fbpx

Posso usar colírio todo dia? Conheça os riscos

Posso usar colírio todo dia? Conheça os riscos

Embora bastante comum, o colírio é uma medicação como qualquer outra! Por isso, a orientação médica é fundamental para que o uso não ofereça riscos. Leia mais.

 

Muitas vezes, sentimos incômodo nos olhos e pensamos que algumas gotas de colírio podem resolver o problema. Contudo, assim como os remédios para outras áreas, a automedicação traz consequências negativas para a visão. Isso porque existem medicamentos para tratar diversos distúrbios oculares. Por isso, o uso não deve ser indiscriminado. Veja no artigo de hoje os motivos!

 

Colírio: para que serve?

O colírio é uma medicação líquida que é aplicada no globo ocular e nas pálpebras. Portanto, deve ser utilizado de acordo com as orientações do oftalmologista. Veja a seguir alguns tipos do medicamento e quando são usados!

 

Lubrificante

Esse é o colírio mais comum, encontrado nas farmácias e que pode ser adquirido sem receita médica. É usado em desconfortos como ressecamento, sensação de areia nos olhos e irritação. O excesso de poluição, ar condicionado e exposição prolongada a telas de computadores e celulares são algumas das causas.

Porém, o uso indiscriminado esconde os sintomas de outras doenças como conjuntivite, blefarite e pterígio. Outro ponto a ser observado é que os conservantes do produto podem causar alergias. Por isso, ao sinal dos primeiros incômodos, é importante buscar orientação profissional.

 

Antibiótico

O colírio antibiótico é utilizado para tratar infecções oculares causadas por bactérias. É um medicamento que necessita de prescrição médica para a compra. Mesmo que você tenha algum frasco em casa, que restou de tratamentos anteriores, é importante não aproveitar sem uma consulta.

O uso indiscriminado do medicamento facilita a proliferação de microrganismos resistentes, as chamadas superbactérias. Então, quando a pessoa realmente precisar do remédio, ele talvez não funcione. Além disso, eles podem causar reações alérgicas e eliminar outras bactérias importantes para o bom funcionamento do corpo.

 

Anti-inflamatório

Nos colírios, esses remédios são usados no combate à conjuntivite viral, recuperação de cirurgia e ceratite. O consumo excessivo de medicações anti-inflamatórias é capaz de agravar conjuntivites, aumentar a pressão dos olhos, causar glaucoma, e até úlcera de córnea. Dessa forma, as consequências podem ser irreversíveis, como é o caso do glaucoma.

 

Antialérgico

Uso exagerado de maquiagem, poluição do ar, pólen e lentes de contato são fatores que causam alergias oculares. Nesses casos, o colírio é empregado para diminuir os desconfortos como vermelhidão, coceira e inchaço.

Remédios antialérgicos usados sem orientação médica têm propensão a causar dependência e aumento da pressão arterial. Além disso, mascaram o verdadeiro motivo dos incômodos, que pode não ser alérgico.

 

Anestésico

Colírios anestésicos são utilizados antes de exames e cirurgias. Sem orientação, pessoas usam o remédio para aliviar quaisquer dores. Porém, a prática é perigosa.

Algumas consequências do consumo indiscriminado do medicamento são: opacificação da córnea, perda de visão e atraso na cicatrização. Ao mesmo tempo, o uso em excesso diminui a sensibilidade da área. Assim, aumenta a probabilidade de lesões, já que a pessoa não percebe que está coçando o local com muita força.

 

Antiglaucomatoso

O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico. Há um aumento da pressão intraocular e consequente perda de visão. Por isso, o colírio voltado para esse tratamento age reduzindo a tensão arterial nos olhos.

Alguns procedimentos estéticos usam o colírio para alongamento dos cílios, porque um dos componentes do medicamento estimula o crescimento dos fios. Só que a prática é bastante prejudicial à saúde. O uso do remédio para controle de glaucoma sem real necessidade pode acarretar em alergias, coceira, dor de cabeça, sonolência e visão turva.

 

Quais cuidados devo ter ao usar colírio?

Além de seguir a posologia indicada pelo médico, é importante ter cautela na aplicação do produto. Veja as dicas!

  • Evite encostar o bico dosador no olho, para não contaminar o remédio nem causar outras irritações.
  • Lave bem as mãos antes e depois de manipular o recipiente e tocar a área dos olhos.
  • Não compartilhe com outras pessoas para evitar contágio e automedicação.
 

Posso usar colírio todos os dias?

Se você leu até aqui, já deve imaginar que o uso de colírios diariamente não é recomendado, exceto se essa for a indicação médica. A saúde da vista deve ser levada a sério como a de qualquer parte do corpo. Por isso, quando algum sintoma surgir, é importante procurar um oftalmologista e evitar a automedicação, pelos vários motivos mostrados no texto.

O tratamento sem prescrição médica é um problema muito sério no Brasil. De acordo com uma pesquisa do Conselho Federal de Medicina, 77% dos brasileiros consomem remédios sem consulta. A Anvisa calcula que 18% das mortes por envenenamento são causadas por esse hábito.A sensação de areia no globo ocular é uma das mais comuns que fazem as pessoas buscarem alívio no colírio. Leia o nosso artigo e saiba o que é o olho seco e qual a melhor forma de prevenção!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat