fbpx

Cones vaginais: veja para que servem e como usá-los

Cones vaginais: veja para que servem e como usá-los

Os cones vaginais são usados para exercitar os músculos do assoalho pélvico. A prática traz muitos benefícios para a saúde. Leia o artigo e fique por dentro!

 

Fortalecer os músculos do corpo é extremamente importante para que possamos desenvolver bem atividades diárias como andar, sentar, correr, subir escadas. Além disso, a prática de exercícios contribui para uma vida mais saudável e evita lesões. Assim como braços, pernas e abdômen são bastante trabalhados, o assoalho pélvico não pode ser esquecido. Uma das formas de exercitar a área é com o uso dos cones vaginais, assunto do artigo de hoje!

Assoalho pélvico é o nome dado ao conjunto formado por músculos, ligamentos e estruturas ósseas responsáveis por sustentar órgãos como intestino, bexiga, uretra e útero. Ele está localizado entre o ânus e a vagina.

 

Conheça os cones vaginais

Cones vaginais são pequenas cápsulas de formato anatômico e cargas que variam de 20g a 100g. São como os halteres da academia, mas para a tonificação do assoalho pélvico. O formato lembra um absorvente interno, com um fio de silicone na base.

Um conjunto, de uso individual, é composto por 5 ou 6 cones. Assim, as cores são variadas para diferenciar os pesos de cada um. O objetivo dos cones vaginais é fortalecer essa estrutura tão importante para a manutenção da saúde da mulher.

 

Entenda a importância da avaliação fisioterápica 

A fisioterapia pélvica é o ramo responsável pelo trabalho com esses objetos. Assim, o profissional vai analisar qual o melhor cone para começar o procedimento. Como na academia, algo muito leve não vai estimular a musculatura, enquanto pesado demais pode gerar uma lesão. Ainda na comparação com a academia, onde você não deve fazer exercícios sem orientação, não deixe o fisioterapeuta de lado ao trabalhar o assoalho pélvico, ok?

 

Saiba como são usados os cones vaginais

No consultório, uma avaliação vai ser feita para descobrir qual é o peso ideal. Um teste é feito com cada um dos cones, começando com a menor carga. Ele é inserido no canal vaginal. Se não houver necessidade de contrair os músculos para que o objeto permaneça no local, significa que é muito leve. Assim, segue-se para o próximo, até que a paciente sinta que a musculatura está sendo exercitada.

O profissional também pode indicar exercícios para a paciente fazer em casa com os cones vaginais. Eles devem ser feitos durante as atividades do dia a dia, como na arrumação do lar, na hora da brincadeira com as crianças. O importante é que o corpo esteja em movimento.

A indicação é que eles sejam feitos em momentos que requerem que a pessoa fique em pé, em razão da gravidade. O fenômeno, que afeta todos os corpos, puxa o equipamento para baixo. Assim, incentiva a movimentação da musculatura do local, que precisa sustentá-lo, sem deixar cair.

 

Cuidados com os cones vaginais

Os cones vaginais são aparelhos que precisam de cuidado no uso e no manuseio. Isso porque eles são inseridos no canal vaginal e microrganismos estranhos não devem ser levados até lá. Logo, os pesos precisam ser lavados em água corrente com sabonete bactericida ou neutro. Água morna também pode ser usada, mas não fervente.

Eles têm que ser guardados no compartimento somente depois de totalmente secos, para evitar a proliferação de fungos. É interessante usar papel-toalha ou outro utensílio com absorção que não tenha sido utilizado em outro local. Por isso, evite as toalhas. Ao reutilizar, é preciso higienizar as mãos e lavar os cones com sabonete.

Lembre-se que eles são de uso individual. Sendo assim, não podem ser emprestados para que outra pessoa use.

 

Compreenda a importância da fisioterapia pélvica

Como foi dito no início do artigo, a fisioterapia pélvica é o ramo que cuida dessa estrutura tão importante chamada assoalho pélvico. Aqui, demos ênfase no corpo feminino, mas homens também contam com ele. Quando essa musculatura não está fortalecida o suficiente, eles podem sofrer com disfunção sexual e incontinência urinária.

Mas esse não é um problema que afeta apenas os homens. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 35% das mulheres com mais de 40 anos relataram terem sofrido com perda involuntária de urina, em algum momento da vida. A pesquisa da entidade apontou também que 40% das grávidas passam pelo distúrbio.

Os procedimentos orientados pelos fisioterapeutas tratam a incontinência urinária, mas não é só isso. Um assoalho pélvico fortalecido previne o aparecimento de outras doenças, como os prolapsos, conhecidos popularmente como “queda” da bexiga ou útero. Além disso, a fisioterapia pélvica é um braço do processo de cura do vaginismo, assim como prepara o corpo da mulher para a gravidez, parto e reeduca no pós-parto.

Além de todos os benefícios citados, o uso dos cones vaginais melhora o prazer sexual, ao aumentar a sensibilidade e controle da musculatura do canal vaginal. Nem todos os pesos serão utilizados durante o tratamento com fisioterapeuta, a não ser que você queira focar no domínio da área. Por isso, se quer seguir além, os exercícios de Kegel são muito indicados! Leia o nosso artigo e informe-se sobre a prática, que pode ser feita em casa!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat