fbpx

ENTENDA SOBRE A DEPRESSÃO PÓS-PARTO E COMO IDENTIFICAR OS SINAIS

ENTENDA SOBRE A DEPRESSÃO PÓS-PARTO E COMO IDENTIFICAR OS SINAIS

O nascimento de um bebê pode trazer um misto de emoções para toda a família, mas o resultado da soma das combinações de fatores físicos e emocionais pode interferir na capacidade da mãe cuidar de si mesma e, principalmente, de seu filho por conta da depressão.

Segundo o Ministério da Saúde, um estudo realizado pela pesquisadora Mariza Theme, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), constata que a depressão pós-parto acomete mais de 25% das mães no Brasil.

A depressão pós-parto é uma condição de profunda tristeza e desesperança que acontece logo após o parto. Muitas vezes esse quadro evolui para situações mais extremas, trazendo inúmeras consequências no relacionamento da mãe e do bebê, inclusive no aspecto afetivo e desenvolvimento social da criança.

CAUSAS

Não é possível destacar uma causa específica para a depressão pós-parto. Ela pode estar associada a fatores físicos, emocionais e histórico familiar, mas o principal motivo é o enorme desequilíbrio de hormônios por conta do término da gravidez.

Privação de sono, isolamento, falta de apoio do parceiro, da família e filhos mais velhos ciumentos também são motivos de preocupação. E isso não afeta somente as mulheres. No caso dos homens, a depressão pós-parto pode acontecer por causa da preocupação excessiva e a capacidade de cuidar de um recém-nascido.

SINAIS E SINTOMAS

Os sinais que a família precisa se atentar são:

● Tristeza constante;

● Alterações de humor severas;

● Chorar muitas vezes ao dia;

● Dificuldade para estabelecer um contato mais próximo com o bebê;

● Insônia ou dormir demais;

● Falta de vigor para realizar atividades;

● Falta de concentração;

● Ansiedade

Além destes sintomas, um particularmente chama a atenção: a mulher pode pensar em sua morte ou na próprio bebê, ao sentir uma vontade súbita de prejudicá-lo de alguma maneira.

TRATAMENTO

O apoio da família, parceiro(a) e amigos é extremamente importante para ajudar a prevenir e tratar a depressão pós-parto. É importante estar atento aos sintomas e buscar ajuda o quanto antes, principalmente relatá-los ao médico ginecologista/obstetra enquanto realiza as consultas de rotina. O CMM – Centro Médico Martins conta com uma equipe especializada em Ginecologia, que poderá apontar o melhor tratamento para uma recuperação rápida e completa.

Agende uma consulta:

Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554

Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat