fbpx

SAIBA COMO IDENTIFICAR OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

SAIBA COMO IDENTIFICAR OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata aparece de forma silenciosa em sua fase inicial. Normalmente, os pacientes não apresentam nenhum sintoma e, quando apresentam, lembram os mesmos sinais do crescimento benigno da próstata, que afeta mais da metade dos homens com mais de 50 anos e que ocorre naturalmente com o avançar da idade.

O problema é que essa variação no tamanho da próstata nem sempre é normal. Cerca de 60% dos casos desse tipo de doença são diagnosticados em indivíduos acima de 65 anos. Mas a faixa etária não é o único risco.

Saiba como identificar os sintomas do câncer de próstata.

  • Dificuldade para fazer xixi;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Vontade de urinar várias vezes durante o dia ou à noite;
  • Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após ir ao banheiro;
  • Dor na região dos testículos;
  • Disfunção erétil;
  • Sangue na urina ou no sêmen.

Já em um estágio mais avançado da doença, é comum que o homem sinta dores no corpo na região das costas, quadril, coxas e ombros, além de incontinência urinária e insuficiência renal nos casos mais graves.

Uma vez identificados os sintomas, a recomendação do Ministério da Saúde, através do INCA (Instituto Nacional de Câncer), é que a pessoa procure o médico urologista para fazer os exames que possam investigar o caso de maneira mais precisa, como por exemplo:

Toque retal: o médico consegue avaliar o tamanho, forma e textura da próstata através do toque com o dedo, protegido por uma luva lubrificada no reto.

Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Quanto mais alto o nível de proteína, a possibilidade de ser câncer é maior, por isso, para confirmar a doença é preciso realizar uma biópsia.

TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Diagnosticar e cuidar do câncer de próstata na fase inicial pode evitar que se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada. A escolha do tratamento será definida de acordo com a necessidade do paciente.

A cirurgia é a opção mais comum, pois é feita a retirada da próstata. Ou seja, se a doença estiver no estágio inicial, pode trazer a cura total. No caso da radioterapia, ela é uma alternativa quando a cirurgia é contraindicada ou quando o paciente não quer ser operado. Já a terapia hormonal é usada para controlar o desenvolvimento da doença.

Caso você, homem, apresente estes sintomas e queira saber mais sobre os riscos e os benefícios que podem trazer ao realizar os exames de rotina, converse com o médico urologista!

Conte com o CMM – Centro Médico Martins. Nossa equipe de Urologia está à disposição para esclarecer suas dúvidas.

Agende uma consulta:

Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554

Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat