fbpx

CÂNCER DE MAMA: AUTOEXAME AJUDA NO DIAGNÓSTICO, MAS NÃO É O SUFICIENTE

CÂNCER DE MAMA: AUTOEXAME AJUDA NO DIAGNÓSTICO, MAS NÃO É O SUFICIENTE

Outubro Rosa é o mês do combate ao câncer de mama, que é o segundo tipo de tumor mais frequente do Brasil, atrás apenas do de pele. De acordo com estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), são aproximadamente 60 mil novos casos por ano.

O caroço no seio, acompanhado ou não de dor, é o sintoma mais fácil de ser percebido. Além disso, podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Em alguns casos, a mama fica semelhante a uma casca de laranja.

O autoexame é uma das formas de ajudar a detectar a doença. Mas quando fazer o autoexame da mama? A partir dos 20 anos de idade, é recomendado realizar o procedimento mensalmente sete dias após a menstruação; depois da menopausa, deve-se escolher um dia por mês. O toque das mamas faz com que a mulher conheça melhor o próprio corpo, fazendo com que ela seja capaz de identificar possíveis alterações.

COMO FAZER O AUTOEXAME

Procure fazer de pé, com o corpo molhado durante o banho. Com as mãos ensaboadas, levante o braço esquerdo, colocando atrás da cabeça. Depois disso, apalpe suavemente a mama esquerda com a mão direita fazendo a seguinte sequência:

  • Com os dedos da mão esticados e juntos, faça movimentos circulares em toda mama. Depois, faça novamente de cima para baixo;
  • Em seguida, pressione os mamilos suavemente para observar se está saindo algum líquido.
  • Repita os mesmos passos na mama do lado direito.

Descobriu como fazer o autoexame? Muito simples, não é? Porém, é necessário destacar que esse não é o jeito mais eficaz de diagnóstico por um motivo bem simples: quando a mulher sente o nódulo, ele provavelmente já está em estágio avançado e grande. Sem contar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso a importância da realização de exames clínicos de forma regular com profissionais de saúde.

EXAMES PARA DESCOBRIR CÂNCER DE MAMA

De acordo com o Ministério da Saúde, se uma pessoa da família teve câncer de mama antes dos 50 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam. Quem já teve câncer em uma das mamas ou de ovário, em qualquer idade, também tem mais riscos. Nesses casos, o recomendado é que se faça o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano a partir dos 35 anos de idade.

Já para as mulheres que estão fora desse grupo de risco, o indicado é que se faça, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos a partir dos 40 anos de idade. Esse exame é um raio X capaz de mostrar se existem lesões antes mesmo da manifestação dos sintomas.

Caso seja identificada alguma alteração, o médico pode pedir outros exames, como ultrassom, biópsia ou ressonância magnética para confirmar ou não o câncer de mama. Quanto antes a doença for descoberta, maiores são as chances de sucesso no tratamento.

Previna-se! Pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação saudável e equilibrada, e faça seus exames regularmente.

O CMM – Centro Médico Martins conta com uma equipe especializada na saúde da mulher, sempre pronta para esclarecer as suas dúvidas e dedicar um atendimento personalizado.

Agende uma consulta:

Unidade Itaquera:
Rua Santa Marcelina 240 – Vila Carmosina – São Paulo, SP 08270-070
Telefone : (11) 2535-0395
Whatsapp: (11) 95058-5554

Unidade Anália Franco:
Avenida Regente Feijó 944 – Sala 410b – São Paulo, SP 03342-000
Telefone : (11) 2671-1037
Whatsapp: (11) 95058-5554

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat