fbpx

8 fatos que toda mulher deveria saber sobre a reposição hormonal

8 fatos que toda mulher deveria saber sobre a reposição hormonal

Os sintomas do climatério podem ser bastante incômodos e assustar as mulheres. Conheça alguns fatos sobre a reposição hormonal, que pode ajudar no período.

 

A vida é feita de ciclos. Nas mulheres, as mudanças vêm acompanhadas de alterações físicas e hormonais. No início da adolescência, por exemplo, acontece a menarca. Há o desenvolvimento dos seios, aumento do quadril, nascimento de pelos e o início do ciclo menstrual. Já entre os 40 e 50 anos, esse estágio começa a sofrer alterações. É o fim do período reprodutivo, com o climatério e a chegada da menopausa.

Essa etapa é vista, muitas vezes, com medo e preocupação. Porém, é importante entender que é uma fase natural da vida. Com informações e tratamentos corretos, é possível encarar a chegada da menopausa com mais tranquilidade. A reposição hormonal é uma das alternativas. Leia o artigo a seguir e conheça 8 fatos sobre ela!

 

Menopausa e reposição hormonal: saiba o que são

Você sabia que as mulheres nascem com os folículos ovarianos (estruturas que guardam os óvulos dentro do ovário) de toda a vida? Não há produção ou substituição de novos folículos. Assim, o período em que ela pode ter filhos compreende a liberação do primeiro óvulo até o dia do último. A menstruação final é a chamada menopausa e o que a antecede é o climatério.

O climatério pode ser assintomático, mas muitas mulheres apresentam sinais que vão se intensificando com a redução dos hormônios. Antes de cessar, a menstruação pode ficar irregular, com ciclos fora do esperado e alterações no fluxo. Além disso, ondas de calor, ressecamento vaginal, diminuição da libido, incontinência urinária, irritabilidade, perda de memória, indícios depressivos e osteoporose também são observados. E é nesse ponto que a terapia de reposição hormonal entra.

 

8 fatos sobre reposição hormonal que você precisa saber

 

1. Ela eleva os níveis de estrogênio e progesterona

Quando a produção de estrogênio no corpo diminui, traz uma série de sintomas que já são característicos dessa fase. Por isso, a reposição hormonal age para equilibrar novamente os níveis do hormônio no organismo, assim como a progesterona.

 

2. Existem várias formas de fazer reposição hormonal

É possível fazer reposição hormonal com creme, gel ou anéis vaginais, por comprimidos e adesivos transdérmicos. A escolha vai depender dos sintomas de cada paciente.

 

3. Reduz os sintomas do climatério

Com os níveis de estrogênio e progesterona mais altos depois do início da reposição, os sintomas da desregulação hormonal tendem a desaparecer ou ficar mais brandos. Assim, com menos ondas de calor e mudanças de humor, por exemplo, a mulher ganha qualidade de vida.

 

4. Não atrasa a chegada da menopausa

A terapia de reposição hormonal não vai atrasar a chegada da menopausa. Como foi dito no item anterior, o objetivo dela é diminuir desconfortos e melhorar a saúde da paciente.

 

5. Não há consenso sobre o tempo de tratamento

Cada mulher vai ter uma transição com sintomas e intensidades diferentes. Por isso, não existe um tempo padrão de tratamento. Porém, os efeitos são mais benéficos quando é feito no período do climatério, ou seja, antes da chegada da menopausa.

 

6. Não é o único tratamento possível

A via hormonal não é o único recurso para aliviar os desconfortos da pré-menopausa. Enxaquecas, problemas de pele, sintomas depressivos, ansiosos e insônia podem ser tratados com medicamentos específicos para esses fins. Remédios fitoterápicos são grandes aliados.

Além disso, é interessante adotar hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, dieta equilibrada, parar de fumar e diminuir a ingestão de álcool.

 

7. Diminui riscos cardiovasculares

Nas mulheres, depois dos 40 anos, o risco de doenças cardiovasculares aumenta. Esse índice fica ainda maior com a chegada da menopausa. A queda dos hormônios deixa o corpo suscetível. Assim, a reposição hormonal reduz as chances de infarto e AVC, por exemplo. Para isso também é importante manter os hábitos saudáveis do item anterior!

 

8. Existem contraindicações

A reposição não é para todas as mulheres. Alguns quadros pré-existentes são proibitivos para esse tipo de terapia, como:

  • Predisposição para câncer de mama ou de endométrio;
  • Distúrbios hepáticos;
  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Trombose;
  • Diabetes.
 

Se você percebeu que pode estar vivendo o climatério, procure um médico para que, juntos, descubram qual a melhor solução para o seu quadro. Para os distúrbios da saúde mental, os profissionais da psicologia e psiquiatria são muito importantes. De forma alguma pratique a automedicação! Use este artigo para se informar sobre o assunto, mas lembre-se que ele não substitui a consulta médica.

No artigo de hoje nós mostramos não só que a menopausa é uma fase normal da vida adulta da mulher mas também que a reposição hormonal é uma das alternativas para os sintomas do período. Agora, temos outro artigo que você possa se interessar: saúde sexual da mulher: conheça os benefícios para o seu corpo. Boa leitura!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat