fbpx

Descubra as causas e tratamentos para a dor crônica no quadril

Descubra as causas e tratamentos para a dor crônica no quadril

A dor no quadril afeta pessoas de todas as idades e acarreta limitações aos movimentos. Conheça suas principais causas e os tratamentos mais comuns.

 

A dor no quadril pode ser muito incômoda e, quando não tratada corretamente, pode chegar ao ponto de prejudicar a sua mobilidade. Se você sente um desconforto nessa área toda vez que se senta, sobe escadas ou pratica algum esporte, fique alerta! Geralmente, essa condição começa discreta e vai se agravando com o passar do tempo, devido ao esforço contínuo da articulação.

Nossa coxa é composta por um único osso, o fêmur. Em sua extremidade superior, que fica em contato com a pélvis, há uma protuberância chamada trocânter. Nesse local existem algumas bursas, que são pequenas bolsas que contém um líquido lubrificante, que servem para reduzir o atrito entre os ossos. 

Junto ao mecanismo de lubrificação, há também uma cartilagem macia que auxilia no deslizamento dos ossos e absorve os impactos. Além, é claro, de proporcionar a sustentação e a movimentação do nosso corpo. Sendo assim, a dor no quadril pode surgir como consequência de diversos fatores como traumas, desgastes ou degeneração. 

Continue lendo e descubra, a seguir, quais são as principais causas de dor no quadril!

 

Saiba quais são as principais causas de dor no quadril

Muitas vezes o desconforto tem origem em decorrência de alguma lesão, seja ela muscular, óssea ou, até mesmo, nos tendões. Outras vezes, surge como fruto de um processo inflamatório. Em episódios agudos, causados por algum tipo de contusão, o tratamento pode ser feito com a administração de compressas de água quente, evitando também movimentos que causem impacto.

Porém, quando o incômodo perdura por dias e tem grande intensidade, ou quando você sofre alguma colisão mais contundente, o problema pode se tornar crônico. Nesse caso, o mais aconselhado é procurar auxílio médico. Conheça agora quais são as principais causas de dor no quadril.

 

Bursite

A bursite é a inflamação das bursas, que são bolsas compostas por tecido conjuntivo que tem como principal função absorver os impactos sofridos durante a movimentação. Essa é uma das causas mais comuns e ocorre devido ao atrito entre o tecido fibroso e o fêmur. 

Geralmente está associada a pequenos traumas, esforço repetitivo, desequilíbrio ou fraqueza na estrutura muscular que se insere na região. Caracteriza-se por uma dor profunda na parte lateral da coxa, podendo surgir em ambos os lados do corpo.

 

Tendinite

A tendinite se trata de uma inflamação nos tendões. Eles são as extremidades dos músculos e proporcionam estabilidade. A condição pode ser causada por uma pisada em falso, lesão ou movimento repetitivo. Em casos mais graves, pode culminar com o rompimento da estrutura. Assim como na bursite, a dor ocorre na parte lateral do quadril e pode se irradiar pela perna. Geralmente, piora durante a prática de exercícios, caminhadas ou corridas. 

 

Artrite ou artrose

Frequentemente acontecem em pessoas com idade avançada, por volta dos 60 anos e podem estar associadas à osteoporose. Porém, isso não é uma regra. Enquanto as artrites são inflamações das articulações, as artroses são uma degeneração das cartilagens das mesmas. Além da dor, causam rigidez aos movimentos. O desgaste ocorre gradativamente até o ponto em que o osso fique exposto, causando atrito entre as estruturas da articulação.

 

Dor lombar

Como a região pélvica é responsável pela sustentação do corpo em um trabalho conjunto com outros sistemas, é muito comum que ocorra dor no quadril em decorrência de algum problema na lombar. Nesses casos, podemos citar as hérnias de disco e a compressão do nervo ciático como causas relacionadas. 

 

Os tratamentos disponíveis 

A dor no quadril, comumente, está relacionada a algum tipo de inflamação ou desgaste articular. Com isso, a forma mais comum de tratamento passa pela administração de pomadas ou comprimidos anti-inflamatórios, analgésicos ou, até mesmo, pela aplicação de compressas no local. Nesse caso, o indicado é utilizar uma bolsa térmica morna por 15 minutos sobre a região dolorida, de 2 a 3 vezes ao dia.

Em alguns casos, seu médico pode sugerir que você comece uma rotina de alongamentos, reforço muscular ou fisioterapia. Do mesmo modo, exercícios que não causam impacto ― como ciclismo, natação, hidroginástica, yoga e pilates ― podem trazer alívio para a dor. Muitas vezes essa abordagem pode, inclusive, gerar a remissão do problema. O repouso também é indicado, porém, não pode ser considerado como uma forma de tratamento, pois em excesso pode ser prejudicial.

Entretanto, quando a dor for muito intensa e persistir por muitos dias, procure um médico. Faça o mesmo quando ela surgir repentinamente ou causar uma diminuição muito significativa na amplitude dos movimentos. 

Em casos mais severos, é possível que uma intervenção cirúrgica seja aconselhada. Quando se trata de uma situação como essa, muitas vezes se faz necessária uma operação de troca da articulação por uma prótese.

 

Alguns cuidados extras podem ajudar

Independente de qualquer que seja a patologia, a forma de prevenção mais indicada é a manutenção de hábitos saudáveis. Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes essenciais, garante saúde para os ossos, músculos, tendões e cartilagens. Como consequência direta de uma boa nutrição, aliada a uma combinação de exercícios aeróbicos e anaeróbios, a estrutura corporal fica mais firme, evitando o sobrepeso e protegendo todos os sistemas do nosso corpo.

Busque sempre praticar esportes de maneira consciente para evitar lesões e não se expor a situações de risco. Uma das principais causas de dor na quadril são as fraturas e com o avanço da idade a ocorrência de tombos também aumenta. Então, é muito importante que você busque ajuda médica imediatamente caso sofra algum trauma. Infelizmente, a maior parte desses acidentes necessitam de cirurgia, especialmente em idosos.Fique atento ao sinais e converse com o seu médico sobre os seus sintomas. Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos atendentes e agende uma consulta com nossos especialistas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat