fbpx

Moscas volantes: saiba o que são esses pontos pretos na visão

Moscas volantes: saiba o que são esses pontos pretos na visão

Moscas volantes aparecem quando o humor vítreo do olho é afetado. Geralmente, são inofensivas. Contudo, é importante procurar um médico. Saiba o motivo no texto!

 

Você já passou pela situação de perceber pontos pretos na visão ou pequenos “mosquitos” que, na verdade, não estão ali? Essas são as chamadas moscas volantes, uma condição oftalmológica que afeta o vítreo e a retina. Apesar de incômoda, ela tem cura! Saiba quais as possíveis causas e o tratamento no artigo de hoje!

 

Entenda o que são as moscas volantes, os pontos pretos na visão

Ninguém melhor que a Dra. Juliana Novello, oftalmologista do Centro Médico Martins, para explicar do que se trata essa síndrome! “Mosquitinhos que são vistos com a movimentação do olhar são chamados de pontos pretos, conhecidos também como moscas volantes. São opacidades que aparecem dentro do ‘gelzinho’ que possuímos no olho”, relata.

O “gel” citado pela Dra. Juliana é o humor vítreo, uma substância com aparência gelatinosa que contém água, fibras e outras células. É ele quem ajuda a manter a forma arredondada do olho. O vítreo está localizado entre o cristalino e a retina. Por isso, alterações nesse líquido podem causar o aparecimento dos pontos pretos na visão.

Apesar do nome, nem todas as formações se assemelham ao inseto. Elas também são como círculos, linhas tortas, teias ou nuvens. Embora pareçam que estão na parte da frente, elas estão flutuando dentro do olho, causando pequenas sombras na visão.

 

Conheça 8 causas das moscas volantes

Esse quadro também é chamado de miiodopsia pelos oftalmologistas. Então, continue a leitura e saiba quais são as possíveis causas para as moscas volantes!

 

1. Envelhecimento

Todas as pessoas estão sujeitas a ter moscas volantes. Porém, depois dos 50 anos, a estrutura ocular começa a mudar. Assim, o vítreo tende a se deteriorar, formando pequenos grânulos. Eles podem dar a sensação dos pontos pretos na visão.

 

2. Miopia

Pacientes com alto grau de miopia ou que passaram por cirurgia corretiva estão propensos a enxergar as moscas volantes. Contudo, nesses casos, elas também se apresentam como brilhos ou flashes, chamados de fotopsia.

 

3. Cirurgia de catarata

A catarata é uma doença que deixa o cristalino opaco. Por isso, interfere na visão. As pessoas que são submetidas à cirurgia de catarata costumam enxergar as moscas volantes por um período.

 

4. Inflamações oculares

Inflamações no olho como conjuntivite, uveíte, blefarite, síndrome do olho seco ou esclerite também são capazes de ocasionar pontos pretos na visão. Assim, pessoas que estão passando por doenças desse tipo devem prestar atenção a esse sinal.

 

5. Traumas

Pancadas na área do olho como batidas, boladas, agressões ou acidentes favorecem o aparecimento dos pontos pretos na visão. As pessoas que tiveram trauma ocular devem ficar atentas ao aparecimento das moscas volantes. Isso porque elas podem indicar um descolamento de retina, o que será tratado no próximo tópico.

 

6. Descolamento de retina

O descolamento de retina ocorre quando a estrutura se desprende do globo ocular. Essa separação é uma emergência médica, uma vez que ela causa degeneração das células. Se não for tratado a tempo, causa a perda irreversível da visão.

 

7. Doenças vasculares

Condições que afetam a integridade dos vasos sanguíneos são chamadas de doenças vasculares. Alguns exemplos são o aneurisma da aorta abdominal, estenose da carótida, pé diabético, varize e trombose. Assim, pessoas que possuem diagnósticos semelhantes precisam prestar atenção ao aparecimento repentino das moscas volantes. O motivo é que elas podem ser um sinal de hemorragia.

 

8. Descolamento do vítreo

O aparecimento ou aumento repentino de pontos pretos na visão é um dos sintomas do descolamento do vítreo. Essa condição é caracterizada pela separação, total ou parcial, do vítreo da retina. A fotopsia também é um aspecto observado nesse tipo de síndrome.

 

Saiba quais são os tratamentos para miiodopsia

Apesar de ser incômodo, de modo geral, as moscas volantes somem com o passar do tempo. Contudo, sempre que elas surgirem, o médico deve ser consultado para que sejam descartadas doenças sérias, como o descolamento de retina ou hemorragias.

Uma forma de diminuir o desconforto com os pontos pretos é com a movimentação do olho. Ao olhar para cima, para baixo e para os lados, o humor vítreo também se desloca. Assim, eles saem do campo de visão e atrapalham menos.

O diagnóstico é feito com a escuta das queixas do paciente e com um exame de fundo de olho, chamado fundoscopia. Assim, as estruturas internas oculares são observadas para entender o que foi danificado ali, ou se o problema é em outra área.

Para os casos mais sérios em que há comprometimento da retina, uma cirurgia chamada retinopexia pode ser indicada pelo oftalmologista. Existe também a vitrectomia, em que é feita a substituição do humor vítreo. Porém, é um procedimento bastante invasivo. Por isso, é pouco indicado pelos especialistas. Nos casos de descolamento do vítreo, uma cirurgia a laser é feita para a correção do quadro.

A diplopia também é uma condição que afeta a visão. Só que, em vez de moscas volantes, causa visão duplicada. Existem vários fatores para a ocorrência da síndrome, como astigmatismo, proptose, diabetes, esclerose múltipla, catarata e ceratocone. Assim, leia o nosso artigo e fique por dentro de 11 causas para a visão dupla!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat