fbpx

Dor na sola do pé: Saiba o que pode ser e o que fazer para aliviar as dores

Dor na sola do pé: Saiba o que pode ser e o que fazer para aliviar as dores

A dor na sola do pé é uma condição que afeta grande parte da população. Descubra quais são suas principais causas e como você pode aliviar esse desconforto.

 

A dor na sola do pé pode ocorrer em pessoas que vivenciam os mais variados tipos de rotina. Quantas vezes você chegou em casa com os pés doendo após um longo dia de trabalho ou mesmo depois de uma caminhada leve? Em situações assim, é normal que seus pés doam, mas como saber identificar quando episódios isolados viram uma dor crônica?

Muitas patologias podem causar dor na planta dos pés. Suas origens podem ser muito distintas, ainda que grande parte dos sintomas sejam parecidos. Os relatos mais comuns vão desde inchaço, formigamento, queimação até uma dor aguda capaz de impedir que a pessoa consiga caminhar normalmente. 

O uso prolongado de sapatos de salto alto, sandálias, chinelos e tênis sem amortecimento adequado ou muito gastos, podem agravar ou dar início a uma dessas patologias. Microlesões, tendinites e estiramento de tendões causados por prática exagerada de exercícios físicos também são possíveis causas de dores crônicas. Além disso, o sobrepeso e o desgaste corporal, que se dá naturalmente com a idade, também influenciam esse quadro.

Neste artigo, agrupamos as causas mais comuns da dor na sola do pé, seus respectivos sintomas e tratamentos. Continue lendo e saiba mais!

 

Principais causas de dor na sola do pé

Nossos pés são as extremidades do corpo que mais sofrem com as atividades que exercemos durante o dia. Eles são responsáveis por absorver o impacto que nosso corpo gera durante nossos movimentos. Podemos classificamos as patologias de acordo com a área afetada. As três principais causas de dor na sola do pé são: 

 

Fascite plantar

A fascite plantar é a causa mais comum de dor na sola dos pés. Comumente, ocorre em pessoas com idade acima dos 40 anos, com maior incidência em mulheres. Está bastante relacionada ao sobrepeso, mas também pode ter origem no uso de calçados inadequados ou na prática intensa de atividades físicas.

Normalmente, tem início em pequenas lesões na fáscia plantar, um tecido fibroso que reveste os tendões. Por se tratar de um conjunto de células de regeneração lenta, a repetição de movimentos costuma piorar o quadro com o tempo. 

Para aliviar as dores é de praxe que se utilize compressas de gelo aliados a uma rotina de alongamentos. Usar calçados com um bom amortecimento também favorece na recuperação.

 

Esporão do calcâneo

Essa condição é bastante confundida com a fascite plantar em decorrência dos sintomas, porém ela acontece na parte posterior do pé, na região do calcanhar. Ela é decorrente da calcificação do tendão do calcâneo, o que gera uma saliência óssea na sola do pé. Assim como na fascite, o esporão do calcâneo tem origem em lesões causadas por sobrecarga de peso, impactos severos, ficar muito tempo em pé e utilizar calçados que não favorecem anatomicamente.

Para aliviar as dores, o fisioterapeuta ou ortopedista costumeiramente indicam o uso de palmilhas ortopédicas de silicone, compressas de gelo, alongamentos e fisioterapia. Massagens também podem ser grandes aliadas no tratamento. Intervenções cirúrgicas são indicadas somente para os casos mais severos.

 

Metatarsalgia

Nossos pés são formados por 26 ossos e são divididos em três partes: tarso, metatarso e falanges. A região do metatarso fica exatamente na parte em que nos apoiamos quando ficamos na ponta dos pés. Quando ocorre uma inflamação nesses ossos, desenvolve-se a metatarsalgia. Dentre suas principais causas, podemos citar o pé cavo (aumento da curvatura do arco interno do pé), joanetes e o desenvolvimento de artrites ou artroses de metacarpo.

O tratamento mais indicado se dá através de medicação anti-inflamatória, fisioterapia, calçados ortopédicos e aplicação de gelo. Caso essas abordagens não surtam efeito, é possível que seja feita uma intervenção cirúrgica. Uma maneira alternativa de tratar essa condição é a massagem com bolinhas de gude, ou algum objeto cilíndrico, para ajudar no relaxamento muscular.

 

Como aliviar as dores na sola do pé?

Como podemos perceber, as condições que geram dor na planta dos pés tem causas e sintomas semelhantes. Para evitar que quaisquer uma dessas patologias se desenvolvam, é muito importante que você tenha um estilo de vida saudável, para evitar o sobrepeso. Estar atento ao conforto e qualidade dos sapatos também pode fazer com que você fique longe dessas dores.

Se você pratica esportes de impacto, busque sempre melhorar a técnica de suas passadas e pisadas para reduzir ao máximo as chances de lesões. É de suma importância que você tenha sempre um profissional qualificado ao seu lado, para ter uma boa orientação. Após longos períodos em pé, ou após um dia exaustivo, procure massagear os seus pés para proporcionar o relaxamento muscular necessário para a sua recuperação.

Fatores congênitos como ter uma perna maior que a outra, ter o pé chato, torto ou até mesmo pisar de forma errada também podem causar problemas. Para esses casos é importante que você busque auxílio ortopédico para corrigir e compensar essas condições. Massagens caseiras e alongamentos diários aliviam e previnem as dores. Assim como deitar-se na cama, ou no chão, e colocar os pés para cima durante 15 minutos diariamente, ajudará no relaxamento de suas pernas e pés.

Compressas de gelo, palmilhas ortopédicas e evitar o uso excessivo de sapatos de salto alto também podem evitar microlesões. A saúde dos nossos pés é essencial para enfrentarmos os desafios do cotidiano. A dor na sola do pé além de muito incômoda, quando não tratada, pode se agravar ao ponto de prejudicar a sua mobilidade. Ao primeiro sinal de dor na sola do pé, busque auxílio médico e não deixe o caso se agravar. Entre em contato  conosco e fale com um de nossos profissionais!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat