fbpx

SAIBA O QUE SÃO AS MOSCAS VOLANTES E O QUE TÊM A VER COM A SUA SAÚDE

SAIBA O QUE SÃO AS MOSCAS VOLANTES E O QUE TÊM A VER COM A SUA SAÚDE

Acredite: não se trata de insetos. Você percebe pequenos pontinhos e manchas em sua visão quando olha para o céu ou para uma parede lisa, mas não correspondem a objetos externos? Pois bem. Podem ser moscas volantes.

Elas nada mais são do que minúsculos grumos de gel ou células dentro do corpo vítreo (fluído gelatinoso que preenche o interior de nossos olhos) que se desprenderam. As sombras projetadas sobre a retina dão a impressão de que vemos pequenos pontos, círculos, “cobrinhas” e nuvens.

CAUSA

O que causa esse descolamento do vítreo posterior está, por muitas vezes, relacionado ao envelhecimento. De maneira natural, esse fluído gelatinoso se contrai e se deteriora, podendo se separar da retina em alguns pontos e atrapalhando a clareza da visão.

Outra causa é a possibilidade da rasgadura da retina, acompanhada de sangramentos para dentro da cavidade vítrea. Pessoas que têm miopia, fizeram algum tipo de cirurgia de catarata, tiveram hemorragias, inflamações nos olhos devido às rupturas da retina, problemas nos vasos sanguíneos e traumas também estão no grupo de risco.

TRATAMENTO

Em casos mais simples, o tratamento não é necessário. Com o passar do tempo elas tendem a diminuir e as pessoas conseguem se “acostumar” com isso, passando a ignorá-las. No entanto, é recomendado que o paciente observe sempre se as manchas não aumentam de tamanho ou em número, dificultando cada vez mais a visão.

Caso se trate de algo mais grave como rasgos na retina, por exemplo, um especialista deve ser consultado para um diagnóstico preciso, recomendações de cirurgia ou terapias a laser.

Apesar de boa parte das moscas volantes serem inofensivas, o aparecimento repentino de pontinhos, manchas e cintilações podem ser um alerta. Procure um Oftalmologista. Nós do CMM – Centro Médico Martins, contamos com uma equipe especializada para esclarecer suas dúvidas sobre essas e outras anomalias nos seus olhos.

Agende uma consulta:

Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554

Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat