fbpx

PAPANICOLAU: SAIBA COMO E QUANDO FAZER O EXAME

PAPANICOLAU: SAIBA COMO E QUANDO FAZER O EXAME
Waist up portrait of gynecologist in white lab coat and sterile gloves using vaginal speculum during pelvic exam. She is looking at instrument and smiling

Considerado prioridade na lista dos exames de rotina, a Citologia ou Colpocitologia Oncótica – mais conhecida como Papanicolau, é um dos testes mais conhecidos pelas mulheres ao visitarem o ginecologista e leva este nome por causa de seu inventor, o médico romeno Geórgios Papanicolau.
Este exame é capaz de analisar as células do colo do útero e identificar possíveis alterações, como infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis e detectar principalmente, o câncer do colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina. Além disso, é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

COMO É FEITO O PAPANICOLAU?
Para fazer este exame, o especialista introduz o espéculo na vagina da mulherpara abrir o canal e facilitar a visualização do colo do útero e possíveisalterações como manchas e feridas. Em seguida, ele passará uma espátulaprópria para o exame no colo do útero da mulher, retirando uma pequenaamostra de células que posteriormente serão avaliadas em laboratório.Em geral, algumas mulheres relatam que o exame pode doer, mas tudodependerá da tensão por parte da paciente. Normalmente, o momento daabertura do espéculo é o que incomoda, uma vez que a vagina não estálubrificada e preparada para receber o instrumento.

QUANDO FAZER?
Recomenda-se que os exames de rotinas sejam realizados anualmente,principalmente se a mulher já tem vida sexualmente ativa. Para o Papanicolau,a paciente não pode ter feito sexo nas últimas 72 horas e, além disso, éimportante lembrar que ela não deve realizar o exame no período menstrual,pois o sangue pode alterar o resultado.
Mulheres virgens também podem fazer o teste, mas apenas em casosespeciais que os médicos vão recomendar. A coleta das células é feita pormeio de utilização de espéculo próprio para mulheres virgens, sem prejuízopara a paciente e sem risco de rompimento do hímen.
Cuidar da saúde é essencial para manter a qualidade de vida. Visite oginecologista regularmente. Com o CMM – Centro Médico Martins, você podecontar com profissionais especializados na saúde da mulher que estarão àdisposição para esclarecer suas dúvidas!

Agende uma consulta:

Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo,SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554

Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat