fbpx

CÂNCER DE PRÓSTATA: RISCO PRINCIPAL É A IDADE

CÂNCER DE PRÓSTATA: RISCO PRINCIPAL É A IDADE

Novembro Azul é o mês do combate ao câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, ele é o quarto tipo mais comum. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A próstata é uma glândula que somente o sistema genital masculino possui. Está localizada abaixo da bexiga e na frente do reto e é responsável, juntamente com as vesículas seminais, por produzir o esperma, podendo variar de tamanho dependendo da idade do homem.

Existem vários fatores que podem ser responsáveis pelo câncer de próstata, porém, sabe-se pouco sobre eles, uma vez que os estudos epidemiológicos têm apresentado resultados inconsistentes. O que se sabe ao certo é que a faixa etária é o principal fator de risco.

RISCOS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Cerca de 60% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados em homens acima de 65 anos. Mas esse não é o único risco. Veja outros exemplos:

Hereditariedade: quando no histórico familiar dois ou mais parentes de primeiro grau tiveram/têm a doença, como por exemplo pai, irmão e tio;

Raça: o câncer de próstata é mais comum em homens negros;

Alimentação: quando o homem não tem hábitos saudáveis, como ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, fibras em geral e gordura de origem animal;

Obesidade: Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado, aponta o INCA;

Estilo de vida: o consumo excessivo de álcool e tabagismo.

Para reduzir os riscos do câncer de próstata, é preciso adotar práticas saudáveis como ter uma boa alimentação, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, não fumar e praticar alguma atividade física.

Recomenda-se que o homem com mais de 40 anos faça check-up pelo menos uma vez por ano. Caso esteja em algum dos grupos de risco, o ideal é que as visitas ao especialista sejam realizadas com mais frequência.

Portanto, a prevenção significa aumentar a chances de um diagnóstico precoce. Conte com o CMM – Centro Médico Martins. Nossa equipe de Urologia está à disposição para esclarecer suas dúvidas.

Agende uma consulta:

Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554

Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat