fbpx

Golden hour: entenda por que a primeira hora de vida é tão importante

Golden hour: entenda por que a primeira hora de vida é tão importante

A primeira hora pós-parto, é conhecida como golden hour, é quando acontece o primeiro contato entre mãe e filho. Para saber mais sobre o assunto, leia este artigo.

 

Já é comum ouvirmos por aí que, quando uma criança nasce, nasce uma mãe, não é mesmo? Isso porque cada parto é um momento único na vida de uma mulher. Para ela, não há nada mais emocionante do que o primeiro contato com o seu bebê: pegá-lo no colo, sentir o seu cheiro, amamentá-lo. Essa é a conhecida golden hour, a hora de ouro!

Esse assunto ainda soa como novidade para muitas pessoas. Então, se você é mãe, gestante ou tem planos de engravidar, leia este artigo! Nele, compartilharemos algumas informações sobre a importância da primeira hora de vida do seu bebê. E se você é pai, avó, tia, madrinha, atente-se a esse conteúdo, também. 

 

Golden hour: entenda o que é e a sua importância

Como mencionamos, golden hour, basicamente, é a primeira hora após o parto. Ela recebe esse nome porque é um momento de conexão muito grande entre a mãe e o bebê. É uma hora de ouro para os dois! Antigamente, o protocolo pós-parto era levar a criança para ser avaliada, pesada e outros cuidados. É importante ressaltar que esses cuidados, são indispensáveis. Porém, com o passar do tempo e avanço da medicina, pôde-se perceber que, em muitos casos, esses procedimentos poderiam esperar. 

Atualmente, muitos profissionais praticam e defendem o contato entre mulher e recém-nascido, imediatamente após o parto. E ela pode ser vivenciada tanto para quem faz o parto normal ou cesárea. Para descobrir quais fatores determinam o tipo de parto, clique aqui

É nesse momento que o neném sente o cheiro da mãe, sua temperatura e é amamentado pela primeira vez. Segundo a Organização Panamericana de Saúde, o aleitamento materno na golden hour protege o bebê de infecções, salvando muitas vidas. Afinal, quando amamentados parcialmente ou não recebem o leite materno nesse instante, as chances de diarreia e infecções são grandes. Isso acontece porque o primeiro leite, conhecido como colostro, é rico em anticorpos e nutrientes. Dessa forma, muitos profissionais o chamam de “primeira vacina do bebê”.

Além disso, receber primeiro o cuidado da mãe, para depois os dos profissionais, diminui o estresse do recém-nascido. Afinal, ele está lá acomodado em uma temperatura agradável, no útero. Ao nascer, tem contato com uma temperatura diferente. Isso, em algumas crianças, pode causar hipotermia. Mas o contato com o corpo da mãe pode evitar que ela aconteça. 

 

Confira os benefícios da golden hour

Além da importância da golden hour, como citamos, a hora dourada proporciona alguns benefícios tanto para a mãe quanto para o recém-nascido. Podemos citar o fato de que ocorre uma amamentação precoce. Nessa primeira hora, o aleitamento libera uma substância química muito importante para a criação do vínculo entre mãe e filho: a ocitocina. Considerado o “hormônio do amor”, ele faz com que seja mais harmonioso o primeiro contato.

A ocitocina, inclusive, beneficia a mãe, pois auxilia na recuperação do útero. Assim, colabora para que ele volte, o quanto antes, para o tamanho normal. Além do que, reduz o estresse tanto da criança quanto da mulher. Igualmente, há profissionais que relatam que por conta da hora dourada, há menos abandono materno e depressão pós-parto.

Também, há outra vantagem que a golden hour proporciona ao bebê: o clampeamento tardio do cordão umbilical. Alguns profissionais, inclusive a OMS, defendem que essa prática faz com que o recém-nascido ganhe, aproximadamente, 100 ml de sangue, por meio do cordão e da placenta. E isso faz com que a ação diminua o risco de anemia infantil.

Outro benefício da golden hour é a estabilização mais rápida de frequência cardíaca e glicemia do bebê. Ele é acolhido no colo da mãe, sentindo-se seguro e aconchegado. Ainda, proporciona para a mulher a diminuição dos riscos de hemorragia pós-parto, além de auxiliar a controlar a pressão arterial. Consequentemente, reduz as chances de haver eclâmpsia. Principalmente, se teve pressão alta na gestação.

 

Como acontece a hora dourada

Seja de parto normal ou cesárea, assim que nasce, o  bebê é colocado em contato com  a mãe. É muito simples, não é mesmo? Porém, isso só pode acontecer caso ele esteja respirando bem, dando o famoso choro ao nascer e o seu corpinho esteja enrijecido. Também, recém-nascidos com algumas malformações podem exigir cuidados imediatos. 

Pode ocorrer de, antes do primeiro contato com a mãe, os profissionais coloquem a pulseirinha de identificação ou realizem algum outro protocolo do hospital. Mas sem comprometer a golden hour. Prematuros que estejam bem e que nasceram depois da trigésima quarta semana, também podem ter a hora dourada. Porém, nessa situação, o pediatra avalia o bebê enquanto ele tem o primeiro contato com a mamãe. 

Como você deve ter percebido, a golden hour é uma prática de parto humanizado, que já é adotada por muitos profissionais e hospitais. Por isso, mesmo que seja realizada a cesárea, o local onde o bebê nascerá é preparado para proporcionar uma melhor hora dourada. Inclusive, é muito importante contar com o suporte e atendimento de pessoas capacitadas para agirem nesse momento. Pois, caso alguma urgência ocorra, elas saberão o que fazer para garantir a segurança tanto do neném, quanto da mãe. 

Inclusive, quando a mulher necessita de algum cuidado após dar à luz, a impedindo de ter contato com o seu bebê, esse momento pode ser realizado com o pai. Assim, nessa situação, o recém-nascido é colocado no colo do pai e os profissionais podem ajudá-lo a interagir com a criança.

Quer saber mais sobre a golden hour, sobre a hora do parto e, claro, os exames pré-natal? Então, entre em contato conosco e agende uma consulta com nosso especialista. Aqui na CM Martins, o atendimento é feito de forma humanizada para proporcionar uma melhor experiência para você, desde o primeiro momento em nossa clínica. E para continuar recebendo informações sobre saúde e bem-estar, não se esqueça de acessar, regularmente, nosso blog.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat