fbpx

Não basta apenas saber onde fica: entenda mais sobre o clitóris

Não basta apenas saber onde fica: entenda mais sobre o clitóris

Embora esteja ganhando mais destaque, ultimamente, ainda há muitos tabus sobre o clitóris. Então, leia este artigo e saiba mais sobre o órgão do prazer feminino.

 

Ainda que seja algo natural do ser humano e de, hoje em dia, termos mais abertura para falar sobre sexo, alguns assuntos ainda são verdadeiros mistérios. Como é o caso dos orgasmos femininos e o grande responsável por eles: o clitóris.

Talvez, você já tenha visto, por aí, artigos como este, matérias em revistas, livros, vídeos e outras formas de conteúdo sobre esse órgão. Porém, mesmo com toda a quebra de tabu que a nossa cultura vem passando, nem todas têm mostrado mudanças. Tanto que, conforme a OMS, a mutilação genital feminina afeta mais de 200 milhões de mulheres, em mais de 30 países. A prática consiste na remoção (parcial ou total) da genitália externa ― incluindo o clitóris.

Mas, tanto aqui no Brasil, como em outras diversas nações, temos cada vez mais acesso à informação sobre o prazer feminino, decidimos criar este artigo. Nele, falaremos sobre esse órgão tão importante para a vida da mulher. Continue a leitura!

 

 

Clitóris: o que é, onde fica e qual a sua função

Muitas pessoas acham que o clitóris é apenas aquela glande, bem pequeninha, entre os nossos lábios inferiores, lá em cima da nossa vulva. Mas ele é bem maior! Mede, aproximadamente, 4 cm e tem, praticamente, o dobro de terminações nervosas que a glande peniana”. Quem diz isso é a Dra. Fernanda Bellomo, fisioterapeuta aqui na CM Martins.

Clitóris é uma palavra que vem do grego “kleitoris“, cujo significado é “pequeno monte”. A primeira pessoa a mencioná-la em seus estudos, lá na Grécia Antiga, foi nada mais, nada menos, que Hipócrates, considerado o pai da medicina. Para o antigo pesquisador, a mulher também produzia esperma, e poderia engravidar se alcançasse o orgasmo. Por isso, ele sugeria que os homens estimulassem o órgão feminino de suas companheiras para que elas concebessem.

A função do clitóris é proporcionar o prazer feminino, sendo o único órgão destinado exclusivamente para isso. “Ele não envelhece!”, segundo a Dra. Fernanda. Possui mais de 8 mil terminações nervosas e seu tamanho pode variar de pessoa para pessoa. A parte visível, que tem cerca de meio centímetro ― e, quando estimulada, pode chegar a 2 cm  ― é conhecida como glande. Fica localizada  acima da abertura da uretra, na junção frontal dos pequenos lábios. Mas, em sua totalidade, costuma ter, por dentro da vagina, bulbos com 10 cm de comprimento de cada lado.

 

 

Alguns tabus sobre o clitóris

Durante muito tempo, o prazer feminino  ― assim como o clitóris  ― foram tabus para a sociedade. A mulher era vista apenas como uma procriadora. Então, seus desejos e vontade eram reprimidos. Na chamada “caça às bruxas”, na idade média, as mulheres que sabiam estimular o clitóris eram consideradas feiticeiras. Freud, o pai da psicanálise, acreditava que o estímulo dessa glande era coisa de mulheres imaturas, que ainda não estavam desenvolvidas fisicamente para o orgasmo vaginal. Nas aulas de ensino sexual, por exemplo, o órgão não era indicado no sistema reprodutor feminino.

Tanto que o primeiro exame de imagem que se tem notícia de um clitóris ereto aconteceu somente em 1998. Já o primeiro mapeamento dele foi feito em 2008. Como o órgão começou a ser mais estudado no fim dos anos 1990, ainda há muitas curiosidades e dúvidas sobre ele. Ponto G, Ponto C, prazer vaginal, são muitos os pontos falados sobre o orgasmo.

Mesmo após começar a ser mais estudado, ainda se acreditou, por um período, que haviam dois tipos de orgasmos: o vaginal e o clitoriano. Mas, conforme recentes estudos e, confirmado pela Dra. Fernanda, “hoje, a gente já sabe que todo orgasmo provém do clítoris, seja ele por estimulação do contato peniano, na introdução do pênis na vagina, ou da estimulação do clitóris”. Ou seja, o prazer feminino é causado pela excitação desse pequeno botãozinho, ainda que isso não aconteça diretamente.

 

 

O clitóris tem uma função reprodutiva

Estudos mais recentes indicam que o clitóris também tem seu papel na reprodução feminina. Mas a realidade é bem diferente da que indicava Hipócrates, como mostramos anteriormente. De acordo com o biomédico Roy Levin, em uma pesquisa, o órgão do prazer pode aumentar as chances de engravidar.

Isso porque, segundo o pesquisador, a estimulação do clitóris produz alterações fisiológicas, tornando o sistema reprodutor feminino mais propício para a concepção. Dessa forma, se incitado corretamente, o órgão envia sinais ao cérebro, que acaba causando algumas mudanças, como o aumento do fluxo sanguíneo, a lubrificação, oxigenação e aumento da temperatura vaginal. Todas essas modificações, facilitam a ejaculação masculina e, conforme o estudo, ajudam o espermatozóide a se mover pelo canal vaginal e fertilizar o óvulo.

Esse estudo causa bastante polêmica, inclusive entre as pesquisadoras. Algumas, acusam a pesquisa de querer relacionar, novamente, a mulher apenas à reprodução. Porém, até que sejam divulgadas novas investigações, trabalharemos com o que se sabe: o clitóris é um órgão que precisa ser estimulado para se desenvolver. Veja, na sequência, a importância desse ato.

 

 

Importância de exercitar o clitóris

Como falamos, para que exista um desenvolvimento saudável do órgão, é preciso exercitá-lo. Isso porque a ausência de estímulos na região, além de impossibilitar sua evolução, é capaz de fazer com que ele fique atrofiado. Também, a flacidez nessa área pode ser uma das causas da falta de orgasmo feminino.

As caminhadas são ótimas para ajudar a fortalecer a região. Uma atividade simples e que faz uma grande diferença. Também, outra excelente opção é o pompoarismo. Essa técnica, que consiste na contração e relaxamento dos músculos vaginais, potencializa o órgão e, claro, os orgasmos. Então, uma indicação é sentar em uma cadeira, contrair os músculos da vagina até o ânus, segurando por três segundos. Relaxe e repita o processo por dez vezes.

Além disso, manipular o órgão é uma forma de se autoconhecer e, claro, melhorar o desempenho na hora do prazer. Então, é como diz a Dra. Fernanda: “Conheça-se. Olhe-se, busque o prazer se estimulando”.

 

 

Gostou de conhecer mais sobre o prazer feminino e o responsável por ele? Caso tenha alguma dúvida, você pode conversar com um especialista. Entre em contato e agende sua consulta.

Para receber mais informações sobre bem-estar e saúde, continue de olho em nosso blog.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat