fbpx

Já sofreu com visão dupla? Conheça 11 causas para a diplopia

Já sofreu com visão dupla? Conheça 11 causas para a diplopia

Já passou pela situação de enxergar duplicado? A diplopia é um sinal que algo no corpo não vai bem, desde catarata até AVC. Leia o artigo e conheça algumas causas!

 

A diplopia, também chamada de visão dupla, algumas vezes, é temporária e pode ser causada por cansaço ou consumo de álcool e drogas. Porém, se o sintoma persiste, é necessário procurar um oftalmologista para encontrar os motivos. No texto de hoje, entenda o que é a diplopia e conheça 11 causas para ela!

 

Entenda como acontece a diplopia

A visão é um sentido bastante complexo, mas enxergamos com tanta naturalidade que não imaginamos o trabalho que é feito a cada segundo. Para começar, ao olharmos em direção a algo, a imagem passa pela córnea e pelas pupilas, que são responsáveis pela entrada de luz para que você veja da melhor forma. O cristalino faz o foco.

É na retina, que fica no fundo dos olhos, que essa imagem vai ser projetada. Os cones e bastonetes presentes na estrutura vão transformar essa informação em sinal nervoso, que é levado pelo nervo óptico até o cérebro.

Quando algo nesse sistema não funciona bem, pode causar diplopia, o que é um sinal de alerta.

 

Conheça os tipos de diplopia

A forma distorcida como as imagens se formam caracterizam os tipos de diplopia, que podem ser:

  • Horizontal;
  • Vertical;
  • Cruzada;
  • Oblíqua;
  • Homônima;
  • Binocular;
  • Monocular.

Na diplopia horizontal, a imagem duplicada surge ao lado da original. Já a diplopia vertical, como o nome sugere, forma a imagem adicional acima ou abaixo da outra. Existe também a condição cruzada, onde a imagem do olho direito está para o lado esquerdo e vice-versa. Na oblíqua ocorre uma distorção com visão dupla horizontal e vertical. Há ainda a homônima, em que, ao contrário da cruzada, as imagens fantasmas estão projetadas para o lado correspondente do olho.

Se o problema acontece com os dois olhos abertos, mas deixa de ocorrer com um deles fechado, é chamado de binocular e pode estar ligada ao desalinhamento dos dois órgãos. Se é monocular, a condição permanece se o outro olho se fecha. É causada por distorções no caminho feito pela luz no olho.

 

Descubra 11 causas da visão dupla

Normalmente, a visão dupla é um sintoma de uma doença. Por isso, é importante levá-la a sério e procurar orientação médica se ela persistir. Conheça algumas enfermidades que geram diplopia!

 

1. Catarata

A catarata é um problema que causa embaçamento na visão. O cristalino fica opaco e as imagens perdem o contraste.

 

2. Ceratocone

Já no ceratocone, há uma redução na espessura da córnea, que é empurrada para frente e forma uma protuberância no globo ocular, com um formato semelhante a um cone.

 

3. Astigmatismo

O astigmatismo é uma condição em que existe uma curvatura da córnea diferente do normal. Ceratocone também pode causar astigmatismo, bem como miopia.

 

4. Estrabismo

No estrabismo, os olhos não estão alinhados. Eles não olham ao mesmo tempo na mesma direção. Pode ser causado por uma lesão no nervo ou nos músculos oculares.

 

5. Proptose

A proptose ocorre quando o globo ocular está proeminente, fora do seu local habitual. As causas podem ser lesões na órbita ocular, tumores e doenças inflamatórias.

 

6. Miastenia

Essa é uma condição ocasionada pela interrupção da comunicação entre os nervos e os músculos, causando fraqueza em várias partes do corpo, inclusive na área dos olhos.

 

7. Síndrome de Guillain-Barré

Na Síndrome de Guillain-Barré, o sistema imunológico ataca as células nervosas, causando paralisia em todo o corpo. A diplopia é uma das queixas iniciais nesse quadro, por isso é tão importante a procura por avaliação médica sempre que ela surgir.

 

8. Diabetes

Diabetes é um distúrbio crônico que afeta a metabolização de açúcar no organismo. A insulina, hormônio que leva açúcar para o interior das células, deixa de ser produzida. O acúmulo da substância no sangue causa diversos danos à saúde, inclusive nos olhos.

 

9. Esclerose múltipla

Na esclerose múltipla, as células do corpo atacam o sistema nervoso, causando lesões na medula e no cérebro. A diplopia está associada à doença como um dos primeiros sinais de alerta.

 

10. AVC

Um dos sintomas do Acidente Vascular Cerebral, além da dificuldade para andar, falar, compreender, paralisia da face e dormência no braço é a visão dupla.

 

11. Trauma

Acidentes que atinjam a área dos olhos ou a cabeça também são causadores de diplopia. Nesses casos, é sempre importante avisar ao profissional o surgimento do sintoma. 

 

A diplopia pode ter causas oftalmológicas e neurológicas. De qualquer forma, é essencial a avaliação de um médico para que ele tome providências de forma rápida, pois alguns quadros precisam de atendimento urgente. Já que você se interessou pela saúde dos olhos, saiba como a ansiedade e o estresse podem afetar sua visão!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat