fbpx

Ergonomia no trabalho: 5 dicas para melhorar sua produtividade

Ergonomia no trabalho: 5 dicas para melhorar sua produtividade

Você sabe como a ergonomia no trabalho pode afetar sua saúde e desempenho? Leia o texto e veja 5 dicas de como manter um ambiente laboral saudável mesmo em casa!

 

Trabalhar por várias horas seguidas pode ser muito desgastante. O quadro piora quando afeta a saúde física e mental das pessoas. Por isso, é preciso que haja ergonomia no trabalho, seja ele presencial ou no modelo home office. A otimização das condições diárias são benéficas para todas as partes. No artigo de hoje, veja algumas dicas para um ambiente saudável e produtivo!

 

Entenda o que é ergonomia no trabalho

Ergonomia é uma ciência. Ela estuda formas de manter uma relação saudável entre as pessoas e seus ofícios. Assim, a ergonomia no trabalho analisa como manter o bem-estar, segurança, conforto e o desempenho eficiente dos funcionários.

A NR-17  regulamenta essas normas no Brasil. Ela fala de mobiliário, equipamentos, carga e descarga manual de objetos e outras situações. Veja algumas orientações que estão na norma:

  • O trabalho de levantamento de material feito com equipamento mecânico de ação manual deverá ser executado de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja compatível com sua capacidade de força;
  • Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas;
  • A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.
 

Saiba como ficam as regras de ergonomia no home office

O home office é caracterizado pela prestação de serviços para uma empresa em local diferente do escritório oferecido por ela. A prática também pode ser chamada de trabalho remoto ou teletrabalho. Ele pode ser feito em cafés, coworkings, aeroportos e até ao ar livre. Tudo depende das tarefas desempenhadas e do conforto que cada pessoa precisa.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, fizeram um estudo sobre a categoria. O resultado mostrou que o Brasil ocupa a 45ª posição no ranking do trabalho remoto no mundo. Na América Latina, só fica atrás do Chile. A modalidade não é nova, mas houve uma mudança de cenário recentemente.

No início de 2020, a pandemia de Covid-19 forçou a migração de milhões de trabalhos presenciais para dentro das residências. A intenção é proteger funcionários e diminuir a disseminação do vírus. O problema é que nem todos têm as condições ergonômicas ideais para produzir de casa, o que tem afetado a saúde deles.

“Muitas pessoas vêm se queixando, na pandemia, de dores musculares relacionadas com o mau posicionamento causado pela falta de ergonomia no novo ambiente de trabalho. Algumas têm lombalgias, cervicalgias, dores nas pernas ou nas articulações, analisa o ortopedista da CM Martins, Thiago de Santana. Por isso, é muito importante se proteger do novo coronavírus e, também, cuidar do corpo enquanto exerce suas funções.

Pensando nos desafios do teletrabalho no país, o Ministério Público do Trabalho (MPT) publicou uma nota técnica com objetivo de proteger a saúde dos trabalhadores. Assim, o MPT orienta, entre outras coisas, que a jornada seja respeitada e que a empresa forneça equipamentos adequados. Além disso, que dê treinamento para uso de plataformas virtuais.

 

5 dicas de ergonomia no trabalho para você colocar em prática

Quer saber o que você pode fazer para garantir a sua saúde e manter a produtividade como se estivesse alocado na empresa? Continue a leitura e veja as nossas dicas!

 

1. Use os equipamentos corretos

É essencial utilizar equipamentos adequados. A mesa deve ter a altura certa e a cadeira, apoio para a coluna. Além disso, pessoas com deficiência precisam de adaptações individuais que atendam suas necessidades.

Escritórios de multinacionais, como o Google, são famosos pelos ambientes descontraídos. Colaboradores contam com mesa e cadeira, mas podem ficar em puffs, poltronas, sofás e até balanços. Porém, essa estrutura é mais adequada para descanso ou trabalho de curto prazo.

 

2. Tenha boa postura

Se você está sentado em frente ao computador, essa é a hora de ajustar a postura. A Organização Mundial da Saúde analisa que 80% das pessoas tiveram ou vão ter dor na coluna em algum momento da vida. Por isso, para evitar fazer parte das estatísticas, veja algumas orientações:

  • Primeiramente, deixe a coluna ereta, com ajuda do apoio da cadeira;
  • Os joelhos precisam estar um pouco abaixo da linha do quadril;
  • O monitor deve estar na mesma altura dos olhos.
  • Depois, ombros e quadril devem ficar alinhados;
 

3. Faça pausas

É importante fazer pausas. No escritório, as pessoas param para conversar, tomar café e também fazem intervalos. No teletrabalho, é essencial ter esse momento. Aproveite o tempo para descansar a vista das telas, ir ao banheiro, comer algo e se alongar.

 

4. Use iluminação adequada

A iluminação adequada do ambiente está ligada à produtividade e manutenção da saúde. Isso porque trabalhar em lugares escuros pode forçar a visão. Além disso, um monitor com muito brilho é causador de dores de cabeça.

 

5. Saiba a hora de parar

Assim como você tem um controle de horas no presencial, é preciso ter um semelhante no remoto. Mesmo sem máquina de ponto, é essencial cumprir a carga horária acordada.

No home office, a dica é colocar um alarme no horário de parar. Depois, avise a equipe que você cumpriu a jornada do dia. Isso é importante para não receber mensagens fora de hora. Elas prejudicam o descanso e afetam a saúde mental, já que você não consegue desligar das tarefas.

 

Percebeu a importância da ergonomia no trabalho, seja ele presencial ou feito de casa? Ter condições ideais de trabalho é importante para desempenhar bem as tarefas. O ortopedista é capacitado para diagnosticar os problemas causados pela falta de condições adequadas e indicar soluções. Marque uma consulta!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat