fbpx

6 mitos e verdades sobre a TPM

6 mitos e verdades sobre a TPM

Lavar o cabelo aumenta a cólica? Mulheres menstruam juntas? Engorda? Dá enjoo? Leia o texto e saiba o que é verdade e o que não tem comprovação científica na TPM!

TPM:
três letras que assustam quem sente e quem convive com pessoas nessa fase. A oscilação de humor é uma das grandes “vilãs” do período. Dizem também que as mulheres sentem mais vontade de comer chocolate. Mas será que é tudo verídico? Leia, no artigo de hoje, alguns mitos e verdades sobre os sintomas que antecedem a chegada da menstruação!


TPM: conheça os tipos

A Tensão Pré-Menstrual é um conjunto de sinais físicos e psicológicos que acontecem antes do período menstrual. As mudanças hormonais são tão intensas que interferem no funcionamento de várias partes do corpo! Mas a TPM não é motivo para preocupação, a não ser que os males sejam excessivos, a ponto de diminuir a qualidade de vida.

“Sete em cada dez mulheres têm algum sintoma, são mais de 200 descritos”, afirma a Dra. Fernanda Loureiro, ginecologista e obstetra no Centro Médico Martins. Por isso, é importante conhecer os próprios sinais e entender o que é verdade ou mito sobre a TPM!


Tipos de TPM

Ao longo do tempo, os pesquisadores conseguiram compilar centenas de manifestações da TPM e agrupá-las de acordo com tipos. Assim, nervosismo e compulsão alimentar, por exemplo, fazem parte de categorias diferentes. Continue a leitura e conheça as classificações da tensão pré-menstrual!


Tipo A

Esse é o grupo das oscilações de humor. Ansiedade, irritabilidade e dificuldade para dormir aparecem pela desregulação de estrogênio, adrenalina e cortisol circulando no organismo.


Tipo C

O tipo C está relacionado à compulsão alimentar. Muitas mulheres passam por essa desordem pela necessidade do corpo em repor nutrientes ou buscar satisfação rápida. Os alimentos calóricos são os maiores alvos.


Tipo D

Mulheres que vivenciam uma queda na animação experimentam a TPM tipo D. Isso porque há uma diminuição brusca na serotonina, hormônio ligado à sensação de bem-estar. Assim, é comum sentir tristeza, baixa autoestima e redução na concentração.


Tipo H

Há também os sintomas ligados à retenção de líquidos. Eles são do tipo H. Nesses casos, pode ocorrer um pequeno aumento de peso, inchaço em mãos, pés, seios e abdômen.


Tipo O

Esse grupo reúne as ocorrências que não se enquadram nos outros grupos. Assim, cólicas, alterações intestinais e na pele, enjoos, calafrios, dificuldades respiratórias e até reações alérgicas fazem parte do tipo O.


6 mitos e verdades sobre a TPM que você precisa conhecer

Ainda existem muitas dúvidas em relação aos sintomas que fazem parte da TPM. Afinal, com mais de 200 manifestações, o monitoramento feito por pesquisadores pode ficar difícil. Além disso, alguns tabus são passados para frente como fatos, mesmo sem comprovação. Por isso, leia a nossa lista e veja o que foi estudado por cientistas e o que você pode deixar de lado!


1. TPM dá vontade de comer doces

Verdade! Como foi dito, o organismo busca, na alimentação, uma forma de sentir prazer. Por isso, o tipo C e o D de TPM podem estar ligados. Com a queda de serotonina, ocorre uma busca por substâncias que tragam ânimo, como o chocolate. Além disso, ele contém triptofano, que é usado na produção desse hormônio.


2. TPM engorda

Bom, isso depende. Pode haver um pequeno aumento de peso com a retenção de líquidos. Isso também pode trazer a sensação de roupas apertadas, o que aparenta que a mulher engordou. Mas não se engane: não há um aumento real de peso, já que o acúmulo vai embora assim que a menstruação chega.

Por outro lado, o que pode mexer no ponteiro da balança é a compulsão alimentar. Na tentativa de sentir prazer, mesmo que momentâneo, algumas mulheres exageram na ingestão de doces e comidas gordurosas. Assim, para evitar que isso aconteça, é importante beber bastante água e escolher chocolates com menos açúcar e mais cacau. Além disso, uma dieta equilibrada aumenta a saciedade e diminui a ocorrência da compulsão.


3. Dura o mês inteiro

Mito. Nem todo comportamento da mulher está influenciado pela TPM. Todas as pessoas sentem tristeza, raiva e vontade de comer doces, por exemplo. Isso pode estar ligado a diversos fatores, como o trabalho estressante. Outro ponto a ser observado é que, se esses sentimentos duram o mês inteiro, podem estar relacionados à saúde mental.

É bom conhecer o seu próprio ciclo e ficar de olho. Normalmente, a tensão pré-menstrual começa na ovulação e termina na menstruação. Se os sintomas duram muito mais que isso, é hora de procurar um médico.


4. Não pode lavar o cabelo

Esse é um mito bastante antigo! Lavar o cabelo não vai piorar a TPM. Além disso, um banho quente e uma massagem capilar são muito relaxantes! O que pode acontecer é a contração dos vasos sanguíneos no banho frio, que talvez influencie nas contrações do útero e no aparecimento da cólica.


5. Mulheres menstruam juntas

Verdade! Parece mito, mas não tem mistério. O que acontece é que mulheres que convivem por muito tempo acabam tendo condições ambientais similares, como alimentação, horas de sono e níveis de estresse. Tudo isso interfere no ciclo menstrual delas.


6. Atividade física ajuda na TPM

A realização de atividades físicas melhora a saúde de uma forma geral. Por isso, é verdade que também ajuda a amenizar os sintomas da TPM. A liberação de endorfina, que ocorre durante os exercícios, equilibra as taxas desse hormônio que diminuem durante o período. Ademais, é importante manter o corpo em movimento para estimular a circulação.

 

Como vimos, a TPM é cheia de mitos. Existe outra fase que é permeada por crenças sem comprovação: a gravidez. É verdade que o sexo do bebê interfere no formato da barriga? Leia o texto e descubra!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat