fbpx

Qual a importância do teste do reflexo vermelho para o recém-nascido?

Qual a importância do teste do reflexo vermelho para o recém-nascido?

Um dos exames obrigatórios ao nascer, o Teste do Reflexo Vermelho, ou “teste do olhinho” pode detectar doenças oculares graves. Saiba mais no artigo.

Se você está se preparando para a chegada de um bebê, já deve saber que existem alguns exames aos quais ele precisa ser submetido antes mesmo de receber alta. É fundamental que eles sejam realizados logo nas primeiras 48 horas de vida para assegurar que a criança está em perfeitas condições de saúde para ir para a casa. Um desses é o Teste do Reflexo Vermelho (TRV), também conhecido como “teste do olhinho”.

O exame, além de ser imprescindível logo após o nascimento, também é necessário nas consultas de puericultura, de acordo com as Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância do Ministério da Saúde. Ou seja, até os 3 anos, duas vezes ao ano, recomenda-se que o Teste do Reflexo Vermelho seja aplicado na criança.

No artigo de hoje, você vai entender melhor o que é o Teste do Reflexo Vermelho (TRV), como ele é aplicado e quais as doenças mais comuns que podem ser descobertas logo ao nascer. Acompanhe e tire suas dúvidas sobre o assunto.

 

O que é o Teste do Reflexo Vermelho?

O “teste do olhinho” é realizado pelo pediatra nas primeiras 48h de vida (ou até a alta hospitalar) para avaliar o desenvolvimento da visão. Por meio desse teste é possível detectar anomalias na constituição dos olhos e problemas congênitos, como a catarata e o glaucoma.

O TRV é de extrema importância se considerarmos que a cegueira infantil, só no Brasil, atinge mais de 27 mil crianças, segundo estimativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Ainda de acordo com a entidade, 40% das causas que levam à cegueira em crianças são evitáveis ou tratáveis.

A realização do teste não é invasiva nem causa qualquer tipo de dor ao recém-nascido. Nele, o pediatra usa um aparelho chamado oftalmoscópio para emitir uma luz nos olhos do bebê e checar se ela atravessa as estruturas e chega à retina. O esperado é que exista um reflexo vermelho, amarelado ou laranja, que mostra que as estruturas do olho estão transparentes e permitindo a chegada da luz à retina.

O pediatra irá comparar os dois olhos e perceber se o reflexo é simétrico. Em casos de anomalia, o médico irá encaminhar o bebê para o oftalmologista, para que se inicie a investigação e tratamento da patologia.

 

Quais doenças o “teste do olhinho” consegue detectar?

O Teste do Reflexo Vermelho é capaz de identificar várias doenças, a grande maioria tratável. Confira algumas:

 

Catarata congênita

Ela pode ter muitas causas: genéticas, distúrbios do metabolismo ou consequência de alguma doença adquirida pela mãe durante a gestação (rubéola é uma das mais comuns). A catarata congênita é uma turvação do cristalino que pode se dar parcial ou completamente, em um ou ambos os olhos.

A turvação da visão começa a partir dos 10 anos, mas a doença pode ser tratada imediatamente após o diagnóstico, que se dá no Teste do Reflexo Vermelho.

 

Glaucoma congênito

Os bebês que nascem com glaucoma congênito, apresentam a córnea mais turva e inchada, além de olhos maiores. Isso é causado pelo acúmulo de um líquido chamado humor aquoso, que eleva a pressão dentro do olho. A doença pode afetar o nervo óptico e causar cegueira.

A doença é tratada com intervenção cirúrgica. Mas, antes, são receitados colírios que diminuem a pressão intraocular.

 

Retinoblastoma

Esta doença é o câncer infantil ocular mais comum. O tumor começa na parte de trás da retina e faz com que ela se descole. Em alguns casos, dependendo do local e tamanho do câncer, é possível vê-lo claramente no olho da criança. Ele produz um reflexo branco, também chamado de “reflexo de olho de gato”.

O diagnóstico precoce é fundamental para que a vida e a visão do bebê sejam preservados. Avanços consideráveis na medicina já têm melhorado muito a taxa de sobrevida de pacientes com retinoblastoma.

 

Estrabismo

Este é um tipo de desvio no alinhamento dos olhos, fazendo que eles não olhem, simultaneamente, na mesma direção. Este é o principal sintoma do estrabismo, uma vez que a doença costuma ser assintomática.

Quando detectado nas primeiras horas de vida, a chance de cura é alta. Em alguns casos, o estrabismo pode ser revertido com o uso de óculos; em outros, é aconselhada a cirurgia de correção. Atualmente, alguns casos podem ser tratados com o uso de toxina botulínica.

 

Retinopatia da prematuridade 

Mais comum em bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer, a retinopatia da prematuridade é um desenvolvimento anormal dos vasos sanguíneos que nutrem a retina. Em alguns casos, é possível que aconteça o descolamento, que pode ocasionar a cegueira na criança.

Como as estruturas dos olhos só estão completamente formadas no final da gestação, os prematuros nascem sem esse complexo pronto. Isso leva à formação desordenada dos vasos, que podem se romper e causar sangramentos.

Muitas outras doenças podem ser detectadas apenas ao observar os olhos do bebê. O Teste do Reflexo Vermelho é um dos exames obrigatórios de se realizar ao nascer, assim como o Teste do Pezinho, Teste da Orelhinha e Teste do Coraçãozinho.

Assegurar-se de que o recém-nascido passou pelos exames é a melhor forma de garantir que o bebê é saudável e pode ir para a casa sem preocupações. Caso alguma anormalidade seja detectada, o rápido diagnóstico é fundamental para que se consulte um especialista e dê-se início ao tratamento o quanto antes.

A visão tem um importante papel no desenvolvimento social, psicológico e motor da criança, portanto, é necessário que a acuidade com a visão seja mantida. O Teste do Reflexo Vermelho é recomendado duas vezes por ano, durante 3 anos, para garantir a integridade ocular da criança.Caso você queira conversar com algum dos pediatras do Centro Médico Martins, entre em contato conosco e agende uma consulta.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat