fbpx

Tenossinovite de Quervain: causas e tratamentos para a dor no polegar

Tenossinovite de Quervain: causas e tratamentos para a dor no polegar

A dor no polegar, chamada de Tenossinovite de Quervain, é causada por uma inflamação no tendão e na estrutura que o envolve. Leia o texto e conheça a condição!

 

O polegar é o dedo mais importante para os seres humanos. Isso porque ele trouxe um grande avanço evolutivo e nos diferencia de outras famílias de mamíferos. Talvez você não perceba, mas é por causa dele que é possível agarrar objetos e realizar várias tarefas. Não é só para fazer joinha, ou digitar no celular, viu? Porém, em alguns momentos, essa estrutura pode passar por uma inflamação, a chamada Tenossinovite de Quervain.

Ainda não se sabe ao certo as causas do quadro. Contudo, uma delas é o uso excessivo, sobrecarregando o dedo. No artigo de hoje, conheça outras razões e os tratamentos para a dor no polegar!

 

Dor no polegar: conheça a Tenossinovite de Quervain

Antes de falar da enfermidade, é preciso apresentar a estrutura que é afetada. O tendão é um tecido fibroso que mantém músculos e ossos ligados. Além disso, é responsável por movimentos, como abrir a mão. Em algumas partes do corpo, eles estão localizados dentro de bainhas, que são responsáveis por permitir o movimento sem atrito. Assim, a Tenossinovite de Quervain é uma condição dolorosa que afeta essa área do polegar.

O nome pode assustar, mas o significado é simples: tenossinovite é a inflamação da membrana que reveste o tendão. Já Quervain é o sobrenome de um ortopedista, chamado Fritz. Ele foi o cirurgião que estudou a fundo a condição e publicou artigos sobre o assunto, em 1895.

 

Entenda as possíveis causas para dor no polegar

Como foi dito no início do texto, ainda não é possível definir exatamente o que causa a Tenossinovite de Quervain. Porém, médicos e pesquisadores já entendem que a sobrecarga de uso do polegar agrava o quadro. Assim, quem digita bastante tem uma predisposição maior a desenvolver a doença. Por isso, ela é considerada uma DORT, ou seja, Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho.

Muitas atividades são conhecidas pelas intensas repetições de tarefas e isso afeta bastante a saúde do trabalhador. Logo, para evitar o quadro, é importante manter a ergonomia no trabalho. O uso em excesso do celular precisa ser evitado, já que é um costume digitar com os polegares, gerando sobrecarga.

Atletas também devem cuidar dessa área. Então, pessoas que jogam tênis, squash e golfe, por exemplo, usam o polegar e o punho com bastante intensidade. Praticantes de lutas e de musculação são outro grupo que sofre com dor no polegar.

Algumas doenças crônicas podem potencializar inflamações no local. Por isso, pacientes com diabetes, hipotireoidismo, gota e artrite reumatoide devem ficar atentos aos primeiros sinais, que vamos explicar mais à frente.

Desde os primeiros estudos de Quervain, percebeu-se que as mulheres são mais afetadas pela síndrome. Assim, aquelas que estão passando pela menopausa, quando há uma grande alteração hormonal, estão mais suscetíveis a sentirem dor no polegar. Isso pode acontecer mesmo que elas não realizem atividades repetitivas.

 

Tenha atenção aos sintomas e tratamentos da Tenossinovite de Quervain

No início, é possível que o paciente sinta uma dor fraca na lateral do dedo, chegando ao punho. Conforme se intensifica, ela pode irradiar para o antebraço. Continue a leitura e veja outros sintomas!

  • Incômodo ao realizar movimentos laterais;
  • Dificuldade para segurar objetos;
  • Formação de nódulos;
  • Enrijecimento;
  • Inchaço.

O ortopedista é quem designa a melhor forma de curar essa dor. De acordo com o Dr. Thiago de Santana, ortopedista no Centro Médico Martins, os procedimentos são variados, dependendo da intensidade dos sintomas. “Dor no punho e no polegar estão relacionados com a Síndrome de Quervain, que é a tendinite do polegar. O tratamento envolve imobilização, medicação, fisioterapia e, até mesmo, infiltração no tendão que está lesionado”, relata.

A infiltração citada ocorre da seguinte forma: o profissional injeta corticoide no local, com objetivo de diminuir a inflamação. Além disso, compressas frias são usadas para reduzir o incômodo nos casos agudos da doença, enquanto as quentes são para os crônicos. A acupuntura também é uma alternativa para o alívio da dor. Porém, em situações mais sérias, a cirurgia é indicada para descomprimir o tendão e reverter os danos.

Um ponto importante que deve ser observado é que a imobilização não pode ser usada por muito tempo. Algumas pessoas fazem isso por medo de sofrer novas lesões. Contudo, é essencial seguir a orientação do médico. Isso porque o repouso em excesso pode atrofiar a estrutura.

 

Veja dicas simples para não sobrecarregar o punho e o polegar

A prevenção é sempre o melhor remédio. Por isso, veja 3 dicas fáceis de seguir para evitar sobrecarga no local:

  1. Faça alongamentos antes de iniciar as atividades. Ele é um fator de fortalecimento da musculatura, o que diminui as chances de lesões;
  2. Realize pausas, principalmente entre tarefas repetitivas. Inclusive, a prática vai ser positiva para todo o corpo;
  3. Evite o excesso de peso, isso força a estrutura.

O Dr. Thiago apresentou a Tenossinovite de Quervain como uma tendinite, só que do polegar. Essa é uma doença que pode afetar outras estruturas, principalmente aquelas expostas ao esforço continuado. Por isso, para conhecer melhor o distúrbio e seus sintomas, leia o nosso artigo sobre inflamação nos tendões!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat