fbpx

Qual é o exame para detectar HPV?

Qual é o exame para detectar HPV?

Por ser uma doença, muitas vezes, assintomática, é preciso realizar o exame para detectar HPV. Saiba qual é o exame para diagnosticar a doença!

 

HPV é a sigla para Human Papiloma Virus ou Vírus do Papiloma Humano. Esse é um vírus capaz de afetar ambos os sexos e sua transmissão se dá, mais comumente, através da relação sexual desprotegida. Apesar de sua grande incidência, nem todos sabem quais são os principais sintomas e qual é o melhor exame para detectar HPV.

Segundo estudo realizado pelo Ministério da Saúde, mais da metade dos jovens brasileiros entre 16 e 25 anos foram diagnosticados como portadores do HPV. A contaminação acontece através da penetração, sexo oral, pelo sangue e, até mesmo, pelo beijo. Roupas ou objetos contaminados, como toalhas e sabonetes, também podem transmitir o vírus.

Atualmente, são conhecidos mais de 150 tipos de HPV. Associados a eles, diferentes condições podem se apresentar. Por exemplo, nos tipos 6 e 11, ocorrem condilomas (verrugas) genitais; enquanto que os tipos 16 e 18 podem causar câncer de colo de útero

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre a doença, quais são os testes mais comuns e qual o melhor exame para detectar HPV e se manter prevenido. Confira!

 

Entenda o que é HPV

O Vírus do Papiloma Humano é um tipo de tumor que se manifesta em forma de verrugas e pode aparecer em diversas regiões do corpo, principalmente na pele, mucosas e genitais. Entretanto, a maior parte dos casos não apresenta sintomas. 

Por vezes, o vírus entra em remissão natural, desaparecendo por completo em um período de 24 meses. Quando se trata de um quadro sintomático, os sinais podem aparecer entre 2 a 8 meses após o contágio. Apesar disso, há casos registrados onde se passaram 20 anos até que os primeiros papilomas se manifestassem. 

Ainda que muitas vezes os sintomas não se apresentem a olho nu, uma pessoa portadora de HPV pode transmitir o vírus. É por esse motivo que é tão importante fazer um exame preventivo e ficar atento aos sinais. Continue a leitura e descubra quais são os principais sintomas dessa doença.

 

Os principais sintomas de HPV

A aparição dos primeiros sinais frequentemente está relacionada com o tipo de HPV ao qual a pessoa foi exposta. Gestantes e pessoas com imunidade baixa tendem a manifestar os sintomas com maior frequência. As lesões podem ser divididas em duas categorias: 

 

Lesões clínicas

Com o nome técnico de Condilomas Acuminados, as lesões clínicas são as mais comuns. Aparecem em forma de verrugas e podem ter diversos tamanhos. Normalmente, não causam câncer e podem variar em quantidade e também na estrutura. Assim, enquanto algumas são achatadas, outras se apresentam mais firmes e sólidas.

Tanto nos homens quanto nas mulheres, os papilomas podem aparecer na boca, garganta, regiões pubiana e perineal, além do ânus. Nas mulheres, as lesões costumam ocorrer na vagina, vulva e até mesmo no colo do útero. Enquanto isso, nos homens, as verrugas tendem a aparecer na bolsa escrotal, no pênis, e, principalmente, na glande.

 

Lesões subclínicas

Não são visíveis a olho nu e podem ocorrer nos mesmos locais onde acontecem as lesões clínicas. Quando surgem no colo do útero, podem ser subdivididas em Neoplasia Intra-epitelial Grau I, Grau II e Grau III. As lesões causadoras do câncer de colo de útero se apresentam no Grau II e Grau III.

Por se tratar de uma doença, por vezes, silenciosa, nem sempre estar atento aos sinais é o bastante. Infelizmente, não existe uma técnica de prevenção que seja totalmente eficaz. Ainda que o uso de preservativos garanta alguma proteção, a transmissão pode se dar de diversas formas: de mãe para filho na hora do parto, por exemplo, através do toque nas genitálias ou sexo oral. 

Fazer um exame preventivo é a melhor maneira de garantir que o seu organismo não foi infectado pelo papiloma vírus. Por esse motivo, trouxemos até você os principais exames realizados na identificação do HPV. Acompanhe.

 

Conheça o melhor exame para detectar HPV

Como já sabemos, o HPV nem sempre apresenta sintomas e, algumas vezes, as verrugas são tão pequenas que passam despercebidas. Por essa razão, é indicado que, pelo menos, uma vez por ano seja feito um exame preventivo. No caso das mulheres, o ginecologista é o médico responsável por encaminhar o pedido de exame. Para os homens, o auxílio fica a cargo do urologista. 

A observação da região genital é o primeiro tipo de exame realizado em ambos os sexos. No caso dos homens, a peniscopia é o exame mais realizado com maior frequência. Se trata de um aparelho parecido com uma lupa que auxilia na busca por pequenas lesões no pênis. Ao encontrar algum sinal que levante suspeita de infecção por HPV, é feita uma raspagem no local. Em seguida, o material é enviado para análise laboratorial.

Nas mulheres, o exame mais difundido é o papanicolau. Assim como na peniscopia, no exame de Papanicolau é feita uma raspagem no colo do útero. A amostra também é enviada para análise em laboratório. Além dele, podemos citar os exames de Captura Híbrida e a Colposcopia, onde amostras também são retiradas.

Contudo, atualmente a melhor forma de identificar o Papiloma Vírus é através do Teste de HPV. Como nos exames citados anteriormente, é feita uma coleta de material. Porém, com essa análise é possível identificar, por meio do DNA do vírus, qual é o subtipo de HPV que está atuando no organismo. 

Dessa maneira, pode-se diagnosticar precocemente os casos de papiloma cancerígeno. Ainda que nem sempre um resultado positivo para HPV signifique a possibilidade de um câncer futuro, esse teste ajuda tanto na prevenção quanto na busca pelo tratamento mais adequado.

Infelizmente, ainda não existe cura para o Vírus do Papiloma Humano. Fazer um exame para detectar HPV, ficar atento aos sinais e visitar um especialista regularmente colabora para que um tratamento adequado e eficaz tenha início, caso haja o contágio. Entre em contato com nossos profissionais e agende uma consulta conosco!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat