralmente, são voltados a atletas e pessoas que têm dificuldade em compor uma nutrição mais completa. Dessa forma, a sua função seria a de dar suporte a uma alimentação que já é saudável. E, claro, não ser utilizado apenas como um substituto.

Em outras palavras, é muito perigoso que você deixe de comer laranjas, se debruçando sobre a ideia de ingerir apenas vitamina C sintetizada, por exemplo. Isso porque todos os elementos que formam o alimento funcionam em conjunto e o seu uso de forma isolada,  sem prescrição médica, pode culminar em uma superdosagem. A consequência pode englobar problemas para o fígado, rins ou até mesmo algum tipo de câncer.

Para que esse tipo de intoxicação não ocorra, é preciso que se faça uma análise de caso. Junto a um especialista, após uma série de exames, poderá ser definido se o preparado realmente é indispensável. Se a necessidade for confirmada, o acompanhamento realizado por um profissional da saúde continua sendo de suma importância para que se mantenham os níveis adequados de ingestão de nutrientes. Além disso, existem inúmeros produtos disponíveis no mercado, o que pode gerar mais confusão sobre esse tema.

Continue lendo e entenda como se dividem e quais são as indicações para cada tipo de composto. Acompanhe:

 

 

Quais são os tipos de suplementos?

Como dito anteriormente, atualmente, existe uma quantidade infindável de variedades de suplementos alimentares, com as mais diferentes funções. Eles são divididos em 5 categorias. Saiba quais são a seguir.

 

 

Hipercalórico

Este tipo de preparado é formado basicamente de carboidratos, proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais. Eles são absorvidos rapidamente pelo organismo e têm um alto índice glicêmico. Os mais conhecidos são maltodextrina e dextrose. São muito indicados para pessoas que encontram dificuldades em aumentar o percentual de massa magra. Atletas que necessitam de uma demanda calórica alta e indivíduos com metabolismo acelerado, geralmente, fazem uso deste produto.

 

Termogênico

Ao contrário da classificação anterior, esta categoria é composta por estimulantes que promovem uma maior queima de calorias. Seu funcionamento se dá a partir de um aumento no ritmo das células. Eles recebem este nome devido a sua característica de elevação na temperatura corporal.

 

Antioxidante

Esses suplementos atuam na luta contra o envelhecimento. São constituídos por vitaminas, minerais e outros compostos químicos que auxiliam na proteção celular, frente às substâncias prejudiciais produzidas durante o processo metabólico. A oxidação se trata de um mecanismo natural que resulta em radicais livres, moléculas instáveis que, em grande quantidade, podem gerar o chamado “estresse oxidativo”, causando a degradação das células.

 

Hormonal

Neste caso, os produtos têm como principal objetivo regular o sistema hormonal do indivíduo. Sua função é a de fortalecer os hormônios já presentes no organismo. Muito indicados para quem deseja aumentar a massa magra, reduzir a gordura corporal e diminuir o tempo de recuperação muscular.

 

Proteico

São ativos utilizados para suprir a demanda diária de calorias e nutrientes quando a alimentação, por si só, não garante a quantidade necessária para o ganho de massa magra e aumento da resistência. São um dos tipos mais utilizados. O mais comum talvez seja o Whey Protein, bastante difundido entre indivíduos que buscam a hipertrofia.

 

Quem pode fazer suplementação e quais são os riscos?

Como você pôde perceber, cada tipo de suplemento tem uma finalidade. Para que possa fazer uso de algum deles, em primeiro lugar, precisa estar ciente da função de cada um. Todas as pessoas com a saúde em boas condições e que tenham ao seu lado um profissional prestando o acompanhamento devido, podem utilizar estes compostos. 

Conheça alguns dos principais problemas relacionados à ingestão destes preparados indiscriminadamente. São eles:

  • Efeitos colaterais no sistema respiratório;
  • Enfraquecimento das unhas;
  • Queda de cabelo e dentes;
  • Descontrole intestinal;
  • Aumento de gordura;
  • Taquicardia;
  • Intoxicação;
  • Agitação;
  • Cefaleia;
  • Tontura;
  • Insônia;
  • Fadiga.
 

A suplementação pode trazer inúmeros benefícios quando é prescrita por um médico qualificado. Além disso, uma vida saudável depende de uma dieta balanceada aliada à prática regular de exercícios físicos. Nunca consuma suplementos sem o devido acompanhamento para evitar complicações futuras.Entre em contato e agende uma consulta com um de nossos profissionais especialistas em medicina do esporte.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat