fbpx

Saúde sexual da mulher: conheça os benefícios para o seu corpo

Saúde sexual da mulher: conheça os benefícios para o seu corpo

O cuidado e a manutenção da boa saúde sexual da mulher é fundamental para se obter a saúde como um todo. Entenda as vantagens da vida sexual para a saúde feminina.

 

No mês de maio, vamos celebrar a saúde feminina com artigos criados especialmente para as mulheres. No primeiro texto, falamos sobre a importância da prática da ginástica íntima e, neste, seguimos na mesma direção, tratando sobre a saúde sexual da mulher.

Apesar da sua importância, o tema ainda é comumente visto como tabu. Afinal, por séculos, a mulher teve a vida sexual negligenciada ou até esquecida. Ela era considerada, apenas, um objeto de reprodução e de prazer masculino.

Entretanto, debater sobre saúde sexual é fundamental. Não apenas pelo prazer, mas também por se tratar de um assunto que faz parte da saúde feminina em geral. Portanto, deve ser pautado tanto em conversas dentro do consultório, quanto fora dele. Acompanhe a seguir para entender melhor sobre essa relação.

 

Saúde sexual da mulher: indicativo de saúde integral

A vida sexual está intimamente ligada ao bem-estar. Isso porque, normalmente, é preciso estar com a saúde em dia para se ter uma vida sexual satisfatória. Não apenas com as questões ginecológicas, mas, também, clínicas e psicológicas. “É fundamental, na consulta ginecológica, abordar os aspectos sexuais. Não podemos tratar apenas de hormônios” explica a ginecologista Dra. Fernanda Loureiro.

Afinal, quando se fala sobre a vida sexual da mulher, existem dois pilares importantes: os cuidados preventivos e o incentivo à sexualidade. Enquanto o primeiro é habitualmente tratado nos consultórios, envolvendo questões como exames, distúrbios hormonais e prevenção de ISTs. Mas o mesmo não se pode dizer do incentivo à sexualidade.

Esse pilar da saúde sexual, porém, não é menos importante e deve ser pauta nas consultas, principalmente nas ginecológicas. O objetivo é incentivar uma prática saudável, que traz benefícios para o corpo e mente. Sendo capaz, inclusive, de melhorar a qualidade de vida da paciente e sua saúde como um todo.

 

Benefícios da saúde sexual para o corpo

A prática sexual traz inúmeros benefícios, dentre eles:

  • Melhora na qualidade do sono e redução de dores;
  • Estímulo à concentração e à criatividade;
  • Ativação da circulação sanguínea;
  • Fortalecimento da autoestima;
  • Maior autoconhecimento;
  • Aumento da imunidade.

Uma boa saúde sexual da mulher passa por uma avaliação clínica adequada. Caso a mulher tenha outros problemas não tratados, como diabetes ou vaginismo, isso poderá fazer com que as práticas íntimas sejam prejudicadas. Portanto, é preciso verificar todas as condições pré-existentes para garantir que a questão sexual não seja afetada.

Também é desejável que os hábitos saudáveis estejam em dia, como a prática de exercícios físicos frequente e a alimentação adequada. O que, é claro, também colabora com o bem-estar do corpo em geral.

Outra questão muito relevante, mas muitas vezes ignorada, é a psicológica. O fortalecimento do amor-próprio e do autoconhecimento, são indispensáveis para a saúde sexual. Conhecer-se e saber do que gosta (ou não) faz parte do jogo, bem como ter uma boa comunicação com a pessoa com quem se tem relações. A masturbação, do mesmo modo, entra na equação, sendo uma ferramenta relevante para a autonomia e descoberta do prazer feminino.

 

Sabia quando buscar ajuda profissional

A saúde sexual sempre pode ser melhorada ao longo da vida, portanto nunca deixe de abordar esse assunto com o profissional de saúde. Que tal discutir esse tema sempre que você fizer seus exames ginecológicos de rotina?

Porém, alguns sinais podem indicar que é preciso buscar ajuda, como quando:

  • Você nota que está evitando ter contatos sexuais por inseguranças ou medo;
  • A prática envolve sofrimento ou insatisfação;
  • Há diminuição considerável da lubrificação;
  • Sente dores durante a relação sexual;
  • Há dificuldade de se ter orgasmo.

Esses pontos podem ser melhor abordados com um médico da sua confiança. Em alguns casos, condutas conjuntas com demais profissionais, como psicólogos, psiquiatras e fisioterapeutas, também fazem parte do tratamento.

Esse é um tema bastante amplo. O ideal é manter a mente sempre aberta e sem preconceitos, ter um diálogo franco com quem você mantém relações e, sempre que for preciso, buscar ajuda especializada.

Não há necessidade de se ter receios em fazer todas as perguntas, pesquisar sobre o tema, e, por que não, pensar mais no assunto? A saúde sexual está intimamente ligada à saúde geral. Ter uma vida sexual ativa, seja por meio de relações, da masturbação ou ambos, ajuda a manter o corpo e a mente sãos.

Você merece ter uma saúde sexual que, ao final, a faça ter uma sensação extrema de prazer e satisfação. Não tenha receio de buscar ajuda e de informar-se. Na CM Martins, orientamos os nossos profissionais a estarem dispostos a solucionar dúvidas e fazerem todas as perguntas que forem necessárias. A relação de confiança é fundamental, especialmente quando o assunto pode ser considerado um tabu.

Continue se informando no nosso blog e não deixe de conferir todos os artigos publicados no mês de maio, focados na saúde feminina. Siga-nos em nossas redes sociais para receber as novidades.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat