fbpx

Além da estética: conheça os riscos do alongamento de cílios

Além da estética: conheça os riscos do alongamento de cílios

O alongamento de cílios é um procedimento que está em alta, pois promete deixar o olhar mais bonito. Porém, há riscos em realizá-lo. Leia este artigo e saiba mais!

 

Cuidar da estética e beleza é uma prática que, normalmente, visa a promover a autoestima das pessoas. Porém, alguns recursos, ao invés de proporcionarem um bem-estar, acabam resultando em problemas para o indivíduo. Um exemplo é o alongamento de cílios.

O procedimento realizado na região ocular, altera a estrutura dos fios e, em alguns casos, traz complicações para a saúde dos olhos. Para que você possa entender mais sobre o assunto, leia este artigo! Separamos informações importantes sobre o alongamento de cílios. Porém, antes de mais nada, é indispensável que você entenda a função desses pelos. Continue a leitura!

 

Cílios: veja qual a importância deles para os olhos

Conhecido também como celha ou pestana, o cílio é cada um dos pelos que estão situados nas bordas externas das pálpebras. Cada um dura entre 3 a 5 meses e, quando cai, é substituído naturalmente por outro. Também é importante dizer que a quantidade na parte superior pode variar entre 90 a 160 fios. Já na inferior, é em torno de 80 fios.

Juntos, os cílios formam um tipo de “franja” que protege o globo ocular. Assim, funcionam como uma barreira, ajudando a evitar que entre poeira e pequenos insetos nos olhos. Outra função é auxiliar na redução da evaporação da lágrima, tão importante para a lubrificação do olho. Sem eles, haveria mais ressecamento ocular.

 

Alongamento de cílios: o que é e como funciona

O alongamento de cílios é um procedimento estético que visa a aumentar o volume de fios, sem a necessidade de utilizar maquiagem (ou cílios postiços). Ele proporciona, também, o preenchimento de falhas e é vendido como uma maneira de intensificar o olhar.

Atualmente, existem algumas técnicas para a sua realização. Tais como a extensão fio a fio e o uso de substâncias para estimular o crescimento dos cílios. O primeiro método, de modo geral, leva em torno de 2 horas para ser executado. Para isso, a pessoa fica com os olhos fechados. Ele ocorre da seguinte maneira:

  1. São inseridos suportes de papel sob os cílios;
  2. O profissional utiliza pinças e separa os fios naturais;
  3. Com a ajuda de um adesivo, os cílios sintéticos são colados nos que o indivíduo já possui.

A manutenção desse procedimento é realizada a cada 20 ou 30 dias, dependendo da velocidade com que os cílios naturais crescem. Já na segunda técnica, são usadas algumas substâncias estimulantes, como colírio para glaucoma e hipertensão ocular. Esses têm como efeito colateral o aumento dos pelos nas pálpebras.

 

Conheça os riscos do alongamento de cílios

Assim como outros procedimentos, o alongamento de cílios traz alguns riscos. De acordo com a Dra. Juliana Petroni, oftalmologista aqui na CM Martins, o procedimento “pode causar alterações e danos oculares. Primeiro porque, como eles são colados, os nossos fios ficam mais pesados e mudam a anatomia dos cílios. Então, eles ficam mais pesados, caem com mais facilidade, perdendo a proteção ocular”.

O alongamento de cílios pode provocar outros problemas para a saúde ocular. Quando há a colagem fio a fio, a pessoa pode ter alguns incômodos como: olheiras, ardência, coceira e vermelhidão nos olhos. Em alguns casos, problemas mais graves podem ocorrer, como você vê na sequência.

  • Blefarite: é uma doença oftalmológica muito comum e que se caracteriza pela inflamação da base dos cílios. Ou seja, nas pálpebras, onde os pelos nascem. Entre os principais sintomas, destacam-se o inchaço, coceira, vermelhidão ocular e a descamação da pele, dando aspecto de caspas na região.
  • Conjuntivite alérgica: é a inflamação da conjuntiva, membrana fina que cobre a parte da frente dos olhos. Ela ocorre quando uma substância alérgena entra em contato com a região ocular. Vermelhidão, coceira e aumento das lágrimas estão entre os sinais do problema.
  • Ceratite: consiste na inflamação da córnea, a camada mais externa do olho. Os sintomas são semelhantes aos das doenças anteriores, porém, neste caso, também há hipersensibilidade à luz.
  • Baixa visual: a diminuição da acuidade visual. Algumas doenças oftalmológicas são enquadradas nessa categoria, tais como catarata, glaucoma e ceratocone.

Conforme a Dra. Fernanda salienta, esses problemas ocorrem porque “o alongamento de cílios pode formar uma ‘barriguinha’ nos fios, resultando em lesões nas córneas e conjuntiva. Também, por ter muitos cílios em um só local, há o acúmulo de oleosidade na região. Isso entope as glândulas de gordura e forma terçóis e calázios de repetição”.

 

Confira as opções de tratamento

Ao realizar o alongamento de cílios e ter algum dos problemas citados acima, é indispensável procurar ajuda de um médico oftalmologista. Isso porque, como são diversas as complicações que o procedimento pode resultar, somente um profissional poderá indicar a opção correta de tratamento.

Se você observar vermelhidão, ardência, coceira e inchaço nos olhos, para diminuir o incômodo, lave bem a região com sabão neutro e água em abundância. Também, faça compressas com soro fisiológico. Lembrando que essas práticas não substituem a consulta médica!

 

Veja alguns cuidados ao realizar o alongamento de cílios

Mesmo sabendo dos riscos, algumas pessoas desejam fazer o alongamento de cílios para se sentirem mais bonitas. Se você se encaixa nesse caso, tenha alguns cuidados! O primeiro é procurar um bom profissional, que tenha experiência e faça o procedimento com higiene e em local adequado.

Após o alongamento de cílios, não os molhe durante as primeiras 24 horas. Além disso, não utilize rímel, especialmente os que são à prova d’água. Por serem mais difíceis de tirar, você precisará friccionar o local, o que pode contribuir para o aparecimento de algum problema. Inclusive, não é indicado o uso de removedores de maquiagem e nem de produtos à base de óleo.

A Dra. Fernanda, ainda, tem um recadinho para você que optou fazer o alongamento de cílio. “Caso sinta a pálpebra mais vermelha, coçando ou queimando, procure o oftalmologista”.

Assim como outros procedimentos estéticos, o alongamento de cílios pode resultar em alguns riscos para a sua saúde. Siga nossas recomendações e, caso precise, entre em contato e agende uma consulta com a nossa especialista.

Continue recebendo nossas dicas e conteúdos sobre saúde e bem-estar! Acesse regularmente nosso blog e redes sociais.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat