fbpx

Conheça os primeiros sintomas de gravidez

Conheça os primeiros sintomas de gravidez

Muitas mudanças ocorrem no corpo de uma mulher grávida. Conheça os primeiros sintomas de gravidez e tenha uma gestação mais tranquila e saudável. 

 

Os primeiros sintomas de gravidez normalmente se iniciam na segunda semana após a concepção. Ficar atenta aos sinais, contar com acompanhamento médico e instituir uma alimentação balanceada é fundamental para a saúde da mamãe e do bebê.

Por conta da oscilação hormonal, o corpo da mulher passa por muitas alterações. O principal hormônio mantenedor da gestação é a progesterona. Ela cria no útero um ambiente favorável para o desenvolvimento do embrião, além de ter papel fundamental na lactação

É sempre importante lembrar que gravidez não é uma doença! Contudo, as mudanças no fluxo hormonal desencadeiam processos físicos que trazem consigo sintomas que podem perdurar por semanas. Eles podem variar de acordo com cada mulher e gestação.

O apoio familiar e a presença do pai são essenciais nesse período, pois muitas dúvidas surgem e algumas dificuldades podem aparecer. Pensando nisso fizemos uma lista com os primeiros sintomas de gravidez. Acompanhe!

 

Conheça os primeiros sintomas de gravidez

Do ponto de vista médico, a gravidez pode ser dividida em três trimestres. O primeiro costuma apresentar reações mais indesejáveis. No segundo trimestre, ocorre um aumento na disposição e o mal-estar desaparece. As alterações mais aparentes na anatomia e fisiologia da mulher se dão no terceiro trimestre. É neste momento em que se deve redobrar os cuidados. 

Confira abaixo os principais sintomas.

 

Primeiros sete dias

Os primeiros sinais podem aparecer antes mesmo do atraso da menstruação. Normalmente, são muito sutis. Somente alguém muito atenta ao seu próprio corpo notaria. Dois deles se destacam:

 

Corrimento vaginal cor-de-rosa

Junto ao corrimento natural pode ocorrer vestígios de sangue, causado pela entrada do espermatozóide no óvulo, tornando-o cor-de-rosa. Esse corrimento acontece no momento da fecundação. 

 

Inchaço abdominal e cólica

Devido à ovulação, há um aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica. Um desconforto abdominal é gerado podendo ser confundido com uma cólica menstrual. Pode haver também um pequeno sangramento, semelhante à menstruação.  Normalmente, ocorre entre os primeiros 7 e 15 dias de gestação.

 

Primeiras duas semanas

São onde se iniciam os sintomas mais típicos. Podem perdurar por algumas semanas. São característicos desta fase:

 

Sensibilidade e inchaço nas mamas

Os seios ficam mais sensíveis devido à atuação hormonal que prepara o corpo para a lactação. As glândulas mamárias se desenvolvem mais, gerando um crescimento no volume da mama. Os mamilos também ficam mais sensíveis e inchados devido a uma maior irrigação sanguínea.

 

Cansaço

Durante as primeiras 12 semanas de gravidez é normal que o cansaço vá aumentando gradativamente. Esse é um dos sintomas mais comuns e tende a ter início por volta da segunda semana. Essa fadiga se deve ao aumento na demanda de energia para sustentar o desenvolvimento do bebê e suportar as alterações que o corpo da mãe é submetido. 

Atividades que antes eram realizadas sem nenhuma dificuldade começam a cansar com mais facilidade. Também sente-se a necessidade de dormir mais de dez horas para recuperar a energia. 

 

Aversão a cheiros fortes

O cheiro agradável de um perfume agora pode se tornar algo incômodo. O mesmo pode acontecer com outros cheiros mais fortes. Nessa fase pode acontecer, inclusive, de a mulher vir a vomitar após sentir um odor mais intenso.

Em consequência dessa alteração no olfato, muitas mulheres relatam também mudança no paladar, tornando a comida enjoativa ou intensificando os sabores.

 

Variação de humor

Logo nas duas primeiras semanas, devido a alteração no fluxo hormonal, há um desequilíbrio nos neurotransmissores. Esse processo interfere diretamente no humor. É muito comum que a gestante chore em situações que, normalmente, não a fariam chorar.  Este sintoma pode perdurar durante toda a gestação.

 

A partir do primeiro mês

Muitos sintomas podem ter início antes mesmo de se perceber o atraso na menstruação. Entretanto, após o 1º mês esse atraso já é evidente. Além disso, essa fase vem acompanhada de outros sintomas. Tais como:

 

Náuseas, vômitos e salivação excessiva

Geralmente, após a 6ª semana de gravidez, iniciam-se as náuseas e os vômitos, que podem seguir até o fim da gestação. Ocorrem, principalmente, no período da manhã e são um dos sintomas mais conhecidos. É muito comum que o enjoo tenha uma recorrência maior que os vômitos, pois nem sempre um vem acompanhado do outro. 

Junto a esses sintomas, ocorre a salivação em excesso, o que torna os enjôos ainda mais desconfortáveis. Embora seja comum que a salivação excessiva se estenda por toda a gravidez, é possível que amenize o quadro conforme as náuseas diminuem.

 

Sono, tontura e dor de cabeça

Queda da pressão arterial, má alimentação em decorrência dos enjoos e vômitos e redução de glicose no sangue são os fatores responsáveis pela tontura e pelo sono fora de hora. Esses sintomas tendem a diminuir a partir da 20ª semana de gravidez, tendo início nas primeiras 5 semanas.

Devido ao pico de produção de progesterona, dores de cabeça, esquecimentos e lentificação podem ocorrer também. 

 

Aumento da vontade de urinar

Com o útero maior, pressionando a bexiga, há uma maior frequência na vontade de urinar. Associado a isso, o pico de produção hormonal afeta o relaxamento dos músculos da bexiga, dificultando a evacuação completa da urina. Ao final do primeiro trimestre, o útero normalmente se eleva em seu abdômen, aliviando a pressão. 

 

Cãibras

Devido a mudança no processamento de cálcio, cãibras nas pernas e nos pés são bastante comuns durante a gestação. 

Ficar atenta aos primeiros sintomas de gravidez faz com que a gestante possa iniciar o acompanhamento da gestação o quanto antes. Isso proporciona um maior cuidado para a saúde da futura mamãe e do seu bebê.Caso você tenha identificado algum dos sintomas descritos acima, agende uma consulta com um dos profissionais do Centro Médico Martins!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat