fbpx

OBESIDADE INFANTIL: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

OBESIDADE INFANTIL: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

A obesidade infantil está entre as doenças que mais preocupam no mundo, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma pessoa é considerada obesa quando está com o peso maior que o adequado para sua idade e altura. Pesquisas recentes apontam que, no Brasil, uma em cada três crianças pesa mais do que o recomendado.

Essa condição está relacionada a diferentes fatores, como genética, hábitos alimentares e o sedentarismo, cada vez mais comum entre crianças por conta do avanço da tecnologia, que faz com que os pequenos se movimentem menos. O excesso de peso pode provocar doenças como diabetes e problemas cardíacos.

CAUSAS

Por conta do organismo que ainda está em formação, a obesidade na criança se desenvolve mais facilmente. Se somarmos uma dieta desequilibrada e rica em açúcares, gorduras e conservantes com uma vida tecnológica com brincadeiras em tablets, celulares e computadores, que não estimulam a praticar atividades como jogar bola, correr ou pular corda, graves problemas de saúde podem ocorrer.

O histórico familiar de obesidade também pode contribuir, inclusive se considerarmos os hábitos alimentares dos pais que trabalham fora e quando chegam em casa, buscam alternativas rápidas, oferecendo alimentos prontos e com alto teor calórico.

O fator psicológico também contribui para que as crianças comam mais do que o normal. O tédio ou a ansiedade fazem com que os pequenos comam compulsivamente. Outro ponto a ser observado é a questão do bullying. É preciso estar atento ao comportamento da criança em relação aos colegas e às atividades propostas na escola.

QUANDO UMA CRIANÇA É CONSIDERADA OBESA OU ACIMA DO PESO?

Há diversos modos para descobrir se o peso de uma pessoa está normal, abaixo ou acima da média. O método mais comum na prática clínica é o IMC (Índice de Massa Corporal). O cálculo é estimado pela relação entre o peso e a altura do indivíduo e varia de acordo com a idade e sexo. A avaliação em crianças menores de 10 anos é mais complexa pois existem indicadores diferentes para subgrupos diferentes, ou seja, as orientações de um profissional são extremamente importantes. Saiba mais

TRATAMENTO

A obesidade infantil pode ser evitada e a maneira mais eficaz é por meio de reeducação alimentar. Sabemos que não é uma tarefa fácil mudar os hábitos alimentares de uma criança, mas o diálogo e o apoio dos pais e do profissional de saúde são fundamentais.

Incentivar a prática de esportes e brincadeiras ao ar livre, auxiliando no gasto de energia, evitando jogos eletrônicos, computadores e televisão também é uma saída.

Em algumas situações, pode-se recomendar remédios ou até mesmo a cirurgia em casos mais graves, por isso, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, melhor e mais eficaz ele será.

A obesidade deve ser encarada com cuidado. Seu tratamento evitará diversas doenças a curto e a longo prazo, como diabetes, resistência à insulina, hipertensão e distúrbios psicológicos.

O acompanhamento profissional é imprescindível para a orientação quanto ao tratamento mais adequado. Nós, do CMM – Centro Médico Martins, estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas.

Conte com a equipe especializada de Pediatria.

Agende uma consulta:

Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554

Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat